Curta e Compartilhe!

Curiosidades

História do café no Brasil: saiba como tudo começou

Publicado

on

Mentes Blindadas no Google News

Hoje em dia, existem centenas de milhares de cafeterias no Brasil, desde a WeCoffee na Liberdade, em São Paulo, até outras tantas marcas em cidades como o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e praticamente em qualquer canto do Brasil. No entanto, a História do café no Brasil não começou agora. Na verdade, a história do nosso país está intimamente ligada com a desse grão, para o bom ou para o mal.

Afinal, a cultura de produção de café no Brasil praticamente deu origem ao nosso país, ao mesmo tempo que foi responsável por ele se manter por muito tempo, além de ser um dos grandes produtos nacionais ainda hoje. Em muitos países, por exemplo, o Brasil é sinônimo não só de futebol e Carnaval, mas também de café. E, na verdade, de bom café, ao contrário das produções de outros países.

E aí, quer saber mais sobre a história do café no Brasil? Então siga a leitura abaixo!

Qual é a história do café no Brasil?

O café é uma bebida que é consumida desde a antiguidade pela Humanidade. Na Etiópia, país africano, há registros de consumo da planta há muitos e muitos séculos, antes de qualquer outra civilização. Os árabes, no entanto, foram os responsáveis por distribuir o café pelo mundo, levando-o para a Europa no Século XVII. Lá, a bebida se expandiu feito fogo em tempo seco, dominando o continente em pouquíssimo tempo. Também pudera: os europeus viviam em um estado de torpor alcoólico constante, já que era mais seguro beber álcool do que água. O choque para o estado estimulante do café foi uma novidade muito significativa e teve grandes impactos culturais na Europa.

As primeiras lavouras de café surgiram no Brasil no início do Século XIX, na região da Baixada Fluminense e no Vale do Rio Paraíba, nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente. Os europeus começaram a plantar o café ali pois o solo e o clima da região eram ideais para a produção do café e a exportação para os mercados de consumo nos EUA e na Europa era facilitada pela proximidade das regiões com os portos do Rio de Janeiro e de Santos.

A parte negativa da situação é que, para trabalhar nas lavouras, os donos de fazenda da época importavam pessoas escravizadas da África. A escravidão durou 400 anos no Brasil e esteve intimamente ligada com as plantações de café pelo Brasil. Sem dúvidas, é o período mais sombrio da história do país e uma das manchas na nossa história.

Em 1837, o café já era o maior produto de exportação do Brasil e os grandes fazendeiros da planta se tornaram extremamente poderosos no país. Eventualmente, eles passariam a compor a “política do café com leite”, já na República, quando o Brasil intercalava um presidente de Minas Gerais (o leite), oriundo das famílias com fazendas e pecuárias de lá, com um presidente de São Paulo, oriundo dos barões do café.

Como o café teve importâncias culturais por aqui?

Culturalmente falando, o Brasil é fruto do café. As famílias ricas que plantavam café se tornaram líderes políticos e grandes nomes no Brasil República, influenciando a nossa sociedade de muitas maneiras. Mesmo aqueles que nunca entraram para a política, acabaram criando médicos, jornalistas, advogados e tantas outras pessoas que se tornariam grandes líderes culturais no país.

Em termos de importância cultural, o café ainda se mantém como um dos grandes produtos de exportação do Brasil e ajudou a levar o nosso país para outros lugares, tornando-o famoso.

De certa forma, o Brasil é tão conhecido no mundo todo pelo seu café, quanto pelo futebol, Carnaval e pelo samba. Dá para ter uma noção da importância da planta por aqui, né?

Qual é a relação do Brasil com o café hoje em dia?

Hoje em dia, o Brasil tem uma relação muito intensa com o café. Nosso país é o maior produtor de café do mundo e, também, o maior consumidor. Cada pessoa bebe, em média, cerca de 839 xícaras de café por dia. Mesmo com todo esse consumo, ainda assim somos os maiores exportadores de café do mundo. Dá para imaginar quanto de café que não produzimos, não é mesmo? Se dá para consumir tudo isso e ainda sobrar um monte para exportar!

Agora que você já entende um pouco mais da história do café no Brasil, já está mais preparado para curtir um pouco mais essa bebida. É verdade que os grãos carregam um pouco da pior parte da história do nosso país, mas também carregam uma boa parte. Uma coisa não apaga a outra, claro. Dito isso, é importante saber esse pedaço da história do Brasil, que é compartilhado nas canecas e xícaras de milhões de brasileiros e de pessoas do mundo todo.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Mentes Blindadas no Google News

Comentar

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conhecimento

Descubra como reconhecer a dependência emocional nas relações

Para ajudar você, ou outra pessoa que esteja passando por isso, citaremos tudo sobre como reconhecer a dependência emocional nas relações, e o que fazer para evitar isso.

Publicado

on

Descubra como reconhecer a dependência emocional nas relações

Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

Muitas vezes de forma involuntária, a dependência emocional nas relações é algo que ocorre bastante e você pode estar passando por isso.

