Notícias

Transporte seguro: saiba quais são as melhores opções em tempos de coronavírus

Publicado

on

A situação do novo coronavírus no Brasil é crítica. São mais de 11 mil mortos até o momento, sem perspectiva de diminuição de ritmo a curto prazo. Por isso, muitas pessoas buscam por alternativas de transporte seguro na pandemia.

Afinal, apesar de tudo, ainda precisamos nos locomover para lá e para cá. É necessário comprar suprimentos para a nossa casa, alguns precisam trabalhar pois são trabalhadores essenciais e até mesmo ir para o hospital em caso de necessidade.

No entanto, quais são as opções de transporte seguro na pandemia? Veja abaixo!

Pegar um motorista de aplicativo é transporte seguro na pandemia?

Uma das grandes preocupações do público em relação a possíveis transportes seguros durante a crise do novo coronavírus é saber onde estão os maiores riscos de contaminação.

É claro que pegar ônibus, metrô ou trem está fora de cogitação ou quase em um momento tão sensível quanto esse. Afinal, o vírus pode permanecer nesses locais por horas e até dias.

Além disso, a aglomeração é um lugar muito fértil para que uma pessoa assintomática (que tenha o vírus, mas não saiba) possa transmiti-lo para alguém próximo.

No entanto, será que um transporte com motorista de aplicativo é seguro durante a pandemia? A resposta é que depende de cada caso.

Um motorista da Mundi Limos, por exemplo, tem como prerrogativa a higienização completa do veículo antes de pegar cada passageiro.

Além disso, todos usam máscara, luvas e todas as regras de segurança e higiene para poder conduzir alguém de um ponto a outro.

Nesse caso, é seguro usar o serviço. No entanto, outros aplicativos em que os motoristas fazem várias viagens por hora não representam a mesma segurança já que é muito difícil que todos tenham feito a higienização correta após a saída de cada passageiro.

Por isso, é possível que um passageiro com o vírus tenha estado ali, falado alguma coisa e gotículas esteja no ar ou nos assentos. Quando a pessoa entra no carro, se contamina e passa a ter o novo coronavírus.

Portanto, é importante ter muito cuidado antes de pegar um motorista de aplicativo para poder ir de um lado a outro. Afinal, você não sabe quais são os hábitos de limpeza daquele automóvel.

O melhor é optar por serviços profissionais, em que os motoristas devem cumprir um padrão de exigência e qualidade mais alto e que fazem menos corridas, o que dá mais tempo de cuidar dessa questão.

Comprar um carro é um transporte seguro na pandemia?

Uma alternativa a ir de transporte de motorista de aplicativo é comprar um carro para o período da pandemia.

Em termos de segurança e higiene, essa é a melhor opção. Se somente você usar o automóvel e não der carona para as pessoas, o risco de infecção é praticamente nulo.

O único risco é o vírus entrar no carro pelo sistema de ar-condicionado. No entanto, oficinas mecânicas estão oferecendo limpezas e tratamentos para evitar isso.

No entanto, nem todo mundo tem verba para fazer essa aquisição de repente ou tem os cuidados necessários para não transformar o carro em uma cápsula de contaminação.

Para poder se prevenir do novo coronavírus, por exemplo, é necessário passar álcool gel no volante, no painel e no câmbio da marcha consistentemente, por exemplo, além de lavar as mãos assim que sair do automóvel.

Uma solução nesse caso é alugar um carro para poder ir e vir durante os períodos da quarentena.

Essa alternativa é interessante pois o custo é menor, especialmente se o automóvel só for usado em situações em que realmente é necessário e não todos os dias.

Nesse caso, as locadoras de automóveis seguem todos os bons hábitos de higiene e deixam o carro na sua casa com toda a segurança possível. Em seguida, você deverá limpá-lo com álcool gel antes de dirigir.

Quando terminar o que tiver de fazer, lave bem as mãos com água e sabão e passe uma nova rodada de álcool gel no volante, painel e câmbio para devolver o carro.

Isso ajudará na segurança e na prevenção da propagação do novo coronavírus.

Pegar um avião é uma alternativa?

No momento, o transporte aéreo está o mais limitado possível. Pouquíssimos aviões estão saindo do chão e, a grande maioria, são cargueiros. A razão disso é bem óbvia: um avião é um espaço fechado, sem circulação adequada de ar e, portanto, um lugar excelente para a propagação do novo coronavírus.

Uma pessoa infectada em um avião com 300 passageiros em um vôo de 9 horas, por exemplo, pode ser responsável por infectar todos.

Portanto, mesmo que haja um voo disponível e você use máscaras, a recomendação é de não seguir em transporte aéreo no momento. Talvez quando a taxa de contaminação diária reduzir para menos de 10 casos por dia seja o momento de pegar um avião.

E aí, gostou de aprender mais sobre transporte seguro na pandemia? Não esqueça, então, de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam como se proteger!

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

noticias