Conhecimento

Como otimizar processos na área jurídica

Publicado

on

Um dos conhecimentos mais importantes que um escritório de advocacia pode ter é o de como otimizar processos na área jurídica. Afinal, esse conhecimento pode ajudar a garantir mais produtividade para os seus profissionais, maior lucro para o escritório e até mesmo uma maior taxa de ganhos de causa nos processos geridos pelo negócio. De fato, é algo muito importante.

No entanto, a grande dificuldade está justamente em como otimizar processos na área jurídica. Afinal, isso não é algo simples de ser feito. Se fosse, tantos escritórios diferentes já teriam feito e o Brasil não teria um excesso de casos por julgar. De acordo com relatório do CNJ, o Brasil tem cerca de 114 milhões de ações em tramitação em 2020. É como se metade da população brasileira estivesse envolvida em alguma disputa judicial. E olha que esses números são os obtidos depois de um crescimento de 11,6% no número de processos solucionados. Ou seja: mesmo aumentando o ritmo e resolvendo processos mais rapidamente, nós ainda temos um Judiciário abarrotado.

Se os escritórios de advocacia aprenderem como otimizar processos na área jurídica, poderão ajudar a reduzir esse número e tornar todo o Judiciário mais interessante para as pessoas. Quem sabe isso gere até mais trabalho, já que muitas pessoas evitam entrar na Justiça justamente porque um caso leva anos para ser solucionado? Veja a seguir como conseguir esse aumento de produtividade!

Como otimizar processos na área jurídica em 4 dicas

1. Use um software para advogados

Uma das principais dicas que podemos dar para quem quer otimizar processos é usar um software jurídico. Isso porque esse tipo de programa pode aumentar consideravelmente a produtividade de advogados, tornando o andamento dos casos mais célere.

Por exemplo, os aplicativos ajudam a coletar informações sobre um caso. Muitos podem lembrar o advogado de datas específicas, completar informações em documentos ou mesmo encontrar semelhanças com outros casos, ajudando no processo.

Portanto, tenha um software para advogados por perto, de modo a agilizar o trabalho na sua parte.

2. Utilize Inteligência Artificial e automação

Muitos dos softwares jurídicos contam com ferramentas de automação e Inteligência Artificial. Esses recursos são essenciais para quem quer otimizar processos na área jurídica.

A automação ajuda quem precisa repetir diversas tarefas, especialmente aquelas que exigem baixo teor criativo. Ou seja: completar dados em uma petição. Com os softwares corretos, é possível ter todas as petições com modelos simples preenchidas com os dados do seu cliente em apenas um clique. Ótimo, não é mesmo?

3. Faça um planejamento do caso antes de iniciá-lo

Uma dica para poder tocar casos mais rapidamente é fazer um planejamento antes de iniciá-los. Na prática, isso ajuda a entender todos os possíveis caminhos para os quais um caso pode ir e permite que o advogado trace planos para conduzir o caso a uma direção ou poder reagir rapidamente caso avance para um lado desfavorável.

4. Monitore o processo e colete dados

Por fim, um ponto importantíssimo para otimizar processos no longo prazo é estabelecer um monitoramento e coleta de dados em relação a todos os processos tocados em um período de tempo.

Isso ajuda a entender pontos em comum, permite analisar gargalos de produtividade e entender onde as coisas vão bem ou vão mal.

Agora que você aprendeu como otimizar processos na área jurídica desde o ponto micro até o ponto macro, já poderá adotar uma estratégia mais eficaz dentro da sua empresa. Isso permitirá que o seu escritório trabalhe de forma mais otimizada e que tenha melhores resultados do que a concorrência. Além de agradar clientes, ainda permitirá que seus advogados peguem mais casos no longo prazo.

Gostou da dica? Agora é a hora de colocá-la em prática. Não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre o assunto!

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

noticias