Curta e Compartilhe!

Geral

Terceirização de portaria é tendência em empresas e condomínios

Publicado

on

condominio

Atualmente, é seguro dizer que a terceirização de portaria é tendência entre empresas e condomínios que necessitam de pelo menos um profissional na portaria para controlar o fluxo de entrada e saída de pessoas.

Especialmente útil para lugares que contam com funcionamento 24 horas por dia, a terceirização de portaria apresenta vantagens muito interessantes para a gestão dos estabelecimentos.

No entanto, se você não entende por que a terceirização de portaria é tendência, este artigo foi feito para você. Siga a leitura e compreenda se o recurso é interessante para a sua empresa ou condomínio!

O que é a terceirização de portaria?

A terceirização é um processo jurídico que consiste na contratação de uma pessoa jurídica por outra empresa para a realização de uma tarefa específica.

Por exemplo, quando uma empresa, suponha que um banco, precisa de um serviço de segurança, ela tem duas opções: pode contratar profissionais treinados para trabalhar no regime CLT ou contratar o serviço de alguma pessoa jurídica que ofereça segurança.

Quando a segunda opção é a escolhida, dizemos que houve uma terceirização da segurança.

Até a Reforma Trabalhista de 2017, a terceirização de funções poderia ser realizada apenas em trabalhos que não eram considerados a atividade-fim da empresa. Ou seja: somente em funções que não estivessem relacionadas ao objetivo de ser da companhia.

Um restaurante não poderia terceirizar os seus cozinheiros. No entanto, poderia terceirizar os manobristas e equipe de limpeza.

Por causa disso, se tornou comum a presença de empresas especializadas no oferecimento de serviço que não é de atividade-fim para companhias, como limpeza, segurança e portaria.

O serviço de terceirização de portaria é, portanto, a contratação de uma empresa para realizar a função de portaria de um condomínio ou empresa. O porteiro, ou os porteiros, é contratado dessa empresa e somente presta serviço alocado em algum condomínio ou companhia.

Como ela funciona?

O serviço de terceirização de portaria é tendência pois é muito flexível. Existem muitas formas de que seja possível terceirizar a portaria de um condomínio ou de uma empresa específica.

Por isso, o mais recomendado é que a empresa ou condomínio que queira terceirizar a sua portaria procure pelo tipo de serviço mais adequado para as suas necessidades.

Por exemplo, o modelo de terceirização clássico consiste na alocação de uma equipe de porteiros 24 horas por dia no condomínio ou empresa. Basicamente, os porteiros são contratados pela prestadora de serviço e executam suas funções na sede da contratante.

Eles seguem uma escala pré-determinada e assumem o comando técnico da portaria, junto com todas as funções que são geradas a partir daí: recebimento de encomendas, registro de visitantes e tudo mais.

Ao mesmo tempo, existe a terceirização via portaria virtual. Nesse sistema, não há porteiro alocado na empresa sede, mas sim um equipamento eletrônico que controla a entrada e saída de pessoas.

Para entrar ou sair, usa-se um equipamento eletrônico que abre a tranca digital ou programa-se a biometria para abrir as portas. Por exemplo, em um condomínio, os moradores podem entrar apenas com suas impressões digitais.

No entanto, para visitantes ou entregadores de comida, é necessário tocar o interfone e ser atendido por uma central, que presta serviços para vários condomínios ao mesmo tempo.

Dessa forma, a central entrará em contato com o apartamento que será visitado e liberará a abertura dos portões mediante autorização.

Quais as vantagens e por que a terceirização de portaria é tendência?

A terceirização de portaria é uma tendência atual pois fornece o serviço que empresas e condomínios precisam com mais vantagens do que se fossem contratados porteiros no regime CLT para a função.

Por exemplo, uma empresa que precisa de portaria 24 horas por dia não pode ter somente um porteiro ao mesmo tempo, especialmente se a função exigir rondas noturnas (como em uma fábrica).

Assim, são necessários dois porteiros a todo tempo. Em uma jornada de 24 horas por dia, são necessários no mínimo 3 turnos. Sem falar nas folgas de semana, o que exige no mínimo uma dupla só para as folgas. São, portanto, 8 porteiros no regime CLT. Contando os salários e benefícios, sai muito caro.

As empresas que prestam esse serviço conseguem baratear os custos pois a mesma equipe presta serviços a mais de um condomínio ou empresa. Assim, quando não trabalham na empresa X, estão no condomínio Y.

Por causa disso, o custo por hora de cada porteiro diminui, o que permite oferecer um serviço mais em conta para a empresa contratante.

Além disso, por ser um serviço especializado, os porteiros contam com formação específica, familiaridade com a tecnologia e, em muitos casos, treinamento de segurança, o que garante mais vantagens para os contratantes.

Deu para entender por que a terceirização de portaria é tendência em empresas e condomínios pelo Brasil, não é mesmo? Com tantas vantagens assim, ficam óbvias as razões em contratar esse serviço.

E aí, ficou convencido de que pode ser o melhor terceirizar a portaria do seu condomínio ou empresa? Comente abaixo com a sua opinião!

Comentar

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Curiosidades

Cuidados com o pet: 5 formas de prevenir doenças

Publicado

on

É fundamental saber quais são as formas de prevenir doenças nos pets, não é mesmo? Todo tutor deve conhecer o que pode ser feito para que os animais não fiquem doentes, afinal, ninguém deseja isso para os bichinhos.

Prevenir-se de um problema é muito melhor do que lidar com as possíveis consequências, principalmente quando o assunto é a saúde do pet.

Felizmente, para os donos de animais de estimação, é possível contar com várias alternativas de prevenção para diferentes tipos de problemas de saúde, logo, há várias formas de cuidados com o pet.

Quer saber de que maneira você pode prevenir o seu animal de doenças? Acompanhe esse artigo com bastante atenção.

Boa leitura!                                                                                                          

Tudo que você precisa entender sobre as formas de prevenir doenças nos pets

Entender tudo sobre os cuidados com animais domésticos é o passo ideal para que o bem-estar do pet seja garantido, justamente por isso, é indispensável conhecer as medidas de prevenção de doenças e de qualquer complicação que possa afetar os bichinhos.

1 – A higienização é prevenção de doenças

Uma das principais formas de prevenir doenças nos pets é a higienização, já que inúmeras doenças poderão ser evitadas quando a higiene do animal se encontra em dia.

Entenda que o banho previne o acúmulo de sujeira que pode causar as infecções graves, ademais, ao dar banho no pet você consegue analisar todo corpo do bicho, logo, garante a eliminação de:

  • Carrapatos;
  • Alergias;
  • Machucados;
  • Pulgas.

Viu só? O simples ato de dar banho poderá prevenir vários possíveis problemas.

2 – Não esqueça de manter a vacinação em dia

Outro cuidado com os animais domésticos essencial é a vacinação, já que é a forma mais segura de eliminar qualquer chance de epidemia e contribui muito para a qualidade de vida do pet.

O animal de estimação que não está com a carteira de vacinação em dia, fica impedido de frequentar espaços públicos, hospedar em hotéis e de viajar.

Sendo assim, busque ajuda com um veterinário local para entender melhor sobre o processo de vacinação e garanta a saúde do pet.

3 – Forneça ração de qualidade

Nunca esqueça que a ração de qualidade irá proporcionar todas as vitaminas e nutrientes que o animal necessita, portanto, forneça sempre a ração adequada para o seu pet.

Muitas pessoas não sabem, mas a ração correta é uma das principais formas de prevenir doenças nos pets, desta maneira, é essencial que você o alimente corretamente e garanta a dieta balanceada.

4 – Exercícios físicos para pet

O incentivo frequente de atividades físicas para cachorro e gato pode evitar diversas complicações, tanto em questões físicas, como também de questões mentais.

Saiba que os animais obesos poderão sofrer com diversos problemas:

  • Nos ossos;
  • Nos músculos;
  • De diabetes.

Portanto, é imprescindível a necessidade de exercícios físicos.

Esse é um dos cuidados com pet, pois quando o animal fica muito tempo sozinho ou parado ele poderá sofrer com a depressão, logo, isso afeta a sua vitalidade.

5 – Cuidados no inverno

Uma das dicas de cuidados para os pets no inverno é evitar que o pelo do animal seja tosado durante esse período de frio, pois o pelo é essencial na retenção de calor.

Além disso, preste bastante atenção no abrigo do seu pet, isso significa que se ele não fica dentro de casa, é necessário que haja atenção no lugar que ele vive.

Mantenha-se em contato com um especialista

Jamais deixe de ter contato com um veterinário, pois ele poderá te indicar e conscientizar sobre as formas de prevenir doenças nos pets, portanto, se você precisar de algum procedimento, tratamento, farmácia de manipulação veterinárias, esse profissional irá te auxiliar.

Gostou do artigo? Compartilhe-o!

Continuar lendo

TECNOLOGIA

CONHECIMENTO

NOTÍCIAS POPULARES