Curta e Compartilhe!

Tecnologia

Dicas para montar o escritório ideal em casa

Publicado

on

Mentes Blindadas no Google News

Ergonomia e funcionalidade são palavras-chave para ter conforto e produtividade.

Trabalhar em casa tem algumas vantagens, como evitar o trânsito e não precisar calçar sapatos apertados, mas pode virar um transtorno se você não tiver um ambiente adequado para o horário do expediente.

É importante separar um espaço da casa para montar um escritório, com uma cadeira confortável e outros elementos que façam daquele um home office “profissional”. Separar a vida profissional da pessoal é fundamental para a produtividade, então nada de trabalhar da cama ou do sofá.

O que fazer para que esse espaço tenha tudo que você precisa para realizar um bom trabalho e, ao mesmo tempo, cuidar da sua saúde física e mental? Preste atenção nas dicas.

Feche a porta

Se você mora com outras pessoas, é fundamental escolher um espaço da casa em que você possa se concentrar enquanto estiver trabalhando. Se você não tem um cômodo extra que possa fazer de escritório, é melhor trabalhar no quarto, onde você pode fechar a porta, do que na sala, onde as pessoas circulam.

A ideia é garantir um espaço onde você tenha o mínimo de distrações possível, para evitar a procrastinação, inimiga da produtividade. Também é importante que o espaço seja minimamente silencioso, para que você tenha conforto nas reuniões. Investir em janelas antirruído pode ser uma boa.

Tenha móveis adequados

Trabalhar na mesa de jantar pode não ser uma boa ideia, especialmente se você passa longas horas sentado. A mesa também deve ter a altura correta para que você fique confortável, e que contenha de preferência, gavetas e outras funcionalidades que facilitem o trabalho. Se possível, invista em uma escrivaninha.

O único móvel mais importante que a mesa é a cadeira. É fundamental que ela seja ergonômica, com regulagem de altura e encosto. Essas são características básicas para que você trabalhe na postura adequada, evitando as famosas dores nas costas. Ninguém rende com dor.

Cuide da iluminação

A iluminação do ambiente também é essencial para o seu conforto e influencia diretamente na sua disposição e saúde. O ideal é trabalhar em um ambiente que receba luz natural durante o dia, porque isso deixa o ambiente aconchegante e ainda significa economia na conta de luz.

Dependendo de onde bate sol no cômodo, talvez você precise investir em uma cortina para evitar reflexos na tela em alguns momentos do dia. Uma iluminação indireta atrás do monitor também ajuda e ainda evita a fadiga ao olhar para a tela. Ter uma luminária na mesa é outra boa ideia.

Seja organizado

A organização é indispensável para a produtividade, seja em casa ou no escritório. No entanto, no home office, ela é ainda mais importante. Todo o material de trabalho deve ficar no escritório, para facilitar a rotina e evitar, por exemplo, que documentos importantes se percam pela casa.

Instalar um gaveteiro ou prateleiras no espaço que servirá como escritório são boas ideias. Outra dica é sempre arrumar minimamente o escritório no início e no final do expediente. Não precisa nem dizer que o ideal é que o ambiente esteja sempre limpinho.

Invista nos detalhes

Instalar uma cafeteira no escritório evita que você tenha a desculpa de ir até a cozinha preparar um café — com grandes riscos de se distrair no caminho. Colocar um lixeiro embaixo da mesa e instalar um quadro de lembretes também são adaptações simples e funcionais.

A decoração é outra coisa que faz diferença. Vale colocar porta-retratos, quadrinhos e plantas para deixar o ambiente mais aconchegante. Você pode comprar esses e outros objetos decorativos, mas se o orçamento estiver curto, é possível pensar em utilizar o que você já tem em casa.

Mentes Blindadas no Google News

Comentar

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

noticias