
Por falta de repasse dos pagamentos do Detran serviços de emplacamento estão suspensos no Rio, segundo denuncias o Detran do Rio não está repassando o pagamento para a empresa terceirizada, responsável pelo serviço. A denúncia por fonte dentro do Governo do Estado.
O Governo do Rio ainda não informou o montante em atraso e o motivo desta falta de pagamento.
Os problemas não se restringem para os motoristas que dependem de emplacamento. Cariocas e fluminenses não conseguem agendar serviços de transferência de propriedade e emissão de licenciamento anual de veículo.
Em nota, o Detran informou que vem se esforçando ao máximo para colocar todos os pagamentos em dia, mesmo em meio a queda brutal de arrecadação gerada pela pandemia. O comunicado ainda ressalta que todo o processo de pagamento do consórcio Emplaca Rio está pronto e autorizado, dependendo apenas do prazo de suspensão dos pagamentos do estado estabelecido pelo decreto 47.242. Mesmo assim, o órgão solicitou autorização excepcional ao governador em exercício, Cláudio Castro, para prosseguir com o pagamento.
O órgão ainda destacou que os proprietários de veículos que estiverem com o licenciamento em atraso e quiserem regularizar a situação não precisam mais fazer agendamento. Para providenciar a regularização, basta o proprietário quitar as taxas dos anos em débito e de 2020 para buscar o licenciamento nas unidades do Detran. Anota diz ainda que o novo mecanismo atende 700 pessoas/dia nos 35 postos abertos no momento.
Há uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, de junho deste ano, em que suspende a necessidade de emplacamento de veículos novos comprados, em função da pandemia do coronavírus. Ainda de acordo com o Conatran, é importante que os proprietários andem com o documento de nota fiscal do carro.