Existem muitas empresas que utilizam um software de gestão para melhorar o gerenciamento e controlar a sua operação.

No entanto, nem todas as companhias se decidiram ainda por utilizar tecnologia nessa área do trabalho. Pois é, pode não parecer, mas muitos negócios hoje em dia ainda usam métodos manuais de gestão.

Existem, entretanto, várias vantagens da utilização de um software como ferramenta de gestão dentro da sua empresa. Veja quais abaixo!

1. Um software de gestão melhora o controle financeiro da empresa

Uma das grandes vantagens de utilizar um software de gestão na sua empresa é que o controle financeiro do negócio fica muito mais facilitado e melhorado.

Por exemplo, no controle manual, é comum deixar passar um compromisso, errar em uma conta ou esquecer de anotar uma entrada ou retirada de dinheiro.

Por isso, nem sempre as contas batem e é difícil entender onde está o erro e porque o valor não está correto.

No entanto, com um software de gestão, o controle financeiro fica melhorado e situações assim diminuem, o que permite melhor condição econômica da empresa.

2. O software otimiza tempo de gestão da empresa

Um dos grandes obstáculos das micro e pequenas empresas é a falta de tempo para realizar todas as tarefas necessárias.

Um microempreendedor, por exemplo, costuma assumir todas as tarefas de gestão da empresa: faz o marketing, cuida das vendas, conversa com fornecedores, contrata funcionários, faz a contabilidade e tudo mais.

Com tanta coisa para fazer, não é à toa que tantos microempreendedores contam com jornadas de trabalho de 12 horas.

O software de gestão ajuda nesse caso a otimizar o tempo levado para cuidar da empresa. Assim, sobra tempo para cuidar de outras áreas ou descansar.

3. Um software de gestão reduz erros no controle da empresa

Quando fazemos a gestão de empresa de maneira manual, é comum cometer erros por desatenção ou excesso de trabalho. Por exemplo, errar no cálculo de um gráfico, fazer um lançamento duplicado ou registrar valores errados.

Com um software de gestão essa situação é minimizada porque os programas não erram nesse tipo de coisa. Assim, dá para confiar que os números obtidos são corretos e o controle foi feito de maneira mais precisa.

Inclusive, a diminuição de erros na gestão da companhia gera até mesmo uma economia de gastos por causa de multas ou desperdícios. E por falar nisso…

4. O uso de um software como ferramenta de gestão diminui custos

Fazer a gestão manual de empresas costuma ser mais caro do que usar um software, até mesmo para quem é microempreendedor e não paga para ninguém fazer o trabalho.

Suponha que você trabalhe sozinho e faça toda a gestão da sua empresa por conta própria. Tecnicamente, não está pagando nada para ninguém… mas quantas horas você perde nesse trabalho?

Talvez 3, 4 horas por dia? Se reduzisse para 1 hora ou meia hora por dia, economizaria ao redor de 3 horas diárias. Em um mês, seriam 66 horas.

Quanto você poderia produzir em 66 horas? É exatamente o valor que está perdendo ao não usar um software.

Por isso, a utilização de um programa do tipo ajuda a tornar a sua empresa mais eficiente e com menos custos.

5. O programa garante mais segurança para os dados

Toda empresa tem dados sensíveis, incluindo as informações pessoais de funcionários, fornecedores e gerentes, faturamento, planejamento e muito mais.

Se essas informações vazarem, é possível que concorrentes possam se beneficiar, criminosos possam aplicar golpes e muito mais possa ocorrer.

Portanto, é importante priorizar a segurança no trato de dados essenciais da empresa, como os citados anteriormente.

O software de gestão de empresas ajuda a tornar o trato de dados mais seguro ao aplicar criptografia em um servidor em nuvem, onde as informações ficam hospedadas.

6. O software integra setores dentro da empresa

Um dos benefícios de um software de gestão em uma empresa de grande porte é que ele ajuda a integrar mais adequadamente todos os seus setores.

O software central reúne, por exemplo, informações do departamento de Recursos Humanos, do setor de compras e vendas, do marketing e da produção.

Assim, a equipe que controla a produção será informada de todas as vendas feitas e poderá organizar o fluxo de trabalho adequadamente. O mesmo vale para o time de compras, que negociará com fornecedores com base no que estiver no software.

Dessa forma, todos os times trabalham em conjunto e ganham produtividade pois não dependem de informações de outros setores.

Como deu para ver, existem muitas vantagens para o uso de um software de gestão de empresas no seu negócio. No geral, os custos diminuem junto com os erros, o trabalho fica mais eficaz e a produtividade sobe, deixando a empresa mais competitiva no mercado.

E aí, o que achou dessas vantagens? Elas convenceram você a comprar um software? Conte pra gente em um comentário abaixo!