Planeta Marte vai 'sumir' do céu de novo neste domingo

Pelo segundo mês consecutivo, Marte irá “sumir” do céu pois será coberto pela Lua. O fenômeno, que é considerado raro, acontecerá na madrugada de domingo (6) e poderá ser visto de diferentes maneiras nas diversas partes do território gaúcho.

Contudo, desta vez, o ponto de destaque da observação ficará para as regiões do Planalto, ao norte, e da Campanha, no sudoeste do Estado. Nessas áreas, será possível ver uma ocultação diferente. Ela será do tipo rasante, ou seja, o planeta passa de raspão pelas bordas da Lua. 

A visualização da ocultação rasante será possível em uma linha imaginária entre Alegrete e Passo Fundo. Já para o lado oeste dessa linha, a ocultação será vista de maneira total e, para leste, não será observado o desaparecimento, mas, sim, uma aproximação de Marte junto à Lua.

Esse tipo de ocultação é rara porque a faixa de visibilidade é muito estreita, explica Luiz Antônio da Silva, astrônomo e coordenador do Núcleo de Astromídia da Rede Omega Centauri:

— A faixa tem alguns quilômetros de largura. Algo entre cinco e 10 quilômetros. O último fenômeno deste tipo que tivemos no Estado foi em 31 de maio de 2005, mas, desta vez, veremos. Em Alegrete, a ocultação se dará entre 0h05min e 0h15min. Já em Passo Fundo, o fenômeno acontecerá entre 0h05min e 0h21min.