Curta e Compartilhe!

Cidades

Planeta Marte vai ‘sumir’ do céu de novo neste domingo

Marte irá “sumir” do céu pois será coberto pela Lua

Publicado

on

Planeta Marte vai 'sumir' do céu de novo neste domingo

Pelo segundo mês consecutivo, Marte irá “sumir” do céu pois será coberto pela Lua. O fenômeno, que é considerado raro, acontecerá na madrugada de domingo (6) e poderá ser visto de diferentes maneiras nas diversas partes do território gaúcho.

Contudo, desta vez, o ponto de destaque da observação ficará para as regiões do Planalto, ao norte, e da Campanha, no sudoeste do Estado. Nessas áreas, será possível ver uma ocultação diferente. Ela será do tipo rasante, ou seja, o planeta passa de raspão pelas bordas da Lua. 

A visualização da ocultação rasante será possível em uma linha imaginária entre Alegrete e Passo Fundo. Já para o lado oeste dessa linha, a ocultação será vista de maneira total e, para leste, não será observado o desaparecimento, mas, sim, uma aproximação de Marte junto à Lua.

Esse tipo de ocultação é rara porque a faixa de visibilidade é muito estreita, explica Luiz Antônio da Silva, astrônomo e coordenador do Núcleo de Astromídia da Rede Omega Centauri:

— A faixa tem alguns quilômetros de largura. Algo entre cinco e 10 quilômetros. O último fenômeno deste tipo que tivemos no Estado foi em 31 de maio de 2005, mas, desta vez, veremos. Em Alegrete, a ocultação se dará entre 0h05min e 0h15min. Já em Passo Fundo, o fenômeno acontecerá entre 0h05min e 0h21min.

Comentar

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

noticias