A realidade das crianças brasileiras no ano de 2020 é atípica, elas estão passando mais tempo em casa, pois muitas aulas presenciais estão ainda sem previsão de retorno. As alternativas para o uso do tempo das crianças são diversas como ler um livro, aprender algo novo em um jogo educativo, assistir videoaulas, participar de uma aula particular online, fazer exercícios através de videoaulas, entre outros.

Muitos pais, porém, estão com dificuldades em saber como orientar seus filhos quanto ao bom uso do tempo em casa. A intenção é que os filhos aprendam coisas novas e se aprimorem intelectualmente, contudo, planejamento e certa dedicação por parte dos pais é crucial para que as crianças consigam se concentrar, se motivar e estudar. De acordo com a Unesco, mais de 850 milhões de crianças e adolescentes pelo mundo, ficaram sem aulas devido à pandemia de coronavírus e é preciso criatividade e organização por parte dos pais para que estas crianças consigam se desenvolver e aprender em 2020.

Veja como aprender mais sobre:

Reforço Escolar

O reforço escolar à distância é uma alternativa, pois permite que os alunos do ensino fundamental e ensino médio possam estudar em casa, com conteúdo organizado por idade e por nível de conhecimento. O nível de exigência e de dificuldade das matérias vão aumentando proporcionalmente, de acordo com a idade escolar do aluno. Ao invés dos pais ficarem sem saber por onde começar, sem saber como e o que ensinar seus filhos, as plataformas de reforço escolar online reúnem as informações em um só local e ensina o conteúdo requisitado pelo ensino fundamental ou médio através de materiais e/ou videoaulas com professores experientes, didáticos e muitas vezes divertidos. O guia de educação Aprimoramente lista diversas plataformas de ensino para os pais poderem comparar e escolher qual a melhor para seus filhos.

Muitas crianças e jovens já estão pensando em se preparar para a prova do ENEM 2020, que será nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 para as provas impressas, também chamado de exame tradicional. E dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro será a prova digital, também chamado de ENEM digital. A dificuldade da escolha das novas datas se deu devido a diversas razões, entre elas a preocupação com as incertezas em relação à pandemia e a necessidade de articular o cronograma com estados e universidades, que usam o Enem como vestibular. Para estas crianças e jovens, existem diversas opções para estudar à distância e se preparar para a prova do ENEM, tanto com plataformas preparatórias pré ENEM específicas para isso, nas quais os professores organizam previamente toda a matéria, em ordem lógica e cronológica para os alunos estudarem passo a passo o que precisam para realizarem a prova, quando em sites, canais do YouTube e apps voltados especificamente para o ensino de uma só matéria que cai na prova do ENEM. Desta forma, o aluno tem mais trabalho para organizar os estudos, mas, muitas vezes, recebe o conteúdo de uma maneira bem personalizada e focada na matéria que o professor ou que o site é especializado.

No formato online, as plataformas específicas preparatórias para ENEM permitem que os alunos que querem se preparar para o vestibular possam estudar em casa, com cronograma organizado e matérias selecionadas. Ao invés do estudante ter que procurar o conhecimento em diversas fontes diferentes, os preparatórios ENEM online reúnem as informações em um só local e ensinam o conteúdo requisitado pelo ENEM através de videoaulas com professores experientes, didáticos e muitas vezes divertidos.

Aulas Online

Existem diversos formatos para estudar online, entre eles, as aulas podem ser ao vivo ou podem ser gravadas. Algumas plataformas já liberam todas as aulas de uma só vez, enquanto outras vão liberando partes do curso aos poucos, acreditando que, desta forma, o aluno não irá se sentir sobrecarregado e poderá seguir o cronograma sugerido, aprendendo todos os dias uma nova matéria e fazendo os exercícios referentes aquele conteúdo recém aprendido.

Aulas online exigem maior disciplina por parte do aluno, que deverá conseguir se concentrar e acessar a plataforma dia após dia, seguindo o cronograma de conteúdos e exercícios que os professores sugerem. A vantagem é que não há perda de tempo em deslocamento, nem intervalos obrigatórios, permitindo que o aluno utilize o tempo da melhor forma possível, focando em realmente aprender as matérias e fazer os exercícios.

Aulas Particulares

As aulas particulares online também são uma outra opção que está sendo cada vez mais procurada, principalmente em 2020, em que os alunos estão evitando o contato direto com os professores. Muitos professores particulares começaram a oferecer suas aulas através de plataformas como Zoom, Skype ou mesmo pelo vídeo do WhatsApp, ensinando os alunos de forma oral, passando exercícios por meio digital e tirando as dúvidas das crianças ao vivo.

Além das opções online, as crianças sempre podem contar com o conhecimento dos livros didáticos e livros de exercícios, que podem ser encomendados e enviados para a casa do aluno. Não faltam opções para as crianças e jovens brasileiros estudarem e se aprimorarem em 2020, é preciso apenas organização, disciplina e motivação, pois existem muitos meios de aprender, mesmo não frequentando a escola presencialmente.