Mentes Blindadas no Google News

Existem muitas tendências na tecnologia para os próximos anos. Afinal, o mercado tecnológico segue em constante expansão, alcançando praticamente todos os cantinhos da economia nacional e internacional. São muitos os aspectos tecnológicos que seguem em desenvolvimento e prometem causar, cada um, uma mini-revolução na maneira como pensamos as coisas.

É importante ter em mente que o avanço tecnológico é constante e exponencial. Isso porque uma tecnologia nova pode dar margem a uma série de outras tecnologias no futuro. Por exemplo, a Internet permitiu o desenvolvimento das redes sociais e motores de busca. Isso aumentou a relação entre pessoas e a distribuição de conhecimento. Por sua vez, o uso dessas ferramentas gerou o Big Data, o Marketing Digital e o desenvolvimento de softwares em nuvem. E por aí vai.

Quer saber quais são as tendências na tecnologia para os próximos anos? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 tendências na tecnologia para os próximos anos

1. 5G

Uma das grandes tendências de tecnologia no curto prazo é o 5G. Isso porque já vivemos uma verdadeira corrida para ver qual será a empresa ou país que conseguirá instalar uma rede de 5G em mais lugares, garantindo uma hegemonia essencial para o desenvolvimento de aplicativos e recursos tecnológicos.

Um dos benefícios do 5G é o fato que ele fornecerá uma rede de conexão móvel (não será preciso um cabo ou algo do tipo) que é muito mais estável e muito mais rápida do que qualquer rede fixa que temos hoje. Na prática, é o 5G que permitirá que a Internet seja usada livremente em qualquer lugar do mundo com aplicativos e recursos que tomam decisões em frações de segundo de maneira confiável e segura.

Sabe os carros autônomos? Eles precisarão de 5G para se comunicar com outros veículos, serviços e outras tecnologias. Sem ele, não há carros autônomos. Uma série de tecnologias vão derivar desse recurso, incluindo mais equipamentos inteligentes, mais conectividade entre pessoas e a Internet das Coisas, claro.

2. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial já está entre nós. Se você achou esse texto no Google, usou um tipo de IA para chegar aqui. Se tem o Windows 10 instalado no seu PC, tem a Cortana, que é um tipo de IA.

A tendência é que esse recurso se desenvolva cada vez mais nos próximos anos. Talvez ver uma Inteligência Artificial que se assimile a humanos ainda seja algo da ficção-científica. No entanto, teremos muito mais automações, produtividade e facilidade nos próximos anos graças ao desenvolvimento desses recursos.

3. Blockchain

Lembra do sucesso do Bitcoin há alguns anos? Então, provavelmente naquela época você ouviu falar muito de Blockchain e achou que era a mesma coisa. No entanto, não são, embora estejam intimamente ligados.

O Blockchain é o que permite que o Bitcoin exista. É um recurso que usa tecnologia e horizontalidade para garantir a veracidade de informações de maneira praticamente incorruptível. Com o Blockchain, é praticamente impossível fraudar Bitcoins, por exemplo.

Por isso, essa tecnologia tem aplicação prática em uma série de situações. É provável que vejamos vários documentos e processos da vida pública, como até mesmo nosso processo eleitoral, sendo otimizados com o uso do Blockchain na próxima década.

4. Big Data

O Big Data já é uma realidade, mas ainda tocamos somente a ponta do iceberg. Basicamente, para quem não conhece, o Big Data é um recurso tecnológico que consiste na captura de toneladas de dados para o descobrimento de padrões e insights que ajudam empresas, governos e outras entidades a tomar decisões.

Por exemplo, é possível contratar uma empresa como a Mestres da Web para desenvolver um aplicativo que estimule a interação com usuários. Esse app vai coletar ao redor de 100, 200 pontos de dados de cada pessoa. Coisas como gênero, idade, altura, pressão dos dedos, ordem das interações, respostas a perguntas e muito mais. Se 50 milhões de pessoas usarem o aplicativo, serão bilhões de dados disponíveis para quem fez o app.

Com base nisso, seria possível tirar insights valiosos, incluindo de percepção psicológica, que permitiria que a empresa fizesse ações mais eficazes em todas as áreas.

5. Energia solar

Por fim, a energia solar já é uma tendência há décadas, mas finalmente tem conseguido o espaço que precisava. Ela gera uma economia de 95% na conta de luz e tem recebido incentivos para sua adoção por parte da população.

Isso porque vivemos um período de mudanças climáticas e é necessário alterar a maneira como criamos e consumimos energia. A solar é uma das mais limpas e renováveis. Os países que querem se modernizar terão de usá-la no futuro.

Essas são as 5 principais tendências na tecnologia para os próximos anos. Como deu para ver, elas contribuirão muito para uma mudança significativa do mercado econômico nacional e mundial. Veremos um foco muito maior no digital, mas com algumas tendências físicas acontecendo também. Por isso, é importante partir para uma adaptação mais acelerada dessas mudanças tecnológicas inevitáveis.

E aí, o que achou do conteúdo? Comente abaixo dizendo qual é a tendência mais interessante na sua opinião!

Mentes Blindadas no Google News