Businessman in his office with pilot hat

2021 promete ser um ano de grande recuperação econômica. Há a previsão de que as principais vacinas contra o coronavírus comecem a ser aplicadas no público, o que simboliza o início da vitória da Humanidade contra a Covid-19. Na prática, portanto, é necessário que todo empreendedor saiba como trabalhar com alavancagem de vendas na empresa de modo a pegar o máximo possível de embalo nessa onda.

É importante entender que qualquer momento de recuperação é positivo para qualquer empresa. Basicamente, mesmo que você não faça nada, seu negócio provavelmente começará a ter mais vendas e retornará para o nível pré-pandemia. No entanto, o movimento de recuperação é como uma onda. Se você souber como surfá-lo, conseguirá sair dela lá na frente, com muito mais vendas do que antes.

Para isso, no entanto, é necessário saber como criar a alavancagem de vendas na empresa. Quer aprender? Então siga a leitura abaixo!

1. Use o marketing de indicação como alavancagem de vendas na empresa

Um dos maiores especialistas em marketing de indicação do Brasil, o Rodrigo Noll, costuma dizer que os clientes de uma empresa são a maior força de alavancagem de venda que ela possui. No entanto, a maioria dos negócios não usa essa ferramenta.

Segundo uma pesquisa da Referral Candy, 9 em cada 10 clientes satisfeitos por uma empresa gostariam de indicá-la para amigos ou conhecidos. Ou seja: a cada 10 clientes que você atende, 9 deles gostariam de indicar você para alguém. No entanto, somente 29% (quase 3 em 10) fazem a indicação.

Isso significa que a sua empresa perde ao redor de 6 indicações a cada 10 clientes atendidos. Ou seja: há um desperdício de 60% de recomendações que poderiam se transformar exponencialmente em muitas novas vendas.

Na prática, um cliente pode indicar a sua empresa para 4 pessoas. Vamos supor que 3 dessas 4 indicam para outras 4 pessoas. Depois, 3 em cada 4 dessas pessoas também indicam para mais 4. Sabe quantos novos clientes você ganhou? 124. Pois é: um cliente pode se transformar em 124 com um sistema robusto de indicação. E olha que estamos usando uma taxa de 75% de recomendação e não de 89% como indica a pesquisa citada.

Por isso, é essencial que você comece a investir no Marketing por Recomendação para fazer uma boa alavancagem de vendas na empresa.

2. Invista na qualificação dos leads que a sua empresa gera

Um dos obstáculos que impede uma boa alavancagem de vendas na empresa é a ausência de leads qualificados. Como não há um sistema que ajude a ver quais leads estão mais ou menos prontos para comprar, o sistema de vendas fica muito perdido e não direciona suas energias adequadamente.

Com um bom sistema de qualificação, fica mais fácil entender quais leads são mais importantes e quais estão mais prontos para serem abordados ou quais ainda precisam de mais apoio do marketing. Isso permite desperdiçar menos leads e energia, alavancando as vendas.

3. Revise os processos internos comerciais do seu negócio

Para poder realizar uma alavancagem real na sua empresa, é necessário ter a estrutura para isso. Imagine que você coloca no seu departamento de vendas, nesse momento, 10x mais leads do que eles tratam atualmente. O resultado pode ser catastrófico.

Isso mesmo: em vez de vender mais, é possível que seu time venda menos. Afinal, a sobrecarga pode fazer com que eles percam vendas que antes não venderiam.

Por isso, é importante que você possa revisar e preparar os processos internos da sua empresa para lidar com uma demanda muito maior de leads. Isso garantirá que não haverá problemas a tratar com todos esses novos leads.

4. Foque no sucesso do seu clientes com o seu produto

Lembre-se de que muitas empresas acabam perdendo vendas no longo prazo e fazem danos à sua marca por alavancarem suas vendas antes de estarem prontas para isso. Na prática, o que acontece é que há uma queda de qualidade no produto ou serviço quando se atende tanta gente assim.

Por isso, é importante que haja um foco especial no sucesso dos seus clientes nesse período. Isso ajudará não só naquela sua estratégia de marketing por indicação, mas também melhorará a sua imagem no mercado. Afinal, você não quer ser conhecido como a empresa que vende muito, mas vende com baixa qualidade, não é mesmo?

5. Faça parcerias estratégicas para viabilizar a sua alavancagem

Por fim, é importante que a sua empresa tenha parcerias estratégicas com fornecedores de matéria-prima, vendedores e logística de entrega para poder dar conta de todas as novas vendas que você terá.

Com essas dicas, ficará mais fácil criar as ferramentas básicas para a alavancagem de vendas na empresa. Dessa maneira, você conseguirá se preparar melhor para a recuperação econômica em 2021 e poderá crescer de maneira mais rápida e começar a nova década com o pé direito. Gostou das dicas? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Mentes Blindadas no Google News