Mentes Blindadas no Google News

A vontade de viajar para a Itália está grande? Conheça o país dentro do Brasil! Veja 5 destinos brasileiros para mergulhar na cultura italiana.

Nosso país foi colonizado por várias nações, sendo uma das mais influentes a Itália. Não é à toa que muitas cidades do Brasil preservam os hábitos do país europeu, desde o linguajar utilizado no dia a dia até a gastronomia. Quem quer conhecer a Itália pode começar por esses 5 destinos locais para mergulhar na cultura italiana.

Nos últimos anos, o interesse pelos aspectos culturais da Itália cresceu entre os brasileiros, inclusive no estudo dos idiomas. Na lista de itens mais buscados pelos usuários do Google em 2020, aprender italiano está entre eles.

De acordo com a plataforma Babbel as motivações para essa busca vão desde visitar a Itália até ter mais possibilidades profissionais, além da obtenção de dupla cidadania para aqueles que tem direito. De fato, existem muitas opções de curso de italiano online, que podem ajudar o estudante a compreender o idioma em uma viagem internacional.

Mas enquanto as fronteiras estão fechadas, que tal conhecer a Itália no Brasil? Confira a lista de 5 destinos locais para incluir na sua lista!

Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

Não é novidade que a Serra Gaúcha conta com uma forte influência italiana. Uma das cidades que mais preservaram a história dessa colonização é Bento Gonçalves, distante cerca de 120 quilômetros da capital Porto Alegre.

Em Bento Gonçalves é possível conhecer o trajeto “Caminhos de Pedra”, uma rota turística que permite que os visitantes vejam de perto como era a vida e a cultura dos imigrantes que chegaram ao estado em 1875.

Nos 12 quilômetros de extensão do “Caminhos de Pedra”, você vai encontrar restaurantes típicos, fazendas de criação de ovelhas, plantações de uvas, vinícolas e fábricas caseiras de massas. Sem dúvida, um passeio capaz de levar o visitante para outros tempos.

Nova Veneza – Santa Catarina

O sul do Brasil teve grande influência da imigração italiana. Por isso, outro dos destinos brasileiros para mergulhar na cultura da Itália, nesta região do país, é Nova Veneza, em Santa Catarina, que fica a cerca de 230 quilômetros de Florianópolis.

Basta caminhar pelas ruas para encontrar pequenos detalhes italianos: da sinalização das ruas, passando pelas casas típicas, até a gôndola Lucille, uma das quatro gôndolas originais doadas pelo governo italiano que percorreu os canais de Veneza.

Anualmente, a cidade abriga o Carnaval de Nova Veneza, que reproduz o Carnaval de Veneza, famoso por suas máscaras e desfiles.

Bairro Bixiga, São Paulo – São Paulo

São Paulo é uma cidade plural, com uma mistura única de culturas de todo o mundo. Porém, existe um bairro que manteve a tradição italiana: o bairro do Bixiga, localizado no coração da capital paulista.

O Bixiga é bastante conhecido por abrigar as cantinas italianas tradicionais, além de contar com arquitetura preservada, onde comércios antigos se mantém em pleno funcionamento.

O mês de agosto é uma boa época para visitar o Bixiga, quando acontece a Festa da Achiropita, considerada a mais tradicional do Brasil dentro da cultura italiana. Em 2020, a Festa da Achiropita aconteceu em formato diferente, com o delivery das comidas típicas na casa dos consumidores.

Monte Verde – Minas Gerais

Para quem está na região sudeste, uma boa opção é conhecer a cidade de Monte Verde, em Minas Gerais. Apesar de ser uma cidade mineira, a região é mais próxima de São Paulo (170 quilômetros) do que de Belo Horizonte (quase 500 quilômetros).

Monte Verde teve influência de colonização italiana por estar na Serra da Mantiqueira, algo que os imigrantes buscavam por ter uma estrutura geográfica similar ao que eles conheciam na Itália.

Em uma visita à Monte Verde você vai conferir a arquitetura europeia tradicional, além de experimentar a gastronomia italiana e conhecer vinícolas locais. E por ter imigração alemã, o visitante acaba conferindo um pouco dessa cultura também.

Domingos Martins – Espírito Santo

Para finalizar a lista de 5 destinos brasileiros para mergulhar na cultura italiana temos a cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo, distante certa de 40 quilômetros de Vitória.

A colonização de Domingos Martins foi feita por alemães e italianos, por isso, sua arquitetura tem muita influência de ambos os países europeus.

Em Domingos Martins, além de saborear pratos típicos e vinhos, você pode aproveitar o turismo de aventura, com a Cascata do Galo como principal ponto turístico.

Fomentando o turismo interno

O setor do turismo foi um dos mais afetados com a pandemia do novo coronavírus, especialmente quando falamos a nível mundial. Mas esse momento também serviu de fomento para o turismo nacional, permitindo que os brasileiros olhassem mais atentamente para os atrativos do país.

Por isso, se você tem o objetivo de conhecer a Itália, mas teve os planos adiados pela pandemia, considere essas pequenas cidades. Além de colaborar com a economia local, você tem a possibilidade de fazer um mergulho em outra cultura, sem precisar atravessar fronteiras.

Mentes Blindadas no Google News