A importância de um ambiente saudável no trabalho não influencia somente na qualidade de vida dos funcionários e colaboradores, mas também no crescimento da empresa como um todo.

Isso porque um bom ambiente de trabalho aumenta significativamente a produtividade e diminui o absenteísmo dos funcionários, promovendo maior agilidade e eficiência nas atividades corporativas e, consequentemente, aumento nos resultados da empresa.

Saiba mais sobre o assunto neste artigo!

Qual a importância de um ambiente saudável no trabalho?

Com um ambiente de trabalho organizado, não hostil e motivador, os funcionários conseguem entender e desempenhar suas funções da melhor maneira possível, entregando o trabalho esperado pela empresa.

Muitos empreendedores ainda acham que a falta de motivação na equipe é somente por conta da insatisfação com salário ou benefícios, mas esquecem que o problema pode estar no próprio ambiente de trabalho no qual os colaboradores estão inseridos.

Um ambiente de trabalho saudável, livre de estresse e conflitos e que proporcione todas as ferramentas necessárias para que o funcionário desempenhe suas funções, garante menos distrações e muito mais eficiência (e motivação) para que o mesmo realize suas atividades.

Além disso, segundo a OMS, é importante haver um ambiente de trabalho saudável por três motivos:

Direitos humanos

A empresa precisa manter a ética empresarial. Atualmente, estamos cada vez mais preocupados com os Direitos Humanos, portanto, é fundamental garantir que o funcionário seja respeitado em sua função, não importa a área de atuação.

É uma decisão inteligente

Como já mencionamos, é questão de lógica relacionar a felicidade de seus funcionários aos bons resultados da empresa. Se queremos melhores resultados, devemos garantir o que é necessário para o conforto no ambiente de trabalho.

É legal

Atualmente existem leis específicas que regulamentam o funcionamento do ambiente de trabalho, principalmente relacionadas à segurança e a ergonomia. Respeitar essas leis é garantir que sua empresa avance na legalidade.

Dicas para um ambiente de trabalho saudável

Segundo a OMS, um bom ambiente de trabalho é aquele onde chefias e trabalhadores colaboram juntos para a implementação de um processo de melhoria contínua que proteja e promova a saúde, segurança e bem-estar de todos e a sustentabilidade no local de trabalho.

Com base nisso, segue algumas dicas para promover um ambiente de trabalho saudável e confortável:

Estimule a transparência e comunicação

O controle de fluxo de informação entre setores/departamentos e entre os funcionários é imprescindível. Funcionários mal informados ficam desgastados, estressados e insatisfeitos.

Crie comitês e espaços para incentivar a comunicação e permitir que os funcionários falem e deem feedbacks, mostre que sua empresa é transparente e que valoriza a participação de seus colaboradores.

Deixe o RH aberto sempre para sugestões ou reclamações, mostrando que a empresa deseja ajudar em qualquer problema que a equipe venha a ter.

Organize happy hours

Promova ações que não estejam diretamente ligadas ao trabalho. Organize eventos e encontros fora do trabalho para que a equipe possa se conhecer. Isso aumenta a confiança e mostra que a empresa valoriza seus colaboradores.

Promova o bom-humor

Se você é gestor/gerente, estimule também o bom-humor – você pode aprender piadas saudáveis e contar para o seu time e promover a descontração, ser simpático, cumprimentar com um sorriso. O bom-humor torna o ambiente mais leve e torna as pessoas mais receptivas.

Promova um ambiente de trabalho ergonômico e confortável

Segundo pesquisas nos EUA, ter um ambiente de trabalho físico confortável é a terceira maior preocupação dos funcionários.

Sendo as queixas mais comuns a falta de uma boa iluminação no escritório, mesas e cadeiras desconfortáveis, salas com temperaturas desreguladas, falta de ventilação e luz natural.

Promover um ambiente de trabalho ergonômico e confortável não só diminui o risco de doenças ocupacionais, como garante menos distrações com desconfortos, permitindo ao funcionário concentração total em suas atividades.

Além de motivar os colaboradores a irem trabalhar, diminuindo as taxas de absenteísmo.