Curta e Compartilhe!

Mundo

Trump abandona abordagem diplomática em relação ao Irã, revela especialista

Publicado

on

Trump abandona abordagem diplomática em relação ao Irã, revela especialista

Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

 

O professor Scott Lucas, especialista em política internacional da University College Dublin, declarou à Al Jazeera que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi influenciado por Israel a abandonar uma postura diplomática e adotar uma abordagem agressiva na relação com o Irã. Segundo Lucas, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, insatisfeito com o caminho diplomático inicial de Trump, informou em meados de maio que Tel Aviv seguiria com operações militares unilateralmente.

 

Estratégia, impactos e reação internacional

 

Essa decisão culminou no apoio oficial da administração Trump aos ataques israelenses em 8 de junho, com bombardeios que começaram no dia 13 atingindo não apenas instalações nucleares, mas também militares e civis. Lucas classificou essa fase inicial como um grande risco político para Trump, que enfrenta dúvidas sobre a efetividade dos ataques, especialmente nas instalações nucleares de Fordow, e o impacto dessas ações na coesão de sua base política interna.

 

AS Últimas Notícias

Receba diariamente nossa newsletter em seu email

Invalid email address

No cenário global, a ofensiva foi duramente criticada. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia qualificou o ataque como uma grave violação do direito internacional e pediu o retorno à diplomacia. Do mesmo modo, a Espanha manifestou preocupação, defendendo que somente negociações podem garantir a paz e a estabilidade no Oriente Médio.

 

Essa conjuntura política expõe a complexidade das relações internacionais e ressalta os desafios de políticas externas influenciadas por interesses estratégicos. Ao evidenciar a tensão entre diplomacia e agressão, o episódio reforça o debate sobre os caminhos para a resolução dos conflitos no Oriente Médio.

 

ECONOMIA

TECNOLOGIA

noticias

Entenda: caso Bruno e Dom Philips