Que tal aproveitar que está em casa e dar aquela repaginada na sua decoração? Além de ser uma ótima maneira de ocupar seu tempo livre, ainda garante um ar de novidade em seu lar.

Você não precisa fazer grandes mudanças para decorar sua casa. Na verdade, apenas mudar alguns móveis de lugar, por exemplo, já deixa o ambiente com outros ares. Caso prefira investir um pouco mais, você pode escolher novas cortinas, poltronas e demais peças de seu agrado.

Tudo é válido para não surtar em tempos de isolamento social, não é verdade? Veja algumas ideias para melhorar a decoração de seu lar.

Pinte uma parede

No nosso dia a dia, quase nunca reparamos no poder que as cores tem no ambiente. Porém, quando pintamos uma parede, ela fica fortemente destacada e chama bastante atenção.

Pintar uma parede da sua casa é uma decoração completa em um único ato. De fato, quando mudamos a cor de uma parede dentro de nosso lar, ela se destaca bastante e muda completamente a sensação no cômodo.

No entanto, não pinte de qualquer cor, pois pode ficar sem harmonia. Sempre faça um estudo de cores antes de tomar essa decisão. Ah! Mais uma coisa: evite cores carregadas, pois pode cansar as vistas.

Mude os móveis de lugar

Mudar os móveis de lugar é uma atividade surpreendente. Nós não nos damos conta de quantas maneiras diferente podemos dispor nossos móveis — até começar a mexer neles.

Um simples rearranjo de móveis pode alterar completamente a estética de um cômodo. Além disso, é possível ganhar até algum espaço extra, dependendo de qual estratégia utilizar para encaixar seus móveis.

Se está pensando em alterar a decoração de sua casa dessa forma, comece pelo cômodo onde você trabalha home office. Teste várias disposições e veja qual é a mais agradável para você. Quem disse que trabalhar deve ser algo desconfortável, não é mesmo?

Crie um painel de fotos

Um painel de fotos é um item incrível para ter em sua decoração. Para montá-lo, procure por fotos de viagens, festas, eventos especiais e as deixe juntinhas.

O painel de fotos tem um poder importante em nossa psique. Ao olharmos para ele, podemos retornar, mesmo que por um instante, a um momento de felicidade. Dessa forma, esse item é ótimo para nos livrar da depressão do isolamento social, pois nos dá esperança.

Você não precisa de muitos itens para montar um painel de fotos. Na verdade, algumas fotos e imãs já são o suficiente para criar um painel em sua geladeira. Lembre-se que é mais importante feito do que perfeito.

Faça uma composição de quadros

Você já viu uma composição de quadros? Elas são comuns principalmente em lugares estilizados e com personalidade, como barbearias masculina, pubs e casas de poker. Sabe o melhor de tudo? É fácil de criar uma composição de quadros!

O primeiro passo é decidir qual será a mensagem que sua composição de quadros vai passar aos visitantes. Você é do tipo punk? Gosta de gatinhos? Prefere revistas em quadrinhos? Escolha seu tema e compre alguns quadros.

Não existe um número exato de quadros que você pode utilizar, mas é recomendado pelo menos 5 de tamanhos diferentes. Após adquirir seus quadros, você precisa se tornar um cientista da decoração. Teste várias disposições diferentes no chão e só depois martele os pregos na parede. Com certeza vai fazer uma diferença enorme em sua casa.

Apresente suas coleções

Possuir objetos colecionáveis é uma atividade bastante comum e pode ser uma ótima forma de decorar sua casa.

A maioria dos colecionadores — principalmente de brinquedos — mantém sua coleção escondida. Dessa forma, seus itens ficam longe de olhinhos e mãozinhas sedentas por diversão, as quais podem facilmente estragar alguma peça.

Se você é uma dessas pessoas, tudo bem, mantenha seus itens escondidos. Caso contrário, dê um jeito de apresentá-los a todos que vieram até sua casa.

Uma ideia excelente é colocar sua coleção logo na porta da frente. Dessa forma, todas as visitas vão contemplar seu belo acervo de itens colecionáveis. O melhor de tudo é que essa peça de decoração sai praticamente de graça para quem já possui os itens.

Cuidado com as cortinas

Você tem muitas cortinas em sua casa? As cortinas podem ser consideradas como um dos itens que mais resume o cômodo, e por isso devem ser usadas com cautela.

Uma cortina robusta e cheia de detalhes, por exemplo, pode deixar o ambiente pesado e escuro. Já uma cortina fina e de cor clara por dar um ar de leveza; as persianas podem ser utilizadas para indicar um cômodo onde você costuma trabalhar.

O ideal é colocar as cortinas robustas na sala e nos quartos, as leves na cozinha e nos banheiros, e as persianas em seu escritório. Porém, isso é apenas uma sugestão e você pode fazer da forma de achar melhor.

Essas foram algumas dicas para decorar sua casa durante o isolamento social. No entanto, não se limite a isso: existem várias alterações legais que você pode fazer. Crie, experimente e invente à vontade.