Curta e Compartilhe!

Economia

Entenda se vale a pena alugar seu imóvel

Entenda se vale a pena alugar seu imóvel

Publicado

on

Você já se perguntou se vale a pena alugar imóvel? Talvez você tenha uma casa, apartamento, galpão ou um terreno rural nesse momento e poderia estar lucrando com a renda gerada por ele.

Ou, talvez, sofresse em não aproveitar adequadamente a oportunidade e investir o seu dinheiro em outra área.

Por isso, caso você queira explorar ao máximo o seu patrimônio e gerar renda recorrente, é importante aprender se vale a pena alugar imóvel. Vamos descobrir? Para isso, siga a leitura!

Entenda que existem muitas formas de alugar um imóvel

Um dos primeiros pontos a se ter atenção quando discutimos se vale ou não a pena alugar um imóvel é compreender que existem muitas maneiras de realizar essa operação.

O aluguel mais comum é aquele que firmamos com alguém para morar na nossa propriedade. O acordo costuma ser feito por intermédio de uma imobiliária, o que reduz um pouco os ganhos mensais.

No entanto, essa não é a única forma de alugar um imóvel que existe no Brasil. Um exemplo clássico é o aluguel para indústrias, que costuma ser mais estável e mais rentável.

Para conseguir alugar para uma empresa, entretanto, é necessário ter um espaço adequado para isso, o que normalmente significa ter um galpão ou uma fábrica industrial.

Porém, mesmo um terreno rural pode ser alugado de forma lucrativa. Se você souber como alugar terreno para antena de celular, por exemplo, pode ganhar um bom valor recorrente com esse tipo de ação.

Por isso, vale a pena analisar a situação e entender quais são as opções de aluguel disponível para o seu imóvel e ver qual é a mais vantajosa para você, sempre analisando de forma detalhada o contrato de locação para torre de celular.

Saiba quais são as suas outras opções de investimentos

Apesar de falarmos sobre as muitas opções de aluguel que existem, precisamos também falar sobre as outras alternativas de investimentos.

Afinal, existem várias aplicações financeiras no mercado que podem ser úteis para quem quer ganhar um dinheiro recorrente ou simplesmente ampliar seu patrimônio para o futuro.

No geral, podemos dividir os investimentos em dois grupos: os de Renda Fixa e os de Renda Variável.

AS Últimas Notícias

Receba diariamente nossa newsletter em seu email

Invalid email address

O primeiro caso são das aplicações mais seguras (a maioria tem proteção do Fundo Garantidor de Créditos ou do Tesouro Nacional), mas com rendimento atrelado a algum indexador como a Selic, IPCA ou CDI.

Por causa disso, os seus ganhos são um pouco menores do que os de outras modalidades, já que o risco é menor.

Dentre os exemplos de investimentos de Renda Fixa estão:

  • Tesouro Direto;
  • CDB;
  • LCI e LCA.

Já os investimentos de Renda Variável são aqueles cuja rentabilidade não está atrelada a nada e, por isso, pode ser praticamente ilimitada. No entanto, são aplicações de risco mais alto também, o que faz com que sejam mais perigosas.

Veja alguns exemplos:    

  • ações;
  • mercado cambial;
  • mini-contratos;
  • fundos imobiliários.

Faça o cálculo para aprender se vale a pena alugar imóvel

Agora que você já entendeu quais são as suas opções de investimentos de todos os lados, é hora de calcular se vale a pena alugar imóvel ou não.

Para isso, é importante considerar o seu perfil de investidor. Para alguém de perfil agressivo, ou seja, que prefere correr muito risco se o rendimento potencial compensar, então não vale a pena alugar um imóvel.

Isso porque um aluguel é um investimento de risco baixo, especialmente se vier acompanhado de uma boa análise de crédito de quem for alugar o imóvel.

Portanto, a grande questão para definir se vale a pena alugar imóvel é ver se o que você receberá de aluguel supera o rendimento dos indexadores financeiros (IPCA, Selic, etc.).

Se superar, então prefira investir seu dinheiro em aluguéis do que na compra de títulos financeiros.

E aí, gostou de aprender mais sobre como investir melhor o seu dinheiro? Não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Comentar

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ECONOMIA

TECNOLOGIA

noticias

plugins premium WordPress
Entenda: caso Bruno e Dom Philips