Aprenda a aumentar o nível de segurança dos dados da sua empresa na internet

A segurança digital é dos temas mais importantes para as empresas. Buscar formas de aumentar o nível de proteção dos dados e dos softwares de gestão de um negócio é um dos objetivos das equipes de TI.

Um levantamento da PSafe detectou mais de 120 milhões de ataques cibernéticos no primeiro semestre de 2018. Com tantas tentativas de criminosos ocorrendo no meio virtual diariamente, é preciso encontrar maneiras de manter dados sigilosos em segurança.

Para lhe ajudar a preservar os dados da sua empresa em segurança na internet, trouxemos uma lista de dicas para que você mantenha a sua empresa segura. Confira.

Faça atualizações e trocas de senhas frequentemente

Opte por contratar serviços que ofereçam atualizações frequentes. Isso é fundamental para garantir a segurança de dados na nuvem e em softwares. Estas atualizações são fundamentais para eliminar possíveis brechas de segurança do sistema e dificultar a ação de criminosos.

Outro fator importante é a troca frequente de senhas. O ideal é que você troque as senhas de todos os seus colaboradores no período mais curto possível. Isso deve acontecer de acordo com o volume de dados que a sua empresa armazena.

A recomendação é o uso de senhas mais complexas, usando todos os artifícios possíveis, como caracteres especiais, mistura entre números e letras, minúsculo e maiúsculo.

Não use computadores compartilhados

Outra forma de manter seus dados em segurança é não utilizar computadores compartilhados. Recomende aos seus colaboradores que não acessem os dados da empresa em computadores de espaços públicos, como bibliotecas, universidades e lan-houses, por exemplo.

O ideal é que você acesse os dados somente em dispositivos confiáveis, como os computadores da empresa e os dispositivos móveis de colaboradores já configurados, com antivírus instalado.

Computadores compartilhados são usados por dezenas de pessoas por dia. Isso aumenta o risco de ataques cibernéticos porque facilita a exposição dos dados da sua empresa na internet.

Utilize certificado SSL e selos de segurança

Essa é uma excelente dica para e-commerces. Uma forma de aumentar a segurança dos dados é a utilização de certificados de SSL e selos de segurança. Essas ferramentas garantem a criptografia, aumentando o número de barreiras para que os dados da sua empresa e de seus clientes não fiquem expostos na web.

O melhor de tudo é que tanto os certificados, quanto os selos de segurança, ficam visíveis no seu site. Essa é uma forma explícita de passar mais confiança para seus clientes. Dessa maneira, você conseguirá aumentar a sensação de proteção dos consumidores, evitando perder vendas por ter um site pouco seguro.

Conte com equipe de suporte especializado

Busque pela contratação de softwares e plataformas que ofereçam suporte técnico no regime 24/7. Isso é essencial para controlar e diminuir o impacto de possíveis ataques cibernéticos.

Ter uma equipe de suporte especializado de prontidão é fundamental. Estes profissionais poderão identificar qualquer ameaça de ataque contra os dados de sua empresa, agindo de imediato para evitar a ação de criminosos.

Um bom suporte técnico também é responsável por fazer varreduras diárias no seu sistema para eliminar qualquer brecha de vulnerabilidade. Dessa forma, os criminosos terão poucas chances de invadir a sua estrutura e roubar os seus dados.

Se você possuir recursos, além de contar com suporte técnico dos softwares contratados, tenha seus próprios profissionais especializados. Estas pessoas serão importantíssimas para criar protocolos de segurança em sua empresa.

O cuidado com dados na internet deve ser redobrado. Se a sua empresa ainda não segue alguma das dicas que demos no texto, não perca tempo e aumente o nível de segurança dos seus dados on-line.