O governo é um dos maiores compradores do país, com bilhões no orçamento para gastar em licitações. Por isso, são muitas as empresas que brigam pelos contratos e buscam vencer as concorrências. E o Marketing Institucional pode ser uma poderosa ferramenta para isso.

Essa forma de marketing conta com muitas particularidades, mas a principal é posicionar a empresa como uma autoridade no mercado e garantir que esteja tudo em ordem. Por isso, é uma força útil para licitações.

Quer saber como o Marketing Institucional pode ajudar a conseguir mais licitações? Então siga a leitura do artigo até o fim!

O que é o Marketing Institucional?

O Marketing Institucional é um conjunto de técnicas que visa auxiliar a empresa a construir uma imagem perante as outras pessoas. No entanto, ao contrário do branding, o Institucional não pretende apenas trabalhar com os clientes ou futuros clientes, mas também com todas as outras pessoas que interagem com a empresa: funcionários, stakeholders e o próprio governo.

Dessa forma, podemos definir o Marketing Institucional como a ferramenta que permite a companhia se apresentar para todos os tipos de público de uma maneira controlada e causar a impressão que deseja perante todos os tipos de públicos.

Como o Marketing Institucional pode ajudar a conseguir mais licitações?

Existem diversos elementos que contam como fatores de desempate para a vitória de uma empresa em uma licitação. Por exemplo, o principal elemento é sempre o quão bem a companhia consegue cumprir os requisitos do edital.

No entanto, existem também outros elementos que contribuem para que uma empresa seja a escolhida para a realização do trabalho necessário. Um deles é a sua condição de idoneidade e respeitabilidade no mercado.

Uma empresa com boas práticas, notório saber técnico e que consegue comunicar tudo isso ao mercado, incluindo o governo, tem mais facilidades para ganhar licitações pois os avaliadores sabem que a companhia tem de fato condições para cumprir com o que foi prometido na proposta e realizar o trabalho necessário.

Desse modo, o Marketing Institucional ajuda a empresa a alcançar uma taxa de sucessos maior no campo das licitações.

Outro elemento que contribui para aumentar o sucesso da empresa em licitações é ter funcionários que vestem a camisa e estão dispostos a dar 110% de garra para cumprir projetos e prazos.

Isso só é possível se houver um engajamento positivo da companhia com os funcionários. Dessa forma, é possível confiar que eles farão ótimos trabalhos, cumprirão prazos e permitirão que a empresa possa participar de mais editais.

Para melhor usar essa ferramenta, opte pela produção de vídeo institucional, de modo a comunicar adequadamente as novidades da companhia para os trabalhadores e acionistas.

O vídeo institucional é importante pois ajuda a melhor engajar o público, já que memorandos ou e-mails não conseguem prender a atenção tão bem quanto um vídeo. Desse modo, o mais adequado é o audiovisual, que é capaz de passar melhor a mensagem e ter mais atenção dos funcionários.

Quais outras dicas para conseguir vender para o governo?

Só produzir Marketing Institucional e vídeos internos não é o suficiente para garantir a vitória em mais editais. Eles ajudam, claro, mas é necessário ter uma estratégia completa voltada para isso ou a sua empresa não conseguirá fechar os negócios com o governo que deseja.

Em primeiro lugar, é importante que a empresa tenha uma estrutura interna focada em vencer editais. Não adianta apenas fazer propostas “quando possível”. É essencial ter um time dentro da companhia cujo único foco seja na obtenção de vitórias em licitações.

Essa equipe deverá analisar todos os editais disponíveis e trabalhar de modo a conquistar o maior número de vitórias possíveis em licitações para a empresa. Deverão se especializar na parte jurídica da questão, além de dominar a apresentação e formulação de propostas por parte da companhia.

Isso é essencial pois muitos empresários pequenos tendem a fazer “loucuras” para conseguir um contrato com o governo e acabam prometendo o que não podem cumprir. Desse modo, a empresa acaba se complicando e se sujando perante à Administração Pública, tendo mais problemas para vencer editais.

Além disso, se o time for especializado no assunto, ele saberá como ler os detalhes de cada edital e entender exatamente o que o governo quer naquela licitação. Muitas empresas não conseguem vencer licitações pois não compreendem perfeitamente o que é pedido. Por causa disso, sofrem para conseguir montar uma proposta adequada e são eliminados do edital por não cumprir os requisitos mínimos.

Seguindo essas dicas e fazendo um trabalho consciente de Marketing Institucional, incluindo projetos em vídeo e outros, sua empresa não terá problemas para conseguir vitórias em licitações e começar a colecionar contratos com o governo. Assim, lucrará mais e terá uma estabilidade financeira mais adequada para conseguir crescer de forma sustentável.

E aí, gostou das nossas dicas? Então não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.