O SEO (otimização para mecanismos de busca) é uma estratégia de Marketing de Conteúdo, composta por diversas técnicas para otimização de sites, blogs ou qualquer página da web, com o intuito de obter boas classificações orgânicas para aumentar o número de visitas, autoridade de marca e até mesmo vendas. Contudo, durante períodos de crise, como a atual pandemia do Covid-19, vale a pena investir nesse tipo de estratégia? Continue lendo esse post para descobrir.

Indice de conteudos

Marketing de Conteúdo

Considerada uma das áreas do Marketing Digital, o Marketing de Conteúdo tem como objetivo atrair e reter o público-alvo de um negócio com conteúdos de qualidade e valor. É importante deixar claro que esse tipo de estratégia não fala diretamente sobre sua marca, mas tem o intuito de solucionar os problemas de seus clientes e possíveis clientes com soluções reais.

Além de se comunicar com seu público é possível aumentar sua autoridade perante a ele e até mesmo realizar vendas e atingir novos clientes. Isso é possível por meio de diversas técnicas, sendo uma delas o SEO.

SEO

Mesmo que seu conteúdo seja de qualidade e entregue valor para seu público, não basta apenas publicá-lo. É preciso realizar algumas otimizações para que ele seja encontrado com maior facilidade pelas pessoas certas, isto é, seu público e persona.

Por meio de algoritmos, o Google consegue ranquear os conteúdos e determinar o motivo de seu site estar em primeiro, segundo e assim por diante. Então, para que ele entenda seu conteúdo e o coloque na primeira página e nas primeiras posições é preciso também utilizar as palavras-chave certas da forma correta. Ou seja, não as insira de forma aleatória por todo o texto, utilize-as de forma natural. Além disso, ela também deve aparecer na URL, meta-descrição e no alt-text (nome) da imagem. De forma resumida, também é necessário que sua página seja responsiva e se adapte aos diferentes dispositivos móveis, além de receber links de redirecionamento de sites relevantes e que sejam relacionados ao seu conteúdo.

SEO na crise

Agora que você entendeu sobre o SEO, precisa conhecer sua importância e por que é fundamental utilizá-lo na crise.

Com o isolamento social, as pessoas estão ficando muito mais em casa do que na rua. Consequentemente, parte do tempo acaba sendo gasta na internet, com conteúdos e até mesmo procurando serviços e produtos. Ou seja, ao estar entre as primeiras posições do Google, você aumenta sua visibilidade, atraindo a atenção de seu público e logicamente aumentando as chances de venda. O SEO também permite que você se aproxime e fortaleça a imagem de sua marca, gerando resultados a longo prazo.

Além disso, por utilizar resultados orgânicos, é preciso investir muito mais tempo do que dinheiro, sendo uma ótima opção para aqueles que precisam apertar o cinto nesse período com campanhas patrocinadas.

SEO local

Sabe-se que mesmo pequenas e médias empresas sendo a maioria no país, são elas que também mais sofrem com a crise, sendo imprescindível então utilizar técnicas de SEO. Contudo, competir com grandes empresas em ranqueamento do Google pode não ser o ideal, visto que termos abrangentes são mais concorridos. Por isso, o buscador criou um recurso especial para negócios locais, facilitando o ranqueamento e competição dentro dos limites de uma região.   

O SEO local além de analisar as otimizações tradicionais, também considera sua localização. Ele é ideal para restaurantes, sorveterias, lojas de ferramentas, consultórios, salões de beleza, entre outros negócios que não são focados e nem podem se expandir por todo o Brasil.

Em momentos de crise, utilizar estratégias de Marketing de Conteúdo como o SEO, é uma forma de atrair novos clientes, realizar mais vendas e se diferenciar de seus concorrentes. Afinal, quando se procura algo no Google, como “Restaurante japonês em Balneário Camboriú” a chance de as pessoas acessarem o seu negócio é muito maior se ele estiver no topo dos resultados.

Para conseguir se destacar, inclua em sua página todos os seus contatos e endereço, assim como a opção de ligação direta para dispositivos móveis, adicione sua localização no mapa e limite a região que pode atender. Produza também conteúdos locais para aumentar sua autoridade, como criar blog posts sobre eventos e acontecimentos na cidade ou região. Além disso, perfis nas redes sociais também podem ser uma outra alternativa para obter bons posicionamentos locais. Por fim, mas não menos importante, incentive a avaliação de clientes, visto que provas sociais são muito valiosas para quem está em dúvida sobre seu negócio.

O SEO na crise, portanto, auxilia em diversos aspectos do negócio, visto que o investimento é baixo por não realizar anúncios pagos, seus clientes te encontram com maior facilidade, você atinge seu público-alvo, recebe mais visitantes e com isso aumenta suas chances de venda. Além disso, ao solucionar algum problema de sua persona, por mais que a compra não seja efetivada no momento, ela com certeza irá lembrar de seu negócio no momento de decisão de compra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.