Dessa forma, é muito comum a seguinte frase: “o que eu vou fazer sem determinada pessoa”? uma vez que sua rotina e você se adaptou a ela.

Ou seja, como o próprio nome já disse, você se torna dependente emocionalmente daquela pessoa, devido à relação que vocês possuem.

No entanto, além da famosa frase, existem algumas outras coisas que podem mostrar a dependência emocional em todas as relações.

E, devido nem sempre temos aquela pessoa no cotidiano, acaba sendo algo que faz mal, onde você precisa reconhecer isso e buscar ajuda.

Portanto, para ajudar você, ou outra pessoa que esteja passando por isso, citaremos tudo sobre como reconhecer a dependência emocional nas relações, e o que fazer para evitar isso.

Como reconhecer a dependência emocional nas relações?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que a dependência emocional não se resume apenas a relações amorosas.

Nesse sentido, diferente do que muitos pensam, você pode ter esse problema de dependência em diversos tipos de casos e relações.

Sendo assim, confira como reconhecer essa dependência totalmente emocional, nas principais relações:

Relacionamentos amorosos

Por mais que ele não seja o único, os relacionamentos amorosos ainda são os principais causadores da dependência emocional.

Dessa forma, você pode perceber essa dependência, quando no relacionamento já não existe mais aquele prazer, ocorrendo:

  • Brigas
  • Xingamentos
  • Discordâncias
  • E dentre outras coisas

No entanto, mesmo com tudo isso, você não consegue largar o relacionamento, com medo principalmente de ficar sozinho.

Ou seja, basicamente, a pessoa se tornou sua rotina, e mesmo com todos os problemas você não consegue acabar com o ciclo amoroso.

Isso também é um dos principais geradores de alcoolismo e depressão, sendo às vezes necessário até mesmo a procura de uma clínica de reabilitação para alcoólatras.

Relações entre parentes

Depois das relações de dependência emocional com parentes, uma outra relação que pode envolver bastante a parte emocional, é entre parentes.

Nesse sentido, isso acontece muito principalmente entre pais e filhos, onde alguns não conseguem aceitar que o filho tenha a sua individualidade.

Desse modo, pode acontecer de ocorrer aquela relação sufocante, onde muitos pais chegam a usar chantagem emocional, para impedir que os seus filhos sigam a vida.

Além disso, você também vai ver que isso ocorre com os filhos, onde muitos, devido a relação parental, não conseguem seguir o próprio rumo.

Sendo assim, mesmo que seja necessário seguir a sua própria vida, ocorre aquele medo de não conseguir viver separados dos pais e dentre outras coisas.

Portanto, se você faz esse tipo de coisa, ou sofre com alguma delas, certamente estamos falando de uma grande dependência emocional.

Amizade

Por fim, mas também uma das dependências emocionais bem presentes, são as amizades.

Atualmente, você pode notar que muito é usado o termo de amizade tóxica, que basicamente são pessoas que podem acabar tirando o seu bem-estar.

Dessa forma, você pode reconhecer a dependência emocional, principalmente em casos de ciúmes extremos, a ponto de o seu amigo (a), não permitir que você tenha outras pessoas em seu ciclo.

No entanto, devido a amizade, principalmente se for de muito tempo, acaba ocorrendo aquele medo de uma conversa.

Ou, até mesmo chegar a terminar o ciclo de amizade com aquela pessoa.

Então, acaba preferindo se magoar, do que tomar uma ação, principalmente com medo de não conseguir adquirir outras amizades.

O que fazer para evitar a dependência emocional?

Infelizmente, essa dependência é algo que de toda forma acaba seguindo grande parte das pessoas.

Dessa forma, acaba sendo algo comum, muitas vezes inevitável, principalmente quando o contato é a muito tempo.

Logo, para essa dependência, o que você pode procurar a ajuda de uma pessoa próxima e confiável, para trazer outro ponto de vista.

Até porque, muitas das vezes, você pode achar que é coisa da sua cabeça, e assim acabar seguindo devido a dependência emocional.

No entanto, muitas das vezes apenas isso pode não ser o suficiente para tratar esse problema, sendo essencial um acompanhamento psicológico.

Além disso, você precisa saber que a dependência causada por emoções pode trazer outros problemas, como alcoolismo, depressão, ansiedade, entre outros.

Assim, caso também for necessário, o ideal é buscar uma clínica de recuperação para dependentes químicos.

Portanto, não leve esse problema como algo normal, uma vez que isso pode acabar com o seu psicológico, tornando sua vida um verdadeiro caos.

O ideal é que você procure sempre algo que lhe deixe saudável, e que vai lhe trazer felicidade.

Considerações finais

Se você queria saber como reconhecer a dependência emocional, certamente esse artigo abriu muito a sua mente.

Então, se você tem casos próximos, ou até mesmo si próprio esteja passando por essa situação, procure ajuda imediatamente.


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News
Continuar lendo

TECNOLOGIA

CONHECIMENTO

NOTÍCIAS POPULARES