Curta e Compartilhe!

Economia

Automação residencial para economizar energia em casa

Publicado

on

Mentes Blindadas no Google News

Veja como aprender mais sobre:

O que é e como funciona a automação residencial?

Chamamos de automação residencial os sistemas que automatizam uma casa ou edifício de qualquer tipo, controlando eletrodomésticos, ar condicionado e aquecimento, ventilação, serviços de gestão de energia, segurança, bem-estar e comunicação.

O controle dos diferentes equipamentos e instalações de uma casa ou edifício pode ser integrado através de redes de comunicação interna e externa, com ou sem fio.

O controle de todos esses sistemas pode gozar de uma certa onipresença, dentro e fora de casa. Pode ser definido como a integração da tecnologia no design inteligente de um espaço fechado.

De uma forma mais simples é implementar em nossa casa sistemas automáticos que abram as persianas e janelas pela manhã ao nos levantarmos, fechem com o sol ou chuva, ou abram em horários de temperatura agradável…

Por exemplo, se ligarmos o aquecimento ou o ar condicionado, nos avise que existe uma janela aberta e, se necessário, fechá-la para evitar que a temperatura que pretendemos atingir escape por ai.

O que nos oferece a automação residencial?

Os benefícios que um sistema de automação residencial nos proporciona são principalmente a economia de energia, embora também tenha vindo a contribuir com o aumento do conforto em casa. Os seus sistemas estão ligados a um painel de controle possível de ser gerenciado através do smartphone com acesso à internet. Também pode ser utilizado através da internet fixa se tiver boa cobertura e velocidade de ligação. Teste a rapidez da ligação com o meo speed test.

Eficiência energética

Em relação à eficiência energética, a automação residencial permite uma gestão inteligente da iluminação doméstica, eletrodomésticos, aquecimento ou ar condicionado, abastecimento de água e irrigação do nosso jardim. Com esses sistemas é possível programar que todos os dispositivos conectados, sejam colocados em funcionamento nas horas em que a energia elétrica é mais econômica.

Conforto

Quanto à comodidade e conforto, permite que alguns aparelhos ou instalações elétricas funcionem isoladamente de acordo com as necessidades das pessoas. 

AS Últimas Notícias

Receba diariamente nossa newsletter em seu email

Invalid email address

Por exemplo, retirar o toldo que nos protege do sol, se o vento ficar forte e houver perigo de quebrar. Se começar a chover, fecha as janelas para que a água não entre na casa.

Este sistema acende as luzes quando entramos em uma sala e as apaga quando saímos. Todos esses exemplos e muitos mais, sem a necessidade de ninguém fazer nada.

Segurança

A automação residencial oferece segurança. Um sistema de automação residencial possui controles e alarmes que detectam imediatamente incêndios, vazamentos de água e até gás, vidros quebrados e ainda avisa se alguém tentar forçar uma porta.

Além disso, pode simular movimentos na ausência de moradores da casa, acender luzes aleatoriamente ou enviar notificações por e-mail, em caso de algum acidente, entre diversos outros aplicativos.

Acessibilidade

Em termos de acessibilidade, a automação residencial facilita a gestão de diferentes equipamentos domésticos, para que pessoas com deficiência ou alguma limitação possam funcionar com facilidade.

A importância de monitorar o consumo de energia em casa

Hoje, um sistema de automação residencial oferece uma grande variedade de funções destinadas a monitorar o consumo de água, gás, diesel ou outro combustível, e o consumo elétrico de todos os sistemas da casa (iluminação, eletrodomésticos, sistemas de comunicação, refrigeração e/ou aquecimento, etc).

Ao monitorar tudo o que acontece, obtemos informações sobre os horários em que mais consumimos energia (diária, mensal, anual), qual sistema em nossa casa está consumindo mais e se o consumo é normal ou demasiado alto.

Todas essas informações nos ajudam a mudar hábitos ou padrões de comportamento em nossa casa em algumas atividades que podem ser alteradas de tempos em tempos, por exemplo, colocar a máquina de lavar ou lava-louças em horários de menor consumo de energia elétrica.

Em suma, a automação residencial permite que as condições de moradia sejam ajustadas às necessidades de todas as pessoas que nela habitam e contribuindo para a eficiência energética do lar.

Comentar

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ECONOMIA

TECNOLOGIA

noticias

plugins premium WordPress
Entenda: caso Bruno e Dom Philips