Curta e Compartilhe!

Notícias

Ministro das Relações Exteriores assume liderança da Delegação Brasileira na Cúpula do Brics

Publicado

on

Ministro das Relações Exteriores assume liderança da Delegação Brasileira na Cúpula do Brics
Foto: by Palácio do Planalto is licensed under CC BY 2.0

Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

 

Após um acidente doméstico que resultou em um ferimento na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi designado para chefiar a delegação brasileira na Cúpula do Brics, que ocorrerá em Kazan, na Rússia. A mudança de liderança foi anunciada neste domingo, 20 de novembro, um dia após o presidente cancelar sua viagem ao evento por recomendação médica.

  

Lula sofreu o acidente em Brasília no sábado, 19 de novembro, e, apesar de os médicos avaliarem que o ferimento não era grave, foi aconselhado a evitar viagens de longa duração como precaução. O presidente estava programado para embarcar para a Rússia no final da tarde deste domingo, acompanhado por Mauro Vieira e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que também cancelou sua participação no evento.

 

O Brics, que foi criado em 2006 e reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, ampliou sua membresia durante a última cúpula em Joanesburgo ao incluir novos membros, como Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Apesar disso, a Argentina anunciou recentemente sua saída do bloco.

AS Últimas Notícias

Receba diariamente nossa newsletter em seu email

Invalid email address

 

A cúpula de Kazan, que começa na próxima terça-feira, 22 de novembro, será a primeira a contar com a presença dos novos membros. Durante o evento, está prevista a discussão sobre a criação de uma nova categoria de países parceiros, com cerca de 30 nações, incluindo Venezuela, Nicarágua, Bolívia, Cuba, Turquia, Nigéria, Marrocos e Argélia, posicionando-se como candidatas a essa nova classificação.

 

Participação de Lula por Videoconferência

 

Embora Lula não compareça pessoalmente à cúpula, a Presidência da República informou que o presidente irá participar do evento por meio de videoconferência, mantendo uma agenda de trabalho normal na próxima semana em Brasília, no Palácio do Planalto. De acordo com o boletim médico, Lula continua sob os cuidados da equipe médica, composta pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e Dra. Ana Helena Germoglio, após receber cinco pontos no ferimento na região occipital. Assim, o Brasil seguirá representado internacionalmente, mesmo na ausência do seu presidente em solo russo.

ECONOMIA

TECNOLOGIA

noticias

Entenda: caso Bruno e Dom Philips