Fumaças vindas do Pantanal pode causar
(Foto: ag. Brasil)

A aproximadamente um ano atrás, fumaças vindas das queimadas da Amazônia chegou a cidade de São Paulo, na ultima quinta-feira este mesmo tipo de fumaça, agora vinda dos incêndios do Pantanal já era visível por toda grande São Paulo levantando a possibilidade de “chuva negra” durante o fim de semana.

Segundo explicações dadas pelo meteorologista da Climatempo João Basso,“As condições atmosféricas trouxeram ventos do Centro-Oeste. Com a previsão de chuva para os próximos dias, é possível que ocorra uma ‘chuva negra’, ou seja, com fuligem, que vai ser facilmente observável sobre os carros”, explica.

Fumaças vindas do Pantanal pode causar "chuva negra na grande São Paulo

O fenômeno da “chuva negra” já ocorreu em algumas áreas do Rio Grande do Sul no fim de semana passado, e também foi visto na cidade de São Paulo em 19 de agosto de 2019. A diferença é que naquele momento as queimadas que se destacavam da Amazônia, e o fenômeno coincidiu com uma grande frente fria e grande volume de chuvas. A perspectiva é de que a chuva seja menos concentrada, mais próxima do que se vê no verão, segundo Basso.

A perspectiva também é de que novamente o ciclo de ventos no Centro-Oeste leve a fumaça ao Sul do País. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que as imagens de satélite e os modelos de direção dos ventos mostram o movimento da poluição em direção a todos os Estados da região.