Curta e Compartilhe!

Notícias

Benefícios do exercício físico para o coração: conheça os principais

Publicado

on

Nos últimos meses, o Brasil registrou uma triste realidade: o aumento de mortes causado por doenças cardiovasculares. A prática regular de atividade física pode ser uma grande aliada para diminuir esse número e mudar o cenário do país.

Pensando nisso, resolvemos listar neste artigo diversos benefícios do exercício físico para o coração. Provavelmente, após a leitura do texto, você terá mais força de vontade para encontrar uma atividade que combine com o seu perfil.

Então, não perca mais tempo. Continue lendo o artigo e tire todas as suas dúvidas.

Controle da pressão arterial

O exercício físico regular ajuda a manter o controle da pressão arterial. Isso é muito importante, especialmente porque a hipertensão é uma das doenças que mais provoca mortes cardíacas entre os pacientes.

É fundamental deixar claro que a atividade física não é responsável pelo controle de forma isolada. Além de exercitar o corpo, você deve evitar o fumo, diminui o consumo de álcool e administrar o estresse.

No cardápio, recomendamos aumentar a quantidade de frutas, hortaliças e laticínios que contém baixo teor de gordura. Outra dica interessante é diminuir o consumo de carne vermelha, doces e açúcar.

Para evitar problemas de saúde, você deve procurar uma nutricionista. Ela é a profissional mais indicada para construir um cardápio de acordo com o seu estilo de vida. Esqueça aquelas dietas malucas da internet, pois elas podem prejudicar o funcionamento do coração.

Melhora a capacidade cardiorrespiratória

A atividade física também melhora a capacidade cardiorrespiratória. Na prática, isso quer dizer que uma pessoa terá mais fôlego para fazer tarefas leves e intensas.

Se você sente cansaço nas pernas com frequência, dor, inchaço, dormência ou formigamento nos membros inferiores após a execução de tarefas diárias, recomendamos dobrar a atenção. Esses sinais podem identificar alguma doença no corpo.

Calma! Você não precisa se desesperar. O primeiro passo é procurar ajuda com um angiologista. Ele mostrará quais são os melhores tratamentos para o seu caso.

Painel metabólico do paciente sem problemas

Uma simples caminhada diária tem o poder de melhorar o seu painel metabólico. Trata-se de uma série de testes que são solicitados pelo médico. Ele mostra um panorama geral sobre o funcionamento dos rins, glicemia, eletrólitos e equilíbrio ácido-básico.

Se for identificado alguma anormalidade nos exames, o médico mostra para o paciente quais são as opções de tratamento mais recomendados para solucionar o problema.

Redução de peso

A obesidade é um dos principais vilões da nossa sociedade. Ela está presente em crianças, jovens, adultos e idosos.

Ela não pode ser ignorada. Pelo contrário, o excesso de peso aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, como: acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, diabetes e hipertensão

A atividade física ajuda na redução de peso e ainda diminui as chances de uma pessoa se tornar vítima das doenças cardiovasculares.

Percebeu o impacto que o exercício físico pode trazer para o seu coração? Sem dúvidas, esses benefícios servem como motivação extra para mexer o corpo, seja em casa ou em uma pracinha próxima a sua residência.

Nunca é demais lembrar que uma atividade física não se resume somente a musculação. Existem diversas opções que ajudam a fugir do sedentarismo. Dentre as mais comuns, encontra-se: treino funcional, pular corda, natação, bicicleta, corrida, jogar futebol, spinning, dança, step, crossfit, zumba e ballet fitness.

Uma rotina semanal de treino pode ser distribuída em cinco sessões diárias de 30 minutos ou três sessões de 50 minutos. Roupas leves e tênis ajudam a melhorar a performance, além de diminuir a chance de sofrer lesões durante a atividade. 

Após descobrir quais são os principais benefícios do exercício físico para o coração, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes que impactam em sua rotina.

Comentar

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Meio Ambiente

Brasil – Nível dos reservatórios devem continuar baixo nos próximos dias

Publicado

on


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

Relatório elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que todas as regiões do Brasil estão com os níveis dos reservatórios abaixo da média histórica. De acordo com a instituição, as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste se encontram em situação mais crítica.

A projeção é de que o Sudeste e o Centro-Oeste brasileiros terminem o mês de julho com os reservatórios apenas 26% da capacidade. Para a região Sul, a previsão é de que reservatórios fiquem com 45% da capacidade. O Nordeste, por sua vez, deve terminar o mês com 53% da capacidade, enquanto o Norte com 80%.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a crise hídrica não ocorre somente no Brasil, e que se trata de um processo de mudança climática. Ele pontuou, ainda, que o quadro não ocorre em todo o país, mas concentrada particularmente na região Centro-Oeste e no Sudeste.

A estimativa é de que o volume de chuvas do Brasil, em 2021, seja o menor dos últimos 90 anos. Inclusive, o governo iniciou uma campanha para o consumo consciente de água e luz. No entanto, a possibilidade de racionamento foi descartada.


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News
Continuar lendo

TECNOLOGIA

CONHECIMENTO

NOTÍCIAS POPULARES