carro vermelho

Todo motorista sabe que é necessário ter cuidados com o carro no verão. Isso porque o clima da época, especialmente em alguns estados do Brasil, é muito danoso para os veículos.

Além do clima em si, composto de um calor muito acima da média e grandes pancadas de chuva, ainda existem os hábitos de férias, como ir para o litoral, o que representa uma outro cenário ainda.

Por isso, confira abaixo quais os principais cuidados com o carro no verão e garanta que o seu automóvel estará em boas condições entre dezembro e março!

1. Cuidado com os efeitos da maresia se for para o litoral

Quem já mora no litoral, sabe que é necessário cuidar para que o carro não sinta os efeitos da maresia. Já para quem vai passar alguns dias de férias por lá, especialmente na época do Carnaval, é preciso se adaptar.

A maresia afeta vários aparelhos e dispositivos perto do mar, especialmente os carros. O ar fica carregado de umidade com partículas de sal, que podem entrar dentro do sistema elétrico do automóvel e começar a enferrujar as partes mais importantes do automóvel.

A melhor maneira de cuidar do veículo nesse caso é tentar comprar filtros adequados para combater a maresia e evitar a exposição do veículo ao ar carregado de umidade. Por exemplo, sempre mantenha-o em garagens internas, em vez de ficar com ele estacionado no calçadão da praia.

2. Tenha atenção com onde você estaciona o seu carro no verão

Todo brasileiro conhece o padrão de dia no verão. De manhã, já começamos a sentir um calor enorme. Nem são 10 da manhã e a temperatura já passa dos 30 graus. Vem o meio dia e, durante a tarde, o dia chega ao pico de 35 graus aproximadamente.

No entanto, às 4:30 da tarde, mais ou menos, o céu começa a escurecer, sentimos um vento e o incomparável cheiro de chuva. Às 5h, quase que em ponto, cai uma tempestade de verão que dura, no máximo, 30 minutos.

Essa meia-hora, no entanto, é essencial. Se o seu carro estiver estacionado em um lugar onde alaga, você pode perder o veículo. Por isso, não corra riscos durante o verão: cuidado com onde vai parar o automóvel.

3. Hidratar os bancos é um dos cuidados com o carro no verão

Os bancos de couro estão entre os acessórios opcionais mais buscados nos carros, mesmo aqueles populares como o Chevrolet Onix ou o Hyundai HB20. No entanto, os bancos de couro sofrem com o calor do verão, ficando desidratados e pouco confortáveis.

Para evitar o ressecamento do banco e impedir manchas de Sol, é necessário passar um hidratante próprio para bancos de couro ou algum produto similar feito à base de silicone. No entanto, verifique se o produto não conta com ingredientes alergênicos antes de aplicá-lo no banco do seu carro.

Também veja qual é a periodicidade de aplicação do hidratante durante o verão. Normalmente, cada fabricante de produtos costuma listar a periodicidade ideal para o seu hidratante.

4. Utilize painéis refletores para diminuir a temperatura do carro

Um dos principais problemas do verão para os motoristas é a temperatura interna do carro. Um estudo da revista Auto Esporte mostrou que um carro no sol pode chegar até à 64 graus Celsius durante o verão. Fica insuportável!

Isso acontece porque a luz tem força para entrar no carro pelo vidro, mas perde potência lá dentro. Assim, não consegue sair do carro, que começa a funcionar mais ou menos como um forno mesmo, conservando o calor interno.

Por isso, uma boa ideia é utilizar painéis refletores nas janelas do automóvel, de modo a afastar a luz do Sol e garantir uma boa temperatura interna para o automóvel.

5. Cuide dos pneus durante o calor do verão

Os pneus são feitos de borracha e, por isso, são muito sensíveis ao calor. Especialmente durante o verão, ele sofre ainda mais com o calor. Isso porque o pneu é “atacado” de dois lados: um do Sol, como todos nós, mas o outro é pelo asfalto quente, que passa o dia inteiro conservando calor.

Portanto, cuide bem dos seus pneus, evite-os deixar estacionado no asfalto quente e tome especial cuidado com a calibragem da peça, já que a borracha deforma no verão e pode deixar escapar um pouco de ar. Um pneu pouco calibrado roda com mais dificuldade e pode aumentar seu gasto com gasolina em até 20%!

Se a peça não resistir ao calor, procure uma boa loja para comprar pneus. Verifique se o modelo que você pretende comprar é adequado para o seu automóvel. Por exemplo, os pneus para HB20 são diferentes dos modelos indicados para o Chevrolet Onix, Volkswagen Polo ou Renault Kwid.

Com esses 5 cuidados com o carro no verão, seu automóvel conseguirá passar o período de calor com tranquilidade e sem sofrer muitos danos. Depois, no outono, a temperatura já fica mais amena e o veículo não exige tantos cuidados.

E aí, o que achou das nossas dicas? Comente abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.