Curta e Compartilhe!

Notícias

CNH com 40 pontos: entenda como funciona

As novas alterações valem desde o dia 12 de abril de 2021. Veja como funciona a CNH com 40 pontos.

Publicado

on

CNH com 40 pontos: entenda como funciona

Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

Publicada em outubro de 2020, a Lei nº 14.071/2020 alterou as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Uma das mudanças que mais chamou atenção dos motoristas foi em relação à pontuação da Carteira Nacional de Habilitação.

As novas alterações valem desde o dia 12 de abril de 2021. Veja como funciona a CNH com 40 pontos.

Veja como aprender mais sobre:

O que muda na lei?

A lei trouxe alterações que impactaram no Código de Trânsito Brasileiro. Ela mudou a composição do Conselho Nacional de Trânsito, aumentando o prazo de validade das habilitações e outras normas. Dentre as mudanças mais importantes, encontra-se a modificação da pontuação e as regras de perda de habilitação.

Alterações na lei

Em um passado não muito distante, o motorista tinha a habilitação suspensa quando atingia 20 pontos no período de 12 meses. Porém, a partir de abril, o número de pontos para a suspensão da CNH vai estabelecer três limites, também durante 12 meses.

Art. 261. (…)

I – sempre que, conforme a pontuação prevista no art. 259 deste Código, o infrator atingir, no período de 12 (doze) meses, a seguinte contagem de pontos:

a) 20 (vinte) pontos, caso constem 2 (duas) ou mais infrações gravíssimas na pontuação;

b) 30 (trinta) pontos, caso conste 1 (uma) infração gravíssima na pontuação;

c) 40 (quarenta) pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima na pontuação.

Com a nova redação, os 40 pontos só valem para os habilitados que não cometeram nenhuma infração gravíssima durante 12  meses

Imagine a seguinte situação. Paulo teve uma infração gravíssima, então, o limite de pontuação é reduzido para 30 pontos.  No caso de duas infrações gravíssimas, o limite de Paulo cai para 20 pontos.

Motoristas profissionais

A próxima orientação é para os condutores profissionais. Trata-se das pessoas que trabalham com atividade remunerada com o automóvel. Nessa categoria, o limite de pontos não muda. Na prática, isso quer dizer que ele será sempre de 40 pontos, independente da infração que foi cometida pelo condutor.

Para se enquadrar a essa mudança, o profissional deve ter em sua carteira de habilitação o registro  EAR “Exerce Atividade Remunerada”.

Suspensão do documento

A suspensão do documento continua ocorrendo nas situações em que o motorista atinge  a pontuação. Houve somente uma alteração em relação aos limites.

O prazo de expiração também não houve modificações. Os pontos sempre vão expirar depois de decorrido o prazo de um ano, como já ocorria na lei original.

Prazo de renovação

O prazo de renovação da CNH também sofreu alterações com a nova redação. Agora, os condutores que têm menos de 50 anos têm a validade do documento modificada para dez anos.

Infrações gravíssimas

Quando a Presidência da República enviou as mudanças da CNH, não havia informações sobre os critérios relacionados ao tipo de infração. Porém, para manter o controle, o Congresso definiu qual é o limite de pontos para cada tipo de infração. 

O condutor precisa saber que as mudanças para 40 pontos só é direcionada para as pessoas que não cometeram infrações gravíssimas. Para entender melhor o contexto, veja abaixo algumas opções que se enquadram nessa categoria.

  • Conduzir o veículo sem carteira de habilitação ou com habilitação suspensa ou vencida há mais de 30 dias;
  • Conduzir veículo de categoria diferente da que o motorista está habilitado;
  • Ultrapassar outro veículo pelo acostamento;
  • Desobedecer sinal vermelho ou ordem de parada obrigatória;
  • Transitar em rodovia com velocidade superior à máxima em mais de 20%;
  • Transitar com veículo excedendo capacidade máxima de tração;
  • Falsificar documento de habilitação ou identificação do veículo.

Aqui destacamos somente alguns exemplos. Você pode encontrar a lista completa de  infrações gravíssimas no Código de Trânsito Brasileiro.

No autocentro, você encontra os melhores carros para dirigir com segurança. 

Após descobrir como funciona a CNH com 40 pontos, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam em sua rotina como motorista.


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

Meio Ambiente

Brasil – Nível dos reservatórios devem continuar baixo nos próximos dias

Publicado

on


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

Relatório elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que todas as regiões do Brasil estão com os níveis dos reservatórios abaixo da média histórica. De acordo com a instituição, as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste se encontram em situação mais crítica.

A projeção é de que o Sudeste e o Centro-Oeste brasileiros terminem o mês de julho com os reservatórios apenas 26% da capacidade. Para a região Sul, a previsão é de que reservatórios fiquem com 45% da capacidade. O Nordeste, por sua vez, deve terminar o mês com 53% da capacidade, enquanto o Norte com 80%.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a crise hídrica não ocorre somente no Brasil, e que se trata de um processo de mudança climática. Ele pontuou, ainda, que o quadro não ocorre em todo o país, mas concentrada particularmente na região Centro-Oeste e no Sudeste.

A estimativa é de que o volume de chuvas do Brasil, em 2021, seja o menor dos últimos 90 anos. Inclusive, o governo iniciou uma campanha para o consumo consciente de água e luz. No entanto, a possibilidade de racionamento foi descartada.


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News
Continuar lendo

TECNOLOGIA

CONHECIMENTO

NOTÍCIAS POPULARES