Mentes Blindadas no Google News

Nenhum negócio no mercado sobrevive sem as vendas! Você gostaria de ter o incrível poder de comercializar qualquer coisa para diversas pessoas? Não há fórmula mágica, porém, é possível aperfeiçoar as habilidades comerciais e conseguir abordar os prospects em diversos estágios do ciclo de compras.

Antes de começar a vender algo, você precisa dedicar um bom tempo para conhecer bem o produto ou serviço que irá comercializar, dúvidas no processo de abordagem podem afetar a decisão do consumidor, o que é extremamente prejudicial para um bom vendedor.

Veja como aprender mais sobre:

Conheça muito bem o seu mercado

Fazer uma análise de cenários, uma pesquisa de concorrentes, é essencial para conhecer tanto o seu consumidor quanto as empresas que competem com a sua. Por isso, invista no conhecimento das necessidades do público-alvo, os desejos, as dores e como a sua solução atua para solucioná-las.

Estude seu potencial cliente: Conheça ele a fundo! Só o aborde depois de entender bem as suas características e necessidades, colete o máximo de informação possível para que a sua apresentação seja efetiva. Depois disso, é hora do primeiro contato!

Para início da sua venda, prometa! Venda uma promessa/ solução! Conquiste a atenção do cliente nos primeiros segundos do anúncio ou da sua fala. Ao dar uma introdução impactante sobre o seu produto, você conquista o seu cliente e faz com que ele fique mais interessado em receber informações adicionais sobre seu produto.

Então, não guarde o melhor para o final! Já na abordagem inicial, mostre como o seu produto/ serviço é a solução ideal para a dor do seu potencial cliente.

Ao apresentar o produto, crie uma imagem atraente para o cliente tentando atingir o lado emocional dele. Desperte o sentimento que ele precisa do seu produto. Toda a sua comunicação deve seguir nesta jornada, fazendo-o perceber que a sua solução resolverá o problema principal dele. Conecte o desejo do cliente com o seu produto.

Explore bem a degustação, deixe-o à vontade para provar, experimentar o serviço e tirar as suas próprias conclusões. Esta tem sido uma tática muito bem usada pelas empresas de tecnologia para gerar valor naquilo que oferecem.

Direcione a venda! Dê ao seu cliente apenas uma ou duas opções de escolha. A ideia de quanto mais opções melhor funciona de forma diferente na hora da venda, gerando muitas dúvidas e a perda da atenção.

Treine sempre! Mesmo sem o cliente na sua frente, treine diversas abordagens com outros integrantes da equipe, aprofunde o conhecimento sobre ele, sobre a sua empresa, sobre a concorrência e o mercado, de forma geral.

Essas dicas que estamos apresentando aqui fazem parte de uma estratégia macro em vendas que dá resultados verdadeiramente expressivos. São técnicas e ferramentas que são usadas, treinadas e/ ou construídas para atrair a atenção de uma pessoa, convencendo-a a realizar uma compra.

Por isso, prepare seu discurso, seja coerente com o produto que está vendendo e enfatize os benefícios que ele vai gerar para o consumidor.

Estude os canais de venda

Antes as vendas aconteciam de um para um, sempre necessitando de um encontro presencial para a sua concretização. Com o avanço das tecnologias e também a redução do tempo das pessoas, as operações hoje acontecem de diversas formas, tendo características próprias em cada segmento.

Existem hoje no mercado diversos canais de vendas, que podem ser, por exemplo:

  • Presenciais;
  • Por telefone;
  • Por meio do site;
  • Redes sociais.

Esses canais apenas mostram que as abordagens de vendas serão diferentes, analisando as intenções e oportunidades, aperfeiçoando cada ação para conseguir o melhor desempenho.

Neste sentido, convém estudar as últimas vendas geradas por sua empresa e avaliar em quais canais ela consegue fechar novos negócios. Depois, identifique onde o volume e o valor são melhores. Por fim, avalie os custos operacionais para encontrar o melhor valor por aquisição.

De posse destas informações, avalie as técnicas de venda empregadas e faça testes para tentar melhorar os percentuais obtidos.

Outra boa técnica de vendas é pedir feedback dos atuais clientes e oferecer um bônus em novas compras e em indicação de potenciais consumidores.

Ao aplicar estas técnicas e fazer uma auditoria completa da sua operação, será possível então elaborar metas mais realistas e entender o potencial competitivo da sua empresa, do seu produto/ serviço e ainda o valor que é gerado para o consumidor final.

Documente, anote os dados de cada estratégia, ação realizada e avalie tudo o que os dados trazem para o seu negócio. Tenha critérios fidedignos ao seu negócio para medir a eficiência das estratégias adotadas nas vendas e esteja sempre pronto para propor mudanças.

Mentes Blindadas no Google News