Para uma empresa, é essencial saber como economizar recursos na produção industrial. Afinal, reduzir o consumo de recursos significa diminuir os custos e tornar a empresa mais competitiva.

Ao mesmo tempo, é uma boa maneira de contribuir com a redução da poluição e em manter uma indústria mais amigável ao meio-ambiente. Por exemplo, você sabia que apenas 3% de todo lixo no Brasil é reciclado? Um melhor aproveitamento industrial pode ajudar muito nessa métrica.

Quer aprender como economizar recursos na produção industrial? Então siga a leitura do artigo abaixo para ver algumas ideias!

4 ideias de como economizar recursos na produção industrial

1. Tenha planos de reciclagem de materiais

O primeiro ponto importante para aprender como economizar recursos na produção industrial é montar uma estratégia de reciclagem dentro da sua empresa. Isso é importante pois ajuda a diminuir os gastos do seu negócio.

Por exemplo, você sabia que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo? Pois é. A maior parte dessa produção de lixo vem do uso de plástico em empresas e indústrias.

Ter um sistema de reciclagem ajuda a recuperar parte do dinheiro investido na produção industrial. Por exemplo, o filme plástico da GR Stretch é 100% reciclável. É possível usá-lo para organizar e proteger seus produtos e, depois, reciclá-lo para usá-lo novamente.

2. Revise processos internos

A reciclagem é uma boa maneira de reduzir os gastos de material na sua empresa. No entanto, se você quer realmente diminuir a quantidade de recursos usados na sua produção industrial, precisa começar por revisar como são os seus processos internos.

Em cada etapa da sua produção existem pequenas falhas que geram desperdícios. É por isso que cada setor da sua indústria, desde o recebimento dos materiais até a sua utilização na linha de produção, contam com uma métrica conhecida como OEE (nível de eficiência). Na prática, esse indicador mostra qual é o nível de desperdício de recursos em cada etapa do seu processo de produção.

Para poder melhorar o seu aproveitamento de recursos, é essencial fazer um mapa de todos os seus processos. Estude qual é o caminho que cada material da sua linha produtiva faz quando chega na sua empresa e entenda como aprimorar cada elemento para poder reduzir o seu consumo de recursos.

3. Colete dados sobre desperdícios

Para poder montar um mapa atualizado dos seus processos internos e controlar o nível de eficiência de cada segmento da sua empresa, é importante que você possa coletar dados de desperdício a cada momento.

Essa coleta de dados pode ser feita por via manual, com um profissional fazendo o controle do uso de material durante cada fase do seu processo interno. Por exemplo:

  • material foi recebido, o profissional registra quanto veio, quantas pessoas receberam e quais as perdas nessa fase;
  • material foi para o armazenamento e o profissional registra quanto foi armazenado, quantas pessoas trabalharam nisso e quais as perdas diárias nessa fase;
  • o material vai para produção e um profissional registra quanto efetivamente chegou nesse estágio, quanto foi perdido no meio do caminho e quanto ficou de sobras após a produção.

Ao mesmo tempo, o controle também pode ser feito de maneira digital, por máquinas e sensores instalados na sua fábrica, dependendo do tipo de negócio que você tem.

4. Treine sua equipe para evitar perdas

Depois de ter um sistema de reciclagem e um controle métrico dos seus processos internos, o próximo passo para economizar recursos é treinar o seu time.

Uma equipe bem treinada não só executará bem as tarefas de economia de recursos, como também pensará em novos métodos para serem colocados em prática.

Afinal, eles trabalham diariamente com aqueles processos e sabem melhor do que ninguém como eles funcionam. Portanto, se forem bem treinados, poderão colaborar com a otimização deles.

E aí, aprendeu como economizar recursos na produção industrial? Então coloque essas dicas em prática para otimizar o seu nível de aproveitamento de recursos!

Não esqueça de compartilhar este conteúdo com seus colegas de trabalho para uma transformação geral na sua empresa!