Mentes Blindadas no Google News

Um conhecimento muito importante que podemos ter é o de como saber se uma pessoa está com anemia. Afinal, essa é uma doença relativamente silenciosa, fruto da deficiência de alguns nutrientes no corpo e de difícil detecção. Quando não estamos atentos aos sintomas, é fácil deixar com que eles passem despercebidos e não consigamos resolver o problema adequadamente.

É importante ter em mente que, apesar da anemia atingir proporcionalmente mais mulheres e crianças com menos de 2 anos, é fato que ela pode alcançar todos os tipos de pessoas, independentemente do gênero ou da idade. Portanto, é importante que todos estejam atentos aos leves sintomas da anemia para poder identificar a condição assim que possível. Afinal, cerca de 25 a 33% da humanidade provavelmente tem anemia atualmente.

Quer aprender como saber se uma pessoa está com anemia? Então siga as nossas dicas abaixo para descobrir!

O que é a anemia?

A anemia é caracterizada pela condição em que o nosso sangue não conta com uma quantidade aceitável de glóbulos vermelhos saudáveis. Normalmente, o padrão para essa caracterização é quando o nível de hemoglobina no sangue é menor do que 12 g/dL em mulheres e 13 g/dL em homens. Como não há glóbulos vermelhos o suficiente no sangue, há menos oxigênio sendo levado para os órgãos, o que faz com que eles trabalhem em menor ritmo e possam ter problemas mais sérios no futuro.

Normalmente, a causa da anemia está na falta de ferro no organismo, uma vez que ele é essencial para a produção de glóbulos vermelhos no sangue. No entanto, é possível que a anemia seja causada por outros problemas também, que podem ser identificados por médicos especializados na área. Além do ferro, a ausência de outros nutrientes também pode causar a anemia, como a falta de zinco, de ácido fólico, de vitamina B12 e de proteínas. No entanto, a vasta maioria dos casos é causada pela ausência de ferro mesmo.

Como saber se uma pessoa está com anemia?

Normalmente, a anemia só é identificada com certeza através de um diagnóstico médico especializado. No entanto, é possível identificar alguns sintomas e fazer alguns pequenos testes para, no mínimo, criar uma suspeita forte o suficiente para ser levada até um médico em busca do diagnóstico correto.

Os sintomas mais comuns da anemia incluem o cansaço (fadiga), uma palidez excessiva na pele, falta de ar, tonturas e vertigens, além de um ritmo cardíaco mais acelerado (afinal, o coração tenta bombear mais sangue para levar mais oxigênio para os órgãos). A pressão baixa também é um sintoma dessa questão.

A maneira mais segura de realmente confirmar a anemia é com um exame de sangue para avaliar os níveis de hemoglobina (que são os glóbulos vermelhos) no sangue. Se eles estiverem abaixo do esperado ou do padrão para a idade e gênero da pessoa, a anemia é caracterizada e o tratamento pode ter início. No entanto, caso você não tenha certeza de “vale a pena” fazer o exame de sangue (sempre vale!), existem algumas perguntas simples que você pode fazer e que ajudam a indicar se você está ou não com anemia. Por exemplo:

  • Você tem uma vontade inexplicável de comer coisas estranhas (exemplo, tijolo)?;
  • Você tem baixa produtividade no trabalho?;
  • Você tem dores de cabeça constantes?;
  • Você sente cansaço anormal ou uma falta de ar constante?;
  • Sua pressão está baixa vários dias seguidos?;
  • Você sente uma tontura ao levantar ou sente vertigem quando está em algum andar mais alto e olha pela janela?;
  • Sua pele está mais pálida?;
  • Você se sente mais irritadiço, ou seja, é mais fácil as pessoas irritarem você?;
  • Você notou uma falta de memória ou concentração no dia a dia?.

Se você respondeu com “Sim” na maior parte das perguntas acima, é possível que você ou algum conhecido tenham anemia. Não é um diagnóstico médico! Claro que não, mas é um indicativo de que talvez seja hora de procurar um profissional para poder elucidar a questão.

Qual o tratamento?

O tratamento da anemia varia de acordo com a gravidade da situação ou do tipo de anemia. Na maior parte dos casos, é possível tratar a questão com suplementos com ferro e vitamina B ou com uma mudança de dieta, com alimentos que ajudam a combater a anemia. Em casos mais graves, no entanto, pode ser necessário uma transfusão de sangue ou até mesmo o uso de medicamentos como a Alfaepoetina, que estimulam a produção de mais glóbulos vermelhos no sangue.

Agora que você já viu como saber se uma pessoa está com anemia, pode ficar mais atento aos seus próprios sintomas, bem como aos de amigos, familiares e colegas de trabalho. Isso poderá ajudar a identificar mais rapidamente a situação, permitindo que o tratamento seja mais veloz e eficiente. Assim, será possível reduzir ao máximo a incidência dessa condição no seu dia a dia.

E aí, gostou do conteúdo? Se você achou as informações úteis, divulgue esse artigo nas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre o assunto!

Mentes Blindadas no Google News