inteligência artificial

O uso da tecnologia no marketing se disseminou e evolui a cada dia que passa. Por isso, o investimento em inovação passou a ser um imperativo tanto para as empresas de marketing digital, quanto para as de outros segmentos.

De fato, de uns anos para cá, assistimos ao surgimento de uma série de ferramentas tecnológicas voltadas para o marketing. Elas passaram a ser indispensáveis para que as empresas entendam o consumidor do século XXI.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, indicamos algumas das tecnologias de marketing que são tendências na área. Mostramos como elas funcionam e como você pode usá-las para melhorar seus resultados!

Automação em marketing digital

“As aplicações da tecnologia no marketing facilitaram muito o trabalho das equipes, dando-lhes também mais eficiência e agilidade.”

Entre essas aplicações, uma das mais importantes são, com certeza, os softwares que permitem a automação de diversas rotinas.

Isso porque a utilização desses programas diminui a necessidade de trabalho manual em diversos processos. Além disso, elas incrementam a captura de leads e reduzem o custo de aquisição do cliente.

Mas como essas ferramentas funcionam? Com elas, você pode agendar postagens em seus perfis nas redes sociais e monitorar todas as reações e engajamentos dos usuários em diversos canais.

É possível ainda nutrir leads com emails automáticos personalizados, de maneira a facilitar ainda mais o trabalho da equipe de vendas.

Aprendizado de máquina

O aprendizado de máquina (traduzido do inglês “machine learning”) é outra inovação trazida pela interação entre tecnologia e marketing digital.

Em linhas gerais, esse conceito remete à capacidade que certos softwares têm de “aprender” novos processos sozinhos, sem a necessidade de programá-los.

Para isso, essa tecnologia para marketing se utiliza de algoritmos que permitem a ela identificar padrões e aprendê-los.

No que diz respeito a sua aplicabilidade, ela pode ser usada para criar anúncios personalizados.

Somente para exemplificar, o Facebook para Empresas oferece a seus clientes um serviço de criação de anúncio baseado em machine learning que leva em consideração a ação dos usuários dentro e fora do site.

Outra aplicação dessa tecnologia no marketing são os chatbots, que auxiliam usuários a tirar dúvidas em sites. Esses softwares são capazes de aprimorar as respostas, conforme “aprendem” com as interações com os usuários.

Busca visual para e-commerce

Outra tecnologia em marketing que deve ser considerada é a nova modalidade de pesquisa em mecanismos de busca por meio de imagens.

Mas porque as pessoas estão optando cada vez mais por esse tipo de pesquisa? O uso massivo de smartphones talvez nos ajude a entender esse comportamento.

Isso porque esses aparelhos contam com câmeras e podem fazer capturas de tela.

Tomemos o exemplo de uma pessoa que fotografa uma peça de roupa que lhe chamou a atenção.

Em outro momento, ela poderá fazer uma pesquisa no Google por meio dessa mesma foto e chegar a lojas que comercializam a peça fotografada.

Daí a importância de buscar aplicações de SEO para e-commerce que levem em consideração as buscas visuais.

O futuro é realidade aumentada

Uma interação entre tecnologia e marketing que será uma forte tendência nos próximos anos é a realidade aumentada.

Essa tecnologia permite aos usuários projetar conteúdos virtuais fora das telas dos dispositivos.

Justamente por isso, o uso da realidade aumentada no marketing tende a gerar muito mais reações.

Somente para exemplificar, recentemente a Coca-Cola investiu em um app que oferecia uma experiência com essa tecnologia.

Em apenas um mês, a plataforma já havia sido baixada por milhões de usuários, tanto na Google Play quanto na Apple Store. E as reações foram as mais positivas.

Por isso, é bom que se esteja atento às novas aplicações da realidade aumentada ao marketing. Elas serão determinantes para as empresas que pretendem manter uma presença forte nos meios digitais.

Tecnologia no marketing: acompanhando tendências para permanecer competitivo

Diante de tantas novidades, somente as empresas que conseguirem acompanhar a rapidez do desenvolvimento tecnológico permanecerão competitivas.

Isso porque as aplicações da tecnologia no marketing são indispensáveis para que as marcas cheguem até os clientes. Em tempos de marketing digital, fechar os olhos para essa realidade pode ser fatal para qualquer negócio.

E você, já conhecia essas novas tecnologias? Utiliza alguma em sua estratégia de marketing? Comente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.