Atualmente, um empresário moderno e antenado com as principais tendências do mercado precisa saber como aplicar a contabilidade digital em sua empresa. Afinal, esse recurso é muito útil para a administração do negócio.

O cenário do empreendedorismo no Brasil não é fácil. Atualmente, as empresas nacionais gastam ao redor de 1.501 horas para pagar todos os seus impostos, o que mostra o tamanho da burocracia no setor contábil. Não é à toa que 1 em cada 2 empresas acabam fechando as portas depois de 4 anos de operação.

Assim, é importante saber como aplicar a contabilidade digital na empresa para poder simplificar essa parte e ter um caminho livre para o crescimento. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura abaixo!

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital (também chamada de contabilidade 2.0) é um novo modelo contábil que consiste no uso de tecnologias digitais na rotina do contador. Dessa forma, o trabalho fica mais produtivo e seguro, além de resultar em uma integração mais aprimorada entre escritórios de contabilidade e clientes.

A principal base para a contabilidade digital é a Internet e a computação em nuvem, já que elas ajudam no compartilhamento de documentos, dados, informações e muito mais, além de permitirem a realização de videoconferências, checagem de dados automática e muito mais. Dessa forma, tanto a empresa contratante, quanto o escritório contratado reduzem custos.

No entanto, é importante ter em mente que contabilidade digital não é a mesma coisa que contabilidade online. Elas podem trabalhar em conjunto, sim, mas em teoria são diferentes.

A contabilidade online é aquela em que a relação entre contador e cliente se dá pela Internet. Por exemplo, você contrata um contador online e ele entrega serviços como a folha de pagamento, balancete e outros documentos pela Internet.

No entanto, isso não significa que ele esteja usando o modelo de contabilidade digital. Isso porque ela consiste no uso de tecnologia na rotina de trabalho. O profissional que trabalha com a contabilidade online pode simplesmente fazer tudo da maneira tradicional e só se comunicar com o cliente pela Internet.

Quais as vantagens de usá-la?

Agora que já definimos o que é a contabilidade digital, é hora de entender quais os benefícios desse modelo para a sua empresa. Confira abaixo algumas das vantagens!

Redução de custos

O uso da tecnologia na execução de um trabalho tende a resultar em menos custos para a empresa. Por isso, a contabilidade digital é naturalmente mais barata do que a sua versão tradicional ou a modalidade online. Existem muitas razões que explicam isso: em primeiro lugar, o serviço é naturalmente mais eficiente, o que poupa tempo de trabalho e reduz gastos.

Em segundo lugar, há menos necessidade de insumos (papel, por exemplo) e de armazenamento de documentos, já que é tudo digitalizado. Além disso, é importante levar em consideração que a contabilidade digital normalmente é um serviço terceirizado. Por causa disso, a empresa paga menos ao escritório que presta o serviço do que pagaria se contratasse um departamento contábil para si.

Redução de erros

Uma vantagem significativa do uso da contabilidade digital é a redução de erros cometidos na área contábil da empresa. Esses erros custam dinheiro, claro, mas também podem custar oportunidades.

Por exemplo, um erro no preenchimento de um documento ou no preparo de uma documentação pode fazer a empresa perder a oportunidade de receber um subsídio governamental, uma isenção fiscal ou participar de uma licitação.

Além disso, esquecer datas de pagamentos, fazer cálculos errados e coisas do tipo geram multas e processos trabalhistas.

A contabilidade evita tudo isso pois usa softwares modernos para poder controlar o trabalho, garantir o cumprimento de prazos e verificar informações antes de realizar ações.

Maior escalabilidade

A contabilidade digital permite que a empresa possa crescer de maneira muito mais fácil. Um negócio em alta expansão, como uma startup, por exemplo, tem maior facilidade para integrar sistemas, trocar documentos, certificados e outras informações com a contabilidade digital do que com a tradicional.

Se precisar abrir uma nova filial em algum lugar, abrir uma franquia ou algo do tipo, a contabilidade 2.0 facilita muito a adaptação. Por isso, é uma excelente escolha para quem está crescendo de maneira rápida.

Como aplicar a contabilidade digital na empresa?

Se você se encantou com a possibilidade de usar a contabilidade 2.0, é importante aprender como aplicar a contabilidade digital no seu negócio. Isso pode ser feito pela contratação de um plano com uma empresa especializada no assunto.

O primeiro passo para conseguir um bom parceiro é verificar se ele atua de maneira regularizada e com toda a transparência exigida. Se for o caso, veja a review de alguns clientes para saber como é o atendimento desse escritório de contabilidade digital para empresas. Afinal, você precisará de um bom atendimento para poder usufruir dos serviços em questão.

Por fim, entre em contato com o escritório e converse sobre a segurança dos dados e informações da sua empresa. Prefira pagar um pouco mais caro por uma opção segura do que pagar pouco e correr riscos.

E aí, aprendeu como aplicar a contabilidade digital na empresa? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.