Conecte-se

Economia

Saiba quais dívidas podem ser renegociadas em tempos de pandemia

Publicado

em

Mentes Blindadas no Google News

A pandemia do novo coronavírus é muito mais complexa do que parece. Além de todo o dano sanitário causado por ela, ainda existe uma série de desdobramentos específicos que devem ser considerados para poder melhor entender a situação. Por exemplo, há toda uma complicação financeira por parte de empresas e pessoas nessa situação, uma vez que a pandemia coloca em risco a atividade econômica no país. Saiba quais dívidas podem ser renegociadas em tempos de pandemia a seguir!

Nos primeiros meses da pandemia, cerca de 700 mil negócios fecharam as portas no Brasil. Alguns retornaram, outros foram iniciados, mas o saldo ainda é negativo. Para se manter abertas, muitas empresas acabaram contraindo dívidas em linhas de crédito do governo para poder pagar salários e material para a produção. Isso sem falar nos negócios que já carregavam dívidas do passado e precisavam limpá-las.

Se você está nesse segundo grupo, precisa entender quais dívidas podem ser renegociadas em tempos de pandemia. Abaixo, algumas dicas dadas pela equipe da PAEE um projeto de apoio ao empreendedor em momentos de crise!

Quais dívidas podem ser renegociadas em tempos de pandemia

Financiamentos

Dívidas de financiamentos podem ser renegociadas em tempos de pandemia, desde que obedecendo a certos critérios. Elas são algumas das dívidas mais comuns que as empresas possuem, pois o financiamento é a forma mais fácil de conseguir fazer investimentos para renovar maquinário e outras formas de crescer.

Nesse caso, a renegociação do financiamento deve ser solicitada com o banco ou a financeira que cedeu o dinheiro. Basta entrar em contato e pedir por um renegociamento, especialmente por causa da pandemia do novo coronavírus. É claro que, no entanto, essa renegociação não sairá “de graça”, por assim dizer. A empresa fará ajustes de prazos de pagamento ou taxa de juros de acordo com as novas condições.

Por exemplo, se você precisar de parcelas menores, talvez terá de arcar com maior prazo para pagar ou juros maiores. As coisas vão se acertando na negociação de acordo com o que você precisar no momento.

Empréstimos

Empréstimos funcionam de maneira semelhante com os financiamentos, apesar de envolverem valores bem menores e em condições mais restritas. Basta entrar em contato com quem emprestou o dinheiro para tentar negociar novas condições de pagamento.

No entanto, é importante ter em mente que as empresas não são obrigadas a aceitar os termos de uma nova negociação. Pelo contrário, elas podem se recusar a aceitar a negociação se não concordarem com os termos. No entanto, agora com a pandemia, a maioria das empresas entende