Todos empreendedores precisam dominar como vender mais na sua empresa, especialmente se desejam passar pela pandemia do novo coronavírus da melhor maneira possível.

Para se ter ideia, a pandemia  já causou o fim de 700 mil empresas no Brasil, muito porque a maior parte delas não conseguiu manter o fluxo de vendas nesse momento. Por isso, é importante montar estratégias de como vender mais e melhor, tornando o seu processo mais estável e resistente à crises.

E aí, quer aprender como vender mais na sua empresa? Então confira as nossas dicas abaixo!

Invista em treinamentos específicos para o seu time de vendas

O primeiro passo para quem quer realmente aprender como vender mais na sua empresa é entender que não existem truques, dicas ou técnicas mágicas que vão garantir melhores resultados para o seu negócio.

O que existe e realmente traz resultados é dominar os mecanismos de cada processo de vendas e então aplicar a estratégia mais eficaz em todos eles.

Pense, de certa forma, em um jogador de futebol. Se cada vez em que entrar em campo, ele chutar a bola de um jeito, com intensidades diferentes e o posicionamento do pé de apoio de uma forma distinta, então ele terá resultados inconstantes. Sim, ele pode acertar um chute de muito longe e fazer um gol importante, mas pode perder oportunidades claras. No geral, seu resultado não será consistente.

No entanto, se ele praticar e praticar até entender qual é o posicionamento do pé de apoio, qual a intensidade e como chutar a bola do jeito certo, então aumentará a constância dos seus chutes e aumentará os seus gols.

Portanto, o que realmente dá certo para aumentar as vendas do seu negócio é investir em treinamentos para a sua equipe. O objetivo disso é conseguir transformar os seus vendedores em grandes “atletas das vendas”, performando sempre com estabilidade e bons resultados.

Além disso, é essencial que os cursos e formações sejam específicos. Por exemplo, se você tem uma concessionária, então envie seu time para um curso para vender automóveis. Se sua empresa for uma loja de calçados, envie para uma formação específica.

Assim, eles aprenderão técnicas e conhecimentos específicos de cada segmento e poderão potencializar os seus ganhos.

Use métricas para descobrir como vender mais na sua empresa

Continuando a nossa metáfora de futebol, o número de vendas que a sua empresa tem não depende apenas do desempenho dos atacantes. Depende também da capacidade do técnico de montar o time no esquema certo.

Isso significa, claro, que é o empreendedor (no caso, você!) que deverá comandar o processo de vendas de forma a atingir os melhores resultados possíveis.

A maneira certa de fazer isso é ao acompanhar todo o processo comercial e estabelecer bons indicadores de vendas para a sua empresa. Dessa forma, você poderá acompanhar os resultados e propor soluções para o seu processo.

Por exemplo, suponha que pelos indicadores você perceba que há um enorme gargalo de produtividade no momento em que os consumidores saem do seu funil de vendas sem fechar negócio. Basicamente, a sua empresa simplesmente desiste deles.

Nesse caso, é possível estabelecer uma ação de retargeting para tentar abordar novamente esses consumidores, aumentando a taxa de conversão.

Monte uma estratégia de marketing mais eficaz e aliada às vendas

Se você é o treinador do time e os vendedores são os atacantes, é necessário que alguém leve a bola até a área para que eles possam chutar e marcar o gol. Esse é o papel do marketing.

Basicamente, podemos reduzir a questão de vender mais em uma simples fórmula:

  • Vendas = Leads * Taxa de conversão

Ou seja: se você gerar 1000 leads e tiver uma taxa de conversão de 10%, terá 100 vendas.

Até o momento, as nossas duas dicas ajudam a empresa a aumentar um dos elementos da fórmula: a taxa de conversão. Tanto o treinamento para vendedores, como a análise de métricas e indicadores de desempenho, ajudam a otimizar o seu processo de fechamento.

No entanto, se você aumentar a sua geração de leads, também venderá mais. Especialmente se melhorar a taxa de conversão também.

É nesse sentido que a equipe de marketing é essencial para conseguir um bom resultado comercial. Se faz importante que as campanhas de publicidade estejam focadas não só na geração de leads, mas também na nutrição deles.

Isso porque leads bem nutridos (ou seja, bem educados sobre o seu produto e sua utilização) apresentam menos resistência, o que torna o trabalho dos vendedores mais fácil. É o famoso “deixar o atacante na cara do gol”,  na metáfora futebolística.

Como deu para ver, fazer com que a sua empresa venda mais é um trabalho em equipe. Tudo começa com uma análise completa por parte do gestor, encontrando gargalos de produtividade e solucionando-os. Em seguida, é essencial que o time de vendas e de marketing trabalhe em conjunto para gerar bons leads e convertê-los em clientes.

Aprendeu como vender mais na sua empresa? Aproveite e compartilhe este conteúdo com os seus colegas de trabalho!