Curta e Compartilhe!

Conhecimento

Como manter o sono em dia: dicas essenciais

Publicado

on

Mentes Blindadas no Google News

Manter o sono em dia está longe de ser uma tarefa fácil, não é mesmo? A correria do dia a dia é a principal vilã de uma boa noite de sono. Porém, existem algumas técnicas naturais que você pode aplicar para melhorar esse problema.

Leia o conteúdo até o final!

Veja como aprender mais sobre:

Sono em dia é sinônimo de hábito

O hábito é um poderoso aliado em nossa vida. É por meio dele que nos tornamos quem somos, tanto nos aspectos positivos quanto nos negativos.

Para manter o sono em dia, portanto, basta fazer com que dormir certo se torne um hábito. No entanto, é mais fácil falar do que fazer. Incrementar um novo hábito leva tempo (no mínimo 21 dias), mas é possível com persistência.

Marque um horário para ir para cama. Procure respeitar esse horário todos os dias por, no mínimo, três semanas a fio. Sempre que se deitar mais tarde, recomece a contagem.

Evite comer antes de ir para cama

Ir dormir de barriga cheia também é um empecilho para quem quer manter o sono em dia. Nem sempre há efeitos colaterais dessa prática, mas os mais comuns são dificuldade para dormir, pesadelos e sono picado.

O ideal é comer cerca de 2 horas antes de ir para cama. Além disso, evitar comidas pesadas também é uma forma de assegurar uma noite tranquila. É recomendado que o jantar seja leve e, se possível, majoritariamente composto de salada.

Faça uma “higiene” do sono

A higiene do sono nada mais é do que facilitar para que a vontade de dormir se manifeste. Dessa forma, todos os detalhes devem ser levados em consideração. Aliás, criar um ritual (conjunto de padrões repetitivos) para dormir vale muito a pena.

AS Últimas Notícias

Receba diariamente nossa newsletter em seu email

Invalid email address

A ideia aqui é propiciar o sono. Assim, pode ser que tomar um banho frio (banho quente atrapalha), escovar os dentes, arrumar a cama para dormir e deitar-se já resolva seu problema de insônia.

Você pode planejar seu dia seguinte antes de ir dormir. Isso ajuda com a ansiedade, caso ela seja um obstáculo para você.

Cuide das condições do seu quarto

Seu quarto deve estar nas melhores condições possíveis para sua noite de sono. Então, você precisa ficar atento aos seguintes itens: as luzes precisam ser desligadas, não deve conter sons, a temperatura deve estar ajustada e demais detalhes do gênero.

Você pode manter um abajur ligado, mas o ideal é desligar todas as fontes de luz em seu quarto. Isso facilita a produção de melatonina, também conhecida como hormônio do sono; ela não entra em ação enquanto nossos olhos captam luz ambiente.

O colchão é seu melhor amigo

O colchão tem importância crítica para manter o sono em dia. É ele quem vai oferecer conforto ao seu corpo ao longo da noite.

Além disso, o colchão também serve para ajustar sua postura durante o sono. Um colchão velho, portanto, pode causar até mesmo problemas de coluna. Invista em um colchão de qualidade e seu sono com certeza vai melhorar bastante.

Não coloque música para dormir

Mesmo quando utilizamos músicas suaves e calmas, ainda temos um problema grave com essa prática: ela não permite que nosso cérebro descanse por completo. De fato, os sons vão estimular sua atenção, assim como seu sistema de defesa, impedindo um repouso completo.

Não durma com a TV ligada

A TV é ainda pior do que as músicas para dormir: além de estimular a parte auditiva do seu cérebro, também atua na parte visual. Além disso, você pode configurar uma lista de reprodução calma em seu aplicativo de música, mas não pode garantir os programas que vão passar na TV.

Dessa forma, os sons e o brilho da TV podem mudar bruscamente no meio da noite, correndo o risco de até te acordar.

Comentar

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ECONOMIA

TECNOLOGIA

noticias

plugins premium WordPress
Entenda: caso Bruno e Dom Philips