condominio
Condominium in a big City and blue sky

Atualmente, é seguro dizer que a terceirização de portaria é tendência entre empresas e condomínios que necessitam de pelo menos um profissional na portaria para controlar o fluxo de entrada e saída de pessoas.

Especialmente útil para lugares que contam com funcionamento 24 horas por dia, a terceirização de portaria apresenta vantagens muito interessantes para a gestão dos estabelecimentos.

No entanto, se você não entende por que a terceirização de portaria é tendência, este artigo foi feito para você. Siga a leitura e compreenda se o recurso é interessante para a sua empresa ou condomínio!

O que é a terceirização de portaria?

A terceirização é um processo jurídico que consiste na contratação de uma pessoa jurídica por outra empresa para a realização de uma tarefa específica.

Por exemplo, quando uma empresa, suponha que um banco, precisa de um serviço de segurança, ela tem duas opções: pode contratar profissionais treinados para trabalhar no regime CLT ou contratar o serviço de alguma pessoa jurídica que ofereça segurança.

Quando a segunda opção é a escolhida, dizemos que houve uma terceirização da segurança.

Até a Reforma Trabalhista de 2017, a terceirização de funções poderia ser realizada apenas em trabalhos que não eram considerados a atividade-fim da empresa. Ou seja: somente em funções que não estivessem relacionadas ao objetivo de ser da companhia.

Um restaurante não poderia terceirizar os seus cozinheiros. No entanto, poderia terceirizar os manobristas e equipe de limpeza.

Por causa disso, se tornou comum a presença de empresas especializadas no oferecimento de serviço que não é de atividade-fim para companhias, como limpeza, segurança e portaria.

O serviço de terceirização de portaria é, portanto, a contratação de uma empresa para realizar a função de portaria de um condomínio ou empresa. O porteiro, ou os porteiros, é contratado dessa empresa e somente presta serviço alocado em algum condomínio ou companhia.

Como ela funciona?

O serviço de terceirização de portaria é tendência pois é muito flexível. Existem muitas formas de que seja possível terceirizar a portaria de um condomínio ou de uma empresa específica.

Por isso, o mais recomendado é que a empresa ou condomínio que queira terceirizar a sua portaria procure pelo tipo de serviço mais adequado para as suas necessidades.

Por exemplo, o modelo de terceirização clássico consiste na alocação de uma equipe de porteiros 24 horas por dia no condomínio ou empresa. Basicamente, os porteiros são contratados pela prestadora de serviço e executam suas funções na sede da contratante.

Eles seguem uma escala pré-determinada e assumem o comando técnico da portaria, junto com todas as funções que são geradas a partir daí: recebimento de encomendas, registro de visitantes e tudo mais.

Ao mesmo tempo, existe a terceirização via portaria virtual. Nesse sistema, não há porteiro alocado na empresa sede, mas sim um equipamento eletrônico que controla a entrada e saída de pessoas.

Para entrar ou sair, usa-se um equipamento eletrônico que abre a tranca digital ou programa-se a biometria para abrir as portas. Por exemplo, em um condomínio, os moradores podem entrar apenas com suas impressões digitais.

No entanto, para visitantes ou entregadores de comida, é necessário tocar o interfone e ser atendido por uma central, que presta serviços para vários condomínios ao mesmo tempo.

Dessa forma, a central entrará em contato com o apartamento que será visitado e liberará a abertura dos portões mediante autorização.

Quais as vantagens e por que a terceirização de portaria é tendência?

A terceirização de portaria é uma tendência atual pois fornece o serviço que empresas e condomínios precisam com mais vantagens do que se fossem contratados porteiros no regime CLT para a função.

Por exemplo, uma empresa que precisa de portaria 24 horas por dia não pode ter somente um porteiro ao mesmo tempo, especialmente se a função exigir rondas noturnas (como em uma fábrica).

Assim, são necessários dois porteiros a todo tempo. Em uma jornada de 24 horas por dia, são necessários no mínimo 3 turnos. Sem falar nas folgas de semana, o que exige no mínimo uma dupla só para as folgas. São, portanto, 8 porteiros no regime CLT. Contando os salários e benefícios, sai muito caro.

As empresas que prestam esse serviço conseguem baratear os custos pois a mesma equipe presta serviços a mais de um condomínio ou empresa. Assim, quando não trabalham na empresa X, estão no condomínio Y.

Por causa disso, o custo por hora de cada porteiro diminui, o que permite oferecer um serviço mais em conta para a empresa contratante.

Além disso, por ser um serviço especializado, os porteiros contam com formação específica, familiaridade com a tecnologia e, em muitos casos, treinamento de segurança, o que garante mais vantagens para os contratantes.

Deu para entender por que a terceirização de portaria é tendência em empresas e condomínios pelo Brasil, não é mesmo? Com tantas vantagens assim, ficam óbvias as razões em contratar esse serviço.

E aí, ficou convencido de que pode ser o melhor terceirizar a portaria do seu condomínio ou empresa? Comente abaixo com a sua opinião!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.