Curta e Compartilhe!

Educação

Sebrae lança campanha que orienta escolas no processo de retomada das atividades

Com o intuito de ajudar escolas e empresas de cursos livres no processo de retomada das atividades, sem expor alunos, professores e funcionários aos riscos da Covid-19, o Sebrae lançou a campanha #ContinueCuidando

Publicado

on

Sebrae lança campanha que orienta escolas processo de retomada da economia

Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

Com o intuito de ajudar escolas e empresas de cursos livres no processo de retomada das atividades, sem expor alunos, professores e funcionários aos riscos da Covid-19, o Sebrae lançou a campanha #ContinueCuidando. O foco da iniciativa também é despertar o alerta de micro e pequenos empresários no combate à pandemia.

Com orientações sobre os cuidados para evitar o contágio da doença sem interromper a execução das aulas, a entidade disponibilizou informações sobre protocolos de saúde, dicas de comunicação, entre outros assuntos essenciais para este momento. É o que explica a analista da Unidade de Competitividade do Sebrae, Patrícia Mayana.

“É muito importante que as escolas façam esse acolhimento tanto aos professores, como aos alunos, assim como aos pais. Ser transparente na comunicação e informar exatamente os cuidados que a escola está tendo, as orientações que devem ser seguidas, tanto pelos colaboradores como pelos alunos”, destaca.

Entre os cuidados essenciais mencionados por Patrícia, estão o uso correto da máscara de proteção, a utilização do álcool em gel, a higienização das mãos com água e sabão, assim como manter o distanciamento adequado.

Proprietária de uma escola infantil em Jundiaí(SP), a pedagoga Liciana Celante, acredita que as dicas são essenciais e afirma que podem ajudar na recuperação das receitas, já que o maior impacto do meio educacional está relacionado à questão financeira.

“Isso ocorreu por conta dos cancelamentos e suspensões de contrato e pela concessão de descontos para os que permaneceram com o contrato ativo e seguiram as atividades ao longo do período em que a escola ainda estava fechada”, afirma.

Para auxiliar as escolas e empresas de cursos livres o Sebrae também disponibiliza placas com sinalizações, e-books educativos, infográficos e recomendações de segurança e saúde. Para mais informações sobre este e outros setores, acesse: www.sebrae.com.br/cuidados.


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

Educação

Como começar a estudar para vestibulares com EAD?

Publicado

on


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

Você sabe como se preparar para os vestibulares com o EAD? Separamos algumas dicas para lhe ajudar com a sua rotina de estudos. Confira!

Muitas vezes, estudar longe de uma sala de aula pode parecer uma tarefa complicada, já que manter a concentração e o foco em um ambiente que não é apropriado para os estudos é um desafio para vários alunos.

            Em 2020, tivemos que nos afastar das aulas presenciais e, consequentemente, o Ensino a Distância (EAD) se tornou uma ferramenta essencial para os alunos, especialmente para aqueles que estão se preparando para o vestibular.

            Em meio a essas mudanças,você conseguiu se adaptar e aprender a estudar pelo EAD? Então, confira algumas dicas e estratégias que vão auxiliar na sua rotina de aprendizado a distância.

O que é o EAD?

            Primeiramente, é importante entender um pouco mais sobre o Ensino a Distância. Em síntese, ele funciona como uma quebra de barreiras para pessoas que não tem tempo ou disponibilidade de fazer um curso em uma instituição educacional.Todas as interações e atividades que acontecem no presencial são simuladas pela tela do computador.

            Para auxiliar no aprendizado a distancia, são adotados diversos métodos de ensino, como videoaulas, PDFs e testes com questões sobre as disciplinas estudadas. Essas ferramentas on-line variam de acordo com o curso ou a instituição que você escolheu.

            Pode parecer um pouco confuso a primeira vista, porém, quando bem utilizado, o EAD se mostra muito eficiente e dinâmico. Com o distanciamento social, ele se tornou uma ferramenta essencial para a educação.

Como estudar com o EAD para vestibulares?

            Agora que você já conhece o EAD, podemos passar para a parte prática. Estudar para vestibulares é um processo que exige muita dedicação e foco, essa conduta precisa ser reforçada na Educação a Distância.

            Todas as rotinas que aplicamos no estudo presencial também entram no digital, porém, muitas delas precisam ser adaptadas. Isso acontece porque não estamos em um ambiente propício para estudar, consequentemente, é muito fácil se distrair e perder a concentração.

            Pensando nisso, separamos algumas dicas para lhe ajudar a estruturar seu cronograma de estudos dentro do EAD.

Organização

            Essa é a habilidade mais importante dentro do EAD, por isso aparece em primeiro lugar. Você se considera uma pessoa organizada? Se a resposta for não, muitas mudanças terão que ser feitas no seu dia a dia.

            A primeira tarefa a ser realizada é administrar o seu tempo. É importante enxergar dentro da sua rotina os momentos em que seus estudos podem se encaixar, sem que atrapalhem as suas tarefas diárias.

            Distribua as atividades que você vai realizar no dia. Coloque algumas horas para estudar PDFs, videoaulas, simulados e descansar. Sim, o descanso é essencial para equilibrar o seu cronograma!

            Não adianta separar muito tempo para estudar e esquecer de cuidar da sua mente. Acrescente momentos de lazer, em que seja possível realizar suas atividades favoritas, como ler livros, ver filmes,  praticar esportes, entre outras.

Ambientação

            Agora que o seu cronograma de estudos já está montado, é o momento de escolher um local apropriado para o estudo. Atenção, essa é uma tarefa que deve ser realizada com muito cuidado, já que um lugar ruim pode atrapalhar o seu aprendizado!

            Procure um ambiente calmo, em que as distrações sejam mínimas. Opte por um cômodo que não tenha televisão ou barulhos externos que possam lhe atrapalhar naquele momento.

            Também é importante estudar em um local com boa iluminação. Janelas grandes e luzes claras são bem-vindas no seu espaço improvisado.

            Por fim, é essencial que haja uma boa conexão para rodar seu conteúdo sem interrupções. Falhas na rede podem prejudicar a fluidez do seu estudo.

Dedicação

            A dedicação é fundamental para o sucesso dos seus estudos no EAD. Todos os pontos citados anteriormente, junto ao foco, farão seu aprendizado render muito mais.

            É importante ter em mente o seu objetivo e realizar todas as atividades que você se propôs a fazer. O Ensino a Distância pode fazer com que você se acomode em certos momentos, não deixe isso acontecer! Mantenha o foco e a determinação para conquistar uma vaga na universidade desejada.

            Resolva exercícios, revise conteúdos em PDF e assista à videoaulas. Cada tarefa concluída  deixa você mais perto da aprovação no vestibular.

Onde encontrar cursos EAD para vestibulares

            A internet está repleta de instituições de ensino e cursinhos que disponibilizam conteúdo on-line. Em uma rápida pesquisa, você vai encontrar muitas opções e alternativas de material para EAD. O Estratégia Vestibulares é uma delas! Ele possui cursos exclusivos para cada vestibular, com um material didático completo, recheado de: PDFs, exercícios e videoaulas.

            Agora que você já sabe como estudar a distância, basta colocar essas dicas em prática. O EAD pode parecer complicado no começo, porém, com dedicação e organização ele se tornará um aliado na busca pela aprovação.


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News
Continuar lendo

TECNOLOGIA

CONHECIMENTO

NOTÍCIAS POPULARES