Algumas pessoas passam uma parte significativa de suas vidas dentro de um veículo (segundo uma pesquisa, os brasileiros passam, em média, 32 dias no trânsito). Seja você um motorista profissional, um piloto, alguém que precisa usar o carro para ir da sua casa ao trabalho ou simplesmente alguém que dirige por prazer, o fato é que um carro é uma ferramenta fundamental para o nosso dia a dia. Por isso, é importante conhecer as tecnologias que facilitam a vida do motorista.

Dito isto, não é de se espantar que as empresas invistam milhões de dólares por ano no desenvolvimento de formas para deixar o ato de dirigir mais agradável e seguro. Isso é especialmente útil porque muitos ainda têm o medo de dirigir.

Nesse artigo vamos conhecer 6 tecnologias que facilitam a vida do motorista e você poderá aprender como usá-los do jeito certo. Portanto, siga a leitura!

6 tecnologias que facilitam a vida do motorista

1. Vidros elétricos

Hoje em dia a grande maioria dos veículos já oferecem essa tecnologia e portanto não damos o devido valor, mas ela ajuda muito na hora de conduzir o seu veículo. O fato do motorista ter controle sobre os vidros das dos carros evita que ele tenha que se desconcentrar do volante para abrir manualmente as janelas.

Além disso, é muito mais difícil esquecer os vídeos abertos quando você sai do carro, pois ao toque de um simples botão, as janelas são fechadas automaticamente.

E hoje ainda temos uma tecnologia com sensor que impede que as pessoas prendam os dedos no vidro.

2. Câmera de ré

Um dos pontos que os motoristas têm mais dificuldade na hora de estacionar o carro é fazer uma baliza perfeita. Embora os espelhos retrovisores sejam essenciais, uma tecnologia que veio para facilitar bastante esse processo é a câmera de ré. Com ela o motorista consegue obter uma noção espacial precisa, pois é possível visualizar o que se encontra na parte traseira do veículo.

Além disso, a câmera proporciona maior segurança tanto para os motoristas quanto para os transeuntes e até mesmo animais que podem estar distraídos.

Uma opção mais barata, no entanto, é o sensor de ré, que pode não oferecer a imagem mas indica por meio de bipes que há algum objeto ou pessoa atrás do carro.

3. Sistema Keyless (Identificador de presença)

Essa tecnologia permite ao motorista abrir e ligar o carro sem a necessidade de uma chave.

Na verdade, o sistema funciona por aproximação, então basta o usuário manter a chave próxima, como por exemplo, no bolso. Fazendo isso, basta apertar um botão que o carro já dá a partida.

As vantagem desse sistema, além da praticidade, é que ele não corre o risco de quebrar a chave no contato, o que geralmente acarreta em grandes dores de cabeça e também elimina a necessidade do condutor de se expor ao entrar no carro, uma vez que ele também funciona como uma forma de trancar ou destrancar as portas do carro.

Embora seja mais comum em carros de luxo, recentemente essa tecnologia já está sendo implantada em veículos destinados ao público médio.

4. Sensor de chuva

Uma tecnologia simples mas bastante eficiente, o sensor de chuva identifica quando está chovendo e também a intensidade da chuva, ajustando assim o nível do limpador de para-brisas. A vantagem desse sistema é que o motorista não precisa se preocupar em ativar o limpador de pára-brisas, podendo manter o foco constantemente no volante, evitando assim o aumento de uma possibilidade de acidentes, principalmente durante uma chuva torrencial.

5. Sistema Start & Stop (Desligamento automático do motor)

Perfeito para quem precisa passar muito tempo parado em congestionamentos, esse sistema identifica quando o carro está parado ou sem o pedal de freio pressionado e desliga o motor temporariamente, economizando assim, até 19% do combustível.

Além de ser econômico, o sistema gera um impacto positivo ao meio ambiente, pois ao desligar o motor, o veículo estará emitindo menos CO2 na atmosfera.

6. Sistema Hill Holder Assist (Assistente de partida em colina)

Pessoas que moram em cidades com muitas ladeiras sabem o transtorno que é tentar estacionar um carro em uma rua íngreme. Além do disco do carro descer a ladeira sozinho, a hora de dar a partida também é sempre mais complicada do q  eu deveria ser.

Pensando nisso, o sistema Hill Holder impede que o carro de desloque por até três segundos, tempo necessário para o motorista tirar o pé do freio e levar ao acelerador. Além de facilitar bastante a partida, esse sistema evita acidentes que podem ocorrer por conta da inclinação do veículo.

Claro, podemos citar também as tecnologias que estão relacionadas a aplicativos de celular que ajudam bastante a vida do condutor. Hoje em dia existem aplicativos de GPS; aplicativos que indicam a quantidade da bateria restante do veículo (embora apenas algumas baterias sejam compatíveis com esse sistema, como por exemplo a bateria Moura); aplicativos que permitem você mudar de música apenas com um comando de voz, evitando assim que o motorista retire as mãos do volante, e etc.

E você, o que achou dessas 6 tecnologias que facilitam a vida do motorista? Comente abaixo quais você já utiliza e quais gostaria de testar em seu veículo.