Curta e Compartilhe!

Economia

Como escolher o apartamento ideal?

Publicado

on

homem comprando imóvel

Dados divulgados nesta semana pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) revelam que as vendas de imóveis novos bateu recorde em agosto, superando em 58,9% o mesmo período do ano passado. No total, foram mais de 13 mil unidades vendidas em agosto de 2020.

As vendas de imóveis novos foram impulsionadas, principalmente, pela política de redução de juros do Banco Central, pelas novas linhas de financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal e também pela portabilidade de crédito, que aumentou a concorrência no setor financeiro.

Essas medidas elevaram a procura por consumidores interessados em investir em imóveis residenciais. Se você faz parte do grupo interessado em adquirir um apartamento novo, alguns cuidados são necessários para fazer uma compra segura. Confira a seguir!

Como escolher o apartamento ideal?

A alta procura por novos apartamentos nas principais cidades brasileiras acaba elevando o preço médio do metro quadrado. Desta forma, a primeira coisa que você deve fazer é um mapa das regiões em que pretende morar.

Separe os bairros por atrativos como oferta de escolas e hospitais, facilidade de chegada e saída com transporte público, distância para o trabalho e para a faculdade e também proximidade de amigos e familiares.

Lembre-se que a locomoção nas grandes cidades não é uma das melhores coisas, o que te obriga a avaliar bem os bairros para não ter que percorrer longas distâncias diariamente.

O próximo passo será avaliar a capacidade financeira de fazer este tipo de investimento. A compra será com uma única renda ou será em casal? Você tem uma reserva financeira? Em média, os bancos exigem em torno de 20% de saldo de entrada para liberação do crédito.

Além disso, você precisa estudar sobre as tabela SAC e Price, que são as principais aplicadas em financiamento imobiliário para entender as vantagens e desvantagens de cada uma.

A terceira etapa é pensar no futuro breve que tipo de imóvel é ideal para você e sua composição familiar. Por exemplo, existem planos de casar, ter filhos ou levar os pais para morar junto? Fazer este tipo de estudo vai te ajudar a entender o tamanho do apartamento necessário e evitar mudanças lá na frente.

AS Últimas Notícias

Receba diariamente nossa newsletter em seu email

Invalid email address

Para quem tem pets, algumas construtoras já investem muito neste segmento com opções de lazer e até mesmo de convívio deles dentro dos imóveis, trazendo conforto para os bichinhos de estimação.

Por fim, saiba qual é o seu limite de endividamento mensal e faça um estudo de ofertas na região escolhida que se enquadram as suas condições financeiras atuais. Vale ainda pensar em reduzir um pouco este valor ideal da parcela para não ficar 100% comprometido.

Ao saber o seu limite de pagamento, avalie as ofertas dentro das características de tamanho e região para saber se o sonho está próximo ou vai necessitar de uma entrada maior do que o planejado.

Este estudo de mercado vai te ajudar também a avaliar outros lançamentos na região e identificar qual é o melhor negócio para a sua situação atual.

Invista em educação financeira

Se você não tem urgência em comprar um novo imóvel, mas já tomou esta decisão, os especialistas recomendam que o ideal é ajustar a capacidade financeira e dívidas atuais para que o seu orçamento tenha fôlego para guardar o máximo de dinheiro possível antes de fechar o negócio.

Você deve entender que a compra de um imóvel traz novos custos que antes não faziam parte do orçamento familiar, tais como impostos, taxa de condominio, reforma, mudança, mobiliário, etc.

Estes novos custos podem pesar nas despesas mensais de quem não se preparou e gerar uma bola de neve.

Fazer este planejamento financeiro desde já vai te permitir criar um fundo de reserva para cobrir estes custos que vão ser fixos e ainda antecipar o máximo do pagamento do imóvel, reduzindo a necessidade de financiamento bancário, o que vai baixar o custo final da nova aquisição.

Tenha sempre em mente que este tipo de aquisição não deve ser feita por impulso para não gerar dor de cabeça no futuro.

Comentar

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ECONOMIA

TECNOLOGIA

noticias

plugins premium WordPress
Entenda: caso Bruno e Dom Philips