Em tempos de pandemia do novo coronavírus, é necessário que todo gestor saiba como treinar sua equipe de vendas a distância.

Isso é necessário por dois motivos. O primeiro deles é que não podemos estar próximos um dos outros para garantir a segurança e saúde de todos. Já o segundo motivo é que não dá para esperar a pandemia terminar para treinar o seu time.

É necessário saber como treinar sua equipe de vendas a distância, especialmente para quem está se adaptando a um novo cenário de vendas durante a pandemia.

Quer saber quais são as ações mais indicadas para ter resultados positivos para o seu negócio? Então siga a leitura do artigo abaixo!

1. Estabeleça seu objetivo ao pensar como treinar equipe de vendas a distância

O primeiro passo para garantir um bom treinamento a distância é entender, certamente, qual é o seu objetivo com a ação. Afinal, o que você espera dos seus vendedores?

Isso é essencial, pois cada treinamento deverá ter um foco, conteúdo e abordagem diferentes dependendo do seu objetivo.

Se a ideia for, por exemplo, adaptar o seu time para fazer o que eles já fazem pessoalmente, mas a distância, então o treinamento deverá focar em como usar ferramentas digitais para conseguir esse resultado.

Já se o seu time está com baixa taxa de conversão de leads em clientes, então a ideia é ensinar novas táticas de vendas para que eles possam se tornar mais eficazes.

Por isso, comece a planejar o seu treinamento a distância definindo o que você quer dos seus vendedores. Essa é uma ação necessária para obter mais sucesso.

2. Conheça os diferentes tipos de treinamentos de vendedores

Uma das formas de entender como treinar sua equipe de vendas a distância é aprender que existem diferentes tipos de treinamentos para vendedores.

Confira a seguir alguns deles:

●      Treinamento comportamental: é o tipo de conteúdo que ajuda o vendedor a ter um melhor comportamento de trabalho, incluindo melhor apresentação pessoal, roupa, cabelo e postura. No ambiente de home office, inclui o ensinamento de como manter a produtividade trabalhando de casa, bons hábitos, como preparar a mesa de trabalho e muito mais;

●      Treinamento de vendas: é o tipo de conteúdo que ensina como fechar vendas, como negociar com diferentes tipos comportamentais, como usar gatilhos mentais para vendas, como argumentar, ouvir o cliente, entre outros;

●      Treinamento de prospecção: esse tipo de formação visa ensinar como o vendedor pode buscar novos leads para a empresa. Deve ser adaptado para levar em consideração as limitações da pandemia do coronavírus, evitando mencionar que tenha que sair de casa e visitar clientes;

●      Treinamento de produto: é o tipo de curso que ajuda os vendedores a dominarem todos os aspectos de um produto, suas características, vantagens em relação aos concorrentes, como derrubar objeções, dentre outros.

Como é perceptível, não dá para fazer todos os treinamentos de uma única vez. É necessário entender qual é o treinamento que mais de adequa ao seu time e focar nele, passando para os outros logo depois.

3. Escolha as ferramentas certas para o treinamento a distância da equipe de vendas

Uma das maneiras de saber como treinar uma equipe de vendas a distância é escolher as ferramentas certas para o treinamento.

O mais indicado é fazer uma conferência ao vivo para que o seu time possa tirar dúvidas na hora e esclarecer questões.

Para isso, é possível usar o Hangout, o Skype ou o Zoom.

No caso de você precisar de elementos visuais, como imagens e slides de PowerPoint, por exemplo, o Hangout é a melhor opção.

Para uma sessão com poucas pessoas, o Skype pode servir adequadamente. Já o Zoom é a melhor ferramenta caso o seu time seja composto por muitos profissionais.

4. Realize aulas teóricas com convidados especializados em várias areas

Uma das maneiras de aproveitar as ferramentas a distância para fazer o treinamento do seu time é focar em aulas teóricas.

No entanto, não vale a pena apenas passar conhecimentos. É importante explorar a videoconferência para conseguir tirar o melhor dela.

Por isso, convide alguns especialistas em várias áreas para ajudar os seus vendedores a tirarem dúvidas e solidificarem os conhecimentos.

Por exemplo, suponha que o seu time tenha aprendido sobre neurovendas e sua aplicação prática. Que tal levar um especialista na área para tirar dúvidas e passar mais conhecimento?

5. Faça acompanhamentos práticos com os membros do seu time de vendas

Uma das maneiras de usar as ferramentas de videoconferência para tirar o melhor dos seus vendedores é fazer acompanhamentos.

No caso, seria interessante que o seu vendedor abrisse duas chamadas ao mesmo tempo: uma com você e outros professores e outra com o cliente. Então, enquanto ele negocia, você poderia acompanhar e dar dicas por escrito ou tomar notas.

No fim do dia, depois de todos os vendedores tentarem colocar as dicas em prática, seria interessante uma rodada de conversa para que todos possam analisar os desempenhos e aprender como podem melhorar.

E aí, descobriu como poderá treinar sua equipe de vendas a distância? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!