Profissões do futuro e o que precisamos para continuar a existir

Como escolher a melhor formação profissional hoje, pensando nas profissões do futuro, que farão sucesso daqui a 10, 20 ou 30 anos?

Ninguém consegue adivinhar o futuro e quais serão as melhores profissões do futuro, mas podemos analisar a mudança da sociedade ao longo dos anos e reconhecer padrões, para supor que o mesmo padrão será respeitado no futuro.

O que move a nossa sociedade?

Antes de tudo precisamos entender a nossa sociedade e o que move as pessoas de uma maneira coletiva, o que há de comum entre nós.

A busca pelo prazer

Sem dúvida a busca pelo prazer sempre existiu e sempre vai continuar existindo. Todos os prazeres, de comer, de beber, de dormir, de conviver em família, todos esses padrões vão se repetir pelos próximos milênios.

Desse modo podemos afirmar com um bom grau de certeza que a produção de comida, de esportes, de jogos e de filmes continuará sendo buscados pelas pessoas.

As pessoas vão continuar tendo folgas dos seus trabalhos e continuarão viajando para o seu lazer, o lazer em família, descansar.

Pense em como as profissões vão se modernizar, dentro dessa área de busca pelo prazer.

Por exemplo, a agência de turismo, o guia de turismo, está cada vez mais perdendo espaço para os aplicativos de viagens, os guias de viagem online, os youtubers de viagens. Hoje as pessoas pesquisam na internet os destinos, encontra pousadas, vôos, o que tem derrubado os preços e as margens.

Portanto se você pensou em fazer o curso de turismo, ou de guia de turismo, faça, porque a busca por esse tipo de prazer vai continuar existindo, mas já faça pensando em ser moderno, em sair do convencional, indo para o online, ou para o que vier depois da internet.

Profissões do futuro para busca do prazer:

  1. Criadores de conteúdos digitais
  2. Youtubers
  3. Videomakers
  4. Digital Influencer
  • Realidade aumentada
  • Editor de efeitos especiais

Cursos recomendados para exercer essas profissões:

Midialogia – Unicamp

Audiovisual – USP

A busca pelo poder

A busca pelo poder sempre existiu e sempre vai continuar existindo. Milhões de pessoas acham que estão buscando o dinheiro, trabalhando, quando na verdade estão de fato buscando o poder que o dinheiro proporciona.

O poder de usar a roupa que quiser, ou poder escolher o melhor carro mais rápido e mais seguro. Mostrar para os outros que é bem sucedido através dos bens materiais que possui.

Portanto qualquer atividade que ajude as pessoas a obter mais poder, em todas as suas formas, seja o dinheiro, o status, a visibilidade, vão continuar em alta.

Os cursos de economia, finanças pessoais, audiovisual, fotografia, são bons cursos, mas lembrem-se da modernização, não faça o que os outros já fazem, pensem no digital e além do digital.

Profissões do futuro para atender a busca pelo poder:

  1. Assessor político
  2. Político
  3. Assessor financeiro
  4. Agente autônomo de investimento

Cursos recomendados para essas profissões do futuro:

Agente autônomo de investimento – certificação da ANCORD

Curso gratuito para político da RenovaBr

O que a nossa sociedade precisa para existir?

Pense também nas necessidades básicas da nossa sociedade que vão continuar existindo. A necessidade de se alimentar seja com comida ou cápsulas de energia.

A necessidade da água potável dificilmente será substituída por um produto químico.

Por isso mesmo é que podemos afirmar com certo grau de certeza de que a logística continuará sendo muito necessária.

Por isso que o curso de logística é altamente recomendado e não vai sair de moda pelos próximos 100 anos.

A logística vai se transformar, mas o profissional que pensa em como ela vai acontecer, que vai planejar o fluxo das coisas, continuará existindo.

Recentemente a ANAC autorizou as entregas do aplicativo de comida por drones. Um movimento dos aplicativos de entrega para eliminar o fator humano na entrega, que estava dando muitos processos trabalhistas.

Cursos para profissões do futuro de sobrevivência:

  1. Operador de drone
  2. Programador de veículos autônomos
  3. Curso de logística

Pirâmide de Maslow

profissões do futuro - Pirâmide de Maslow

A pirâmide de Maslow é conhecida mundialmente. Maslow foi um psicólogo norte-americano que estabeleceu em forma de pirâmide uma hierarquia de necessidades humanas.

Essa pirâmide nos traz conceitos importantes sobre a nossa sociedade e psicologia individual, nos ajudando a pensar o futuro.

Talvez olhando para a pirâmide não fique tão claro o que ela quer dizer, então vamos exemplificar. Você acha possível uma pessoa se preocupar em assistir uma peça de teatro, estando sem comer a três dias?

Certamente não, uma pessoa não vai pensar em arte se ela tem que resolver um problema de subsistência, de sobrevivência, que é conseguir comida.

É justamente por isso que na hierarquia a base da pirâmide é composta pelas necessidades básicas de sobrevivência.

A seguir vamos elencar quais são as necessidades humanas de acordo com a pirâmide de Maslow.

Na base da pirâmide de Maslow: necessidades fisiológicas

Temos as necessidades fisiológicas, ou seja, a necessidade humana de ter que se alimentar, comer, beber, ir ao banheiro e tomar banho para não contrair doenças.

Com isso fica claro que algumas das atividades cruciais envolve o curso de logística para preservação de uma sociedade. Pensar em como a comida e os resíduos serão transportados, será sempre uma profissão do futuro em alta.

Somente depois que suas necessidades básicas estão supridas que o ser humano vai conseguir pensar na próxima etapa da pirâmide.

Segurança é a segunda necessidade humana

Se não houver segurança a vida continua em risco. Portanto depois de satisfeitas suas necessidades fisiológicas, a segurança é outra necessidade física e psicológica para que o ser humano se desenvolva para a próxima etapa.

Por isso que as profissões que envolvam a segurança das pessoas, fisicamente e digitalmente falando, estarão sempre por aqui. Existiram no passado e existirão no futuro.

Pertencimento é a terceira necessidade humana

Se sentir parte do grupo é muito importante. Ou se sentir parte de algum grupo de pessoas. Isso faz com que o ser humano se desenvolve psicologicamente, sabendo que tem outros iguais a si, que o ajudarão, que constituem um grupo para o que der e vier.

Admiração e autoestima

Não apenas se identificar como membro desse grupo, o ser humano vai querer se destacar. Vai procurar a admiração dos outros componentes do grupo e vai procurar aumentar a sua autoestima.

Aqui entram as profissões do futuro relacionadas à criação de conteúdo digital, assessores para criação desses conteúdos, editores.

Desenvolvimento sem fronteiras

Cumpridas todas as etapas da pirâmide de Maslow o ser humano está livre para se desenvolver plenamente.

Pessoas que possuem dinheiro o suficiente para comprar subsistência para o resto da vida, para comprar segurança, e por serem bem sucedidas possuem a admiração dos outros, tem todos os requisitos para o desenvolvimento pleno.

Aqui entram os assessores de investimento, para gerir esse patrimônio, e ajudar essas pessoas a pensarem em como se desenvolverão no futuro.

Não é por acaso que os cursos de filosofia e ciências sociais das universidades públicas concentram a maior renda per capita de toda a universidade. Isso acontece porque essas famílias já possuem todas suas necessidades supridas e partem para a busca do novo, o pensar a sociedade, analisar para onde estamos indo e para onde deveríamos estar indo.

Por isso que os cursos de filosofia e ciências sociais nunca sairão de moda.

Conclusão

A análise de quem somos hoje nos ajuda a pensar como seremos no futuro, procure ler sobre sociologia, filosofia, procure entender as tendências por trás das coisas que as pessoas fazem, e se descubra dentro desses processos.

Teste sua hipótese, assim é o método científico. Se você acha que encontrou sua profissão faça um pequeno teste, procure profissionais, pense em desenvolver algum produto ou serviço e lance no mercado.

Não espere que grandes corporações vejam a sua idéia e vão investir numa idéia, isso não existe. Muitos jovens sonham em vender uma idéia e ficar rico rapidamente.

Mas para uma empresa custa muito caro testar uma idéia. Iniciar o processo do zero normalmente está fora de cogitação. Então inicie você, comece nem que seja um site e crie uma lista de pessoas interessadas no seu produto. Faça uma campanha de crowdfunding e inicie.

Se a idéia for boa e tiver adesão das pessoas, não se preocupem, as grandes corporações vão bater na sua porta.

Caso você não queira ser um empreendedor, tudo bem. Lembre-se que as profissões do futuro que atendam as demandas de busca pelo prazer, busca pelo poder, e atender as necessidades básicas da nossa sociedade terão muito sucesso nas próximas décadas.

As profissões do futuro já existem hoje, saia da caixa e pense em como ser um profissional do futuro, fazendo diferente do que já fazem hoje os profissionais com o mesmo diploma que o seu.