A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe uma série de desafios para o nosso cotidiano, sendo um deles a necessidade de aprender como manter saúde mental e física em um período de isolamento.

No momento, o país tem mais de 650 mil infectados e mais de 35 mil mortos pela Covid-19 e, pelo ritmo atual, a situação ainda deverá se manter até, pelo menos, outubro deste ano.

Por isso, a perspectiva é que o isolamento social se mantenha por vários meses. Isso significa que, quem não souber como manter saúde mental e física, terá alguns problemas nesse período.

Quer aprender como manter saúde mental e física na quarentena? Então siga a leitura abaixo!

1. Seguir uma rotina é uma forma de aprender como manter a saúde física e mental

Uma das melhores maneiras para manter a saúde física e mental durante a pandemia do novo coronavírus é manter a sua rotina o mais parecida possível com o período pré-quarentena.

Por exemplo, se você acordava às 7 da manhã para começar a trabalhar às 8 horas no seu escritório, mas agora faz home office, então mantenha o hábito de acordar às 7 horas da manhã.

Aproveite essa 1 hora para tomar um bom café da manhã ou colocar em prática as outras dicas que daremos neste artigo. Depois, comece a trabalhar às 8 horas e pare para o almoço no mesmo horário que parava antes.

É importante manter essa rotina para que o corpo e a mente não sofram com um baque de ficar isolado em casa. Se manter preso a uma rotina atua como uma espécie de âncora mental que nos deixa focados no “mundo real” e não no impacto de ficar em casa.

2. Invista seu tempo em massagens e momentos relaxantes

A quarentena é estressante. Afinal, estamos em casa sem poder sair, além de termos de acompanhar as notícias (cada vez mais assustadoras) e tememos que nossos familiares saiam de casa e fiquem doentes.

Por isso, uma das maneiras de como manter saúde mental e física é apostar em massagens e momentos relaxantes durante o dia. Não precisa ser diariamente, mas uma duas ou três vezes por semana já é o suficiente.

Compre um bom creme para massagem, separe o momento antes de dormir para criar uma atmosfera relaxante e peça para seu/sua cônjuge fazer uma boa massagem relaxante em você. Isso ajuda a aliviar o estresse e manter a calma no período.

3. Faça exercícios físicos durante o dia

Outro elemento que ajuda bastante a aliviar o estresse e manter a saúde física e mental na quarentena é a prática de exercícios físicos.

Existem vários especialistas no assunto que estão fazendo lives diárias com rotinas de exercícios físicos para fazer em casa. Não é nada muito intenso, mas apenas alguns minutos para ajudar a soltar o estresse e manter o corpo saudável.

4. Pratique a meditação e o mindfulness para os danos mentais

A quarentena é um período muito fértil para a nossa ansiedade. Ficar em casa trancado é muito complicado e pode gerar danos mentais consideráveis, especialmente para quem fica preocupado com os familiares.

Por isso, uma boa ideia é praticar um pouco de meditação todos os dias ou mesmo o mindfulness, a recente técnica de meditação que ajuda a manter o seu foco no momento, afastando a ansiedade.

Isso é importante para que não fiquemos tão preocupados o tempo todo, nem tenhamos todos os efeitos negativos da ansiedade, como aumento de estresse, mais consumo de comida e por aí vai.

E aí, aprendeu como manter saúde mental e física na quarentena? Com essas 4 dias, seus dias ficarão muito mais tranquilos e você lidará melhor com a situação.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que seus amigos também vejam este conteúdo!