Em tempos de pandemia e quarentena, a preocupação com a saúde mental se torna tão grande quanto com a saúde física. O sentimento de incerteza, preocupação constante e o isolamento da rotina que estamos habituados muitas vezes se tornam brechas por quais a tristeza e o desânimo surgem.

Nesses momentos é importante não deixar se abalar, buscando amparo na fé e nas práticas que podem fortalecê-la para que você esteja sempre próximo de Deus. A leitura é uma dessas práticas que podem te ajudar durante a quarentena não só neste propósito, mas também para manter a saúde mental em dia e encontrar paz e refúgio em momentos de aflição.

Pensando nisso, a seguir vamos te apresentar algumas sugestões de leituras para que você possa passar pela quarentena com mais qualidade de vida, aproveitando para aprender e se aproximar ainda mais da sua fé e dos ensinamentos bíblicos. Vamos lá?

1 – BÍBLIA DE ESTUDOS

Você sabe a diferença de uma bíblia para uma bíblia de estudos? Basicamente, uma bíblia de estudo serve como um “guia” para facilitar a compreensão das escrituras sagradas. Elas são frutos do árduo trabalho de diversos especialistas, como teólogos, pastores, seminaristas, entre outros. Assim, de maneira resumida, a bíblia de estudos contém, além das escrituras de uma bíblia convencional, uma série de análises, notas, referências, mapas e comentários relacionados aos textos.

Existem diversas versões de bíblias de estudos, que possuem algumas diferenças entre si. As mais conhecidas são a Bíblia de Estudo NVI, a King James, a Bíblia de Estudos Thompson, a Bíblia de Estudos NAA e, por fim, a Bíblia de Estudos da Mulher.

O fato é que, em tempos de pandemia, como o que vivemos agora, você pode absorver ainda mais as mensagens e lições da bíblia por meio das orientações disponíveis na versão de estudo.

2 – A CRIANÇA DIGITAL – GARY CHAPMAN E ARLENE PELLICANE

“A Criança Digital – Ensinando seu filho a encontrar equilíbrio no mundo virtual” é o mais novo livro do escritor e antropólogo Gary Chapman, que se tornou mundialmente conhecido pela sua obra “As 5 Linguagens do Amor”, em parceria com Arlene Pellicane, escritora e apresentadora do Happy Home Podcast. Confira a sinopse do livro:

“Leia as perguntas abaixo: se uma ou mais das questões preocupa, este livro foi escrito pensando em você.

– A tecnologia está unindo ou desunindo sua família?

– Quais são suas preocupações em relação ao tempo que seu filho passa diante das telas?

– Qual a idade ideal para uma criança ter contato com celular, tablet ou computador?

– Devo estabelecer regras para o uso de aparelhos eletrônicos?

– Como ensinar aos filhos a diferença entre conteúdo próprio e impróprio?

– O tempo que seu filho dedica ao mundo digital está interferindo em sua interação com as pessoas?

– As facilidades da tecnologia têm gerado um comportamento impaciente em seu filho?

A criança de hoje nasce digital. Se é verdade que a tecnologia apresenta muitas vantagens, é igualmente verdadeiro que o mau uso ou o uso excessivamente precoce traz inúmeras preocupações para os pais.

A boa notícia é que existem maneiras de equilibrar tecnologia, família e sociabilidade. Descubra através das sugestões de dois renomados especialistas em relacionamentos familiares.”

3 – ESCOLHAS INTELIGENTES PARA MELHORAR SUA VIDA – DEVI TITUS

Devi Titus é uma das mais consagradas escritoras cristãs da América do Norte. Famosa pelos seus títulos que abordam diversos temas relacionados à saúde emocional, bem-estar e família dentro da ótica cristã, “Escolhas Inteligentes para Melhorar Sua Vida” é o seu mais novo livro. Confira a sinopse:

Em Escolhas inteligentes para melhorar sua vida, Devi Titus, prestigiada autora e conferencista internacional, compartilha sua experiência adquirida em mais de 50 anos de casamento e em sua longa e bem-sucedida jornada ministerial. Na obra, Devi apresenta princípios transformadores que ajudarão a leitora a desfrutar de uma vida verdadeiramente abundante e a alcançar um novo patamar de bem-estar e êxito pessoal.