Cada vez mais é possível encontrar aplicativos para ajudar com a sua saúde, manter-se hidratado, ter boas noites de sono, estabelecer dietas e meditar.

Hoje, parece impossível imaginar como seria o mundo sem celular. Nas últimas duas décadas, o avanço tecnológico que marcou o mercado dos smartphones, os transformou  em um aparelho essencial não só para fazer ligações, mas para pagar contas, pedir comida, fazer cursos, ver filmes, jogar games, entre outras tarefas cotidianas.

Se é verdade que o uso obsessivo de qualquer aparelho eletrônico pode provocar prejuízos como aumento da insônia e da ansiedade, complicações na vista, problemas de postura e tendinite nas mãos. Também é inegável que o smartphone agilizou inúmeros processos e abriu um mundo de possibilidades através de aplicativos e novas funções.

Por isso, se você está pensando em aproveitar as promoções de fim de ano para comprar um aparelho celular, confira algumas razões que fazem desse eletrônico um item necessário para quem deseja ter algumas facilidades no dia a dia.

Cuidados cotidianos

Atualmente, existem inúmeros aplicativos que podem te ajudar a cuidar melhor da sua saúde (física e mental). Começando por aqueles cuidados que deveriam ser cotidianos, mas que, em função da correria do dia a dia, acabam passando despercebidos e causando malefícios a longo prazo.

Alguns exemplos: manter-se bem hidratado, ter boas noites de sono, cuidar da pele, cuidar do consumo de bebidas alcoólicas e manter uma boa postura.

Além da água, vale incorporar mais rotineiramente outras bebidas como chás e sucos. Uma boa dica é não tentar ingerir grandes quantidades de uma só vez, mas sim ir fracionando doses menores durante o dia.

Atividades físicas

Outra utilidade que ganha cada vez mais destaque no mundo dos aplicativos são aqueles que te ajudam a praticar atividades físicas com regularidade.

Os mais comuns são os voltados para quem deseja começar a correr, mas também é possível encontrar outros para quem gosta de caminhar, fazer musculação, entre outros.

Uma boa dica para quem já tentou começar a frequentar uma academia ou um parque perto de casa, mas acabou desistindo após algumas semanas, é buscar realizar exercícios da própria casa.

Durante a pandemia, o distanciamento social promoveu uma explosão de aplicativos para ajudar as pessoas a manterem a rotina de exercícios sem precisar sair de casa.

Saúde mental

Os apps também podem te ajudar a desenvolver uma saúde mental mais fortalecida. A popularização da ioga e da meditação em países ocidentais também promoveu um boom nesse mercado. Hoje é fácil baixar aplicativos que oferecem meditações guiadas e te ajudam a transformá-la em uma prática habitual.

Ter noites bem dormidas também é outro fator essencial para uma boa saúde mental. A insônia ou várias interrupções durante a madrugada são causas frequentes de dores de cabeça e irritabilidade, o que pode prejudicar as relações interpessoais e a vida profissional.

Medicamentos

Existem ainda aplicativos que ajudam as mulheres a perceber melhor cada uma das fases de seu ciclo menstrual e as lembram quando é preciso tomar a pílula anticoncepcional.

Para quem sempre esquece de tomar os remédios, pode ser bom procurar um app para ser lembrado dos horários e dosagens de cada medicamento. Mais recentemente, foram criados até aplicativos para que ajudam a pedir primeiro socorro em casos de emergência.

Alimentação e índices

Por fim, quem busca estabelecer uma dieta balanceada, incorporando mais frutas, legumes e saladas, o que mais existe são aplicativos para te motivar. Há também aqueles que ajudam a medir a glicemia ou a pressão arterial — o que pode ser importante para quem tenta equilibrar esses índices há tempos.

Contudo, vale lembrar que esses aplicativos devem ser usados paralelamente ao acompanhamento de profissionais de saúde: desde nutricionistas até clínicos gerais e psicólogos. Uma coisa não exclui a outra.