Curta e Compartilhe!

Economia

App que entrega tudo: desde remédios a comida, entenda o crescimento do Rappi

Publicado

on

app de delivery

O mercado de aplicativos de delivery segue em constante crescimento. De 2018 para 2019, o aumento no número de usuários foi de 20%, o que é extremamente significativo.

Com isso, são milhões de oportunidade de negócios geradas diariamente no Brasil inteiro. São milhares de entregadores trabalhando e levando o sustento para casa, milhares de negócios saindo do papel e tantos outros ganhos acontecendo por causa dos aplicativos.

Um dos mais populares no Brasil atualmente é o Rappi. Você provavelmente já viu um dos entregadores que trabalham com o aplicativo andando pela cidade, com a caixa laranja nas suas costas.

Originalmente desenvolvido na Colômbia, o Rappi se tornou uma das maiores febres dos últimos anos no Brasil não só por gerar muitas oportunidades de negócios para todos os envolvidos, mas por trazer uma vantagem que seus concorrentes não têm: ele entrega de tudo.

Exatamente: no Rappi não estão cadastrados apenas restaurantes. É possível fazer compra de mês em supermercado por lá, achar uma farmácia que entrega o remédio que você precisa, comprar ração para animais de estimação, brinquedos e muito mais.

Graças a essa flexibilidade de produtos, o Rappi atraiu uma grande quantidade de usuários nas principais cidades do país. Com muitos usuários, pôde atrair ainda mais restaurantes, farmácias, supermercados e outros tipos de estabelecimentos, criando um ciclo de crescimento constante, já que os dois pontos do espectro (consumidores e vendedores) se alimentam.

Um detalhe muito interessante do Rappi é que, com ele, é possível pedir comida inclusive de restaurantes, pizzarias e lanchonetes que não estão no aplicativo. Exatamente: até quem não está inscrito no app acaba vendendo por ele.

Isso porque o Rappi tem uma opção em que é possível customizar o pedido. Por exemplo, pedir uma pizza de calabresa na Pizzaria do Seu Gennaro, que não tem nenhuma opção de delivery atualmente e não está em nenhum aplicativo.

Nesse caso, o entregador vai até a Pizzaria do Seu Gennaro, compra a pizza e então leva para o cliente que fez o pedido.

Além das comidas, qualquer outro produto disponível no mercado pode ser comprado pelo aplicativo dessa forma, desde que esteja disponível na cidade e possa ser transportado.

Um cliente que precise de um maço de folhas sulfite para o escritório pode entrar no Rappi e digitar o pedido, recebendo a encomenda diretamente de um entregador.

Ou talvez um usuário do Rappi esqueceu de comprar um presente de aniversário para um amigo, filho ou esposa e agora precisa de uma alternativa antes de sair do trabalho.

AS Últimas Notícias

Receba diariamente nossa newsletter em seu email

Invalid email address

Com o Rappi, ele pode escolher alguma coisa que o aniversariante goste (um jogo de videogame, uma joia, um martelo, bola de futebol, camiseta de time, etc.) e receber no seu trabalho e depois só levar para a festa.

Não é à toa, portanto, que o Rappi é conhecido como o aplicativo que entrega tudo. Porque, afinal de contas, ele entrega tudo mesmo, desde que seja possível de transportar pelos entregadores.

Além de produtos, o Rappi entrega também dinheiro pelo app RappiCash. O aplicativo especial é usado para quem precisa de alguma quantia específica de dinheiro, mas não consegue fazer a retirada no banco por qualquer motivo que seja.

Por exemplo, está no trabalho agora e não pode parar, não há nenhum caixa eletrônico por perto ou simplesmente perdeu o cartão de débito e não consegue sacar.

Basta fazer o pedido e inserir a quantia necessária e depois esperar o entregador chegar com a nota para suprir a sua necessidade. É claro que há um custo no delivery desse dinheiro, mas é um preço a se pagar por acessar a nota sem precisar ir até o banco.

Com tantas vantagens e comodidades, não é de se estranhar que o Rappi seja o aplicativo de delivery que mais cresce no Brasil e já desponta como um dos líderes do mercado, ameaçando os serviços próprios de delivery de diversas empresas do país.

Hoje em dia, o Rappi está tão grande que até guarda-chuva ele aluga para os seus usuários, com base em uma parceria com uma startup que aluga guarda-chuvas em São Paulo, capital paulista.

Por causa dessa relevância, o Rappi tem se tornado uma força que, inclusive, molda o comportamento dos consumidores. Se antes um casal costumava sair para jantar e ver um filme, hoje eles pedem algo no Rappi e assistam Netflix.

É claro que a startup colombiana não faz isso sozinha. O nosso exemplo já mostra que a Netflix e outros serviços de streaming fazem algo parecido com o entretenimento.

Além disso, os próprios concorrentes do Rappi atuam no mesmo mercado e adicionam peso a essa distorção no padrão do comportamento dos usuários até que esse se torne o novo normal.

Enquanto isso, mais e mais entregadores e empreendedores vão se beneficiando dos negócios, vendendo mais e usando a demanda concentrada do Rappi para aumentar o seu faturamento.

Comentar

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ECONOMIA

TECNOLOGIA

noticias

plugins premium WordPress
Entenda: caso Bruno e Dom Philips