Toots Hibbert morreu aos 77 anos, conhecido como o pai do reggae e membro do grupo Toots & The Maytals

Toots Hibbert morreu nesta sexta-feira aos 77 anos em sua cidade natal Kingston, Jamaica. Toots Hibbert morreu apos ser hospitalizado com suspeitas de covid-19. Toots Hibbert ficou conhecido como o pai do reggae e seu nome de batismo era Frederick Nathaniel.

“Toots” Hibbert Foi o primeiro a utilizar a palavra “reggae” numa música (Do The Reggay, 1968) e, apropriadamente, um dos primeiríssimos ícones do género que o apadrinhou. Toots foi nomeado como um dos 100 Maiores Cantores de Sempre pela Rolling Stone.

Toots Hibbert foi um lendário líder dos jamaicanos Toots & The Maytals, que nos anos 60 e 70 ajudaram a revolucionar a identidade artística da cidade de Kingston.

Apesar de o The Gleaner ter informado que o artista estava internado no hospital com sintomas de covid-19, a causa de morte de Toots Hibbert ainda não foi oficialmente divulgada.

Nascido em Dezembro de 1942 na vila de May Pen, a pouco menos de 50 quilômetros de Kingston, Frederick Nathaniel “Toots” Hibbert cresceu com sete irmãos mais velhos e um ouvido para a música. Os pais eram pastores adventistas, rapidamente o coro gospel da igreja chamou sua atenção. Mas foi acima de tudo na escola que o pequeno Toots começou a trilhar sua carreira artistica.

Em 2018 “Toots” disse a BBC Radio 6 Music, “nós tínhamos de cantar antes das aulas e a professora dizia-me: ‘Yeah, tu tens a melhor voz.’ Ela encorajou-me imenso”.

Hibbert tinha oito anos quando sua mãe morreu e 11 quando faleceu o pai. Ainda adolescente, o jovem fez a mochila e juntou-se ao irmão John – que lhe daria a alcunha de “Little Toots”, encontrando emprego numa barbearia local. Foi nessa barbearia, onde passava os dias a cantar, que conheceu os vocalistas Jerry Matthius e Raleigh Gordon, com quem formaria os Maytals.

Em 1962, os caminhos do grupo cruzaram-se com os de Clement “Coxsone” Dodd, um mítico produtor que muito faria pelo desenvolvimento da música ska e do rocksteady, estilo pré-reggae. Impressionado com Toots, Dodd trouxe os Maytals para a editora Studio One, que havia fundado em 1954, acelerando assim o crescimento da banda.

Foi com o selo da Studio One que, em 1964, Toots & The Maytals lançou o seu álbum de estreia, Never Grow OldThe Sensational Maytals seria editado em 1965 e o significativo Sweet and Dandy chegaria às lojas de discos antes do fim da década.

A musica mais emblemática da sua carreira é “54-46 Was My Number“, o album The Sensational Maytals traria uma versão dessa que se tornou um hino para o reggae.

Foi o primeiro a utilizar a palavra “reggae” numa música (Do The Reggay, 1968), em certa ocasião Toots falou a BBC, “o som estava lá e ninguém sabia de que chamar”, lembrando que tirou a inspiração da palavra streggae que é uma gíria jamaicana para alguém que não se veste bem, acrescentou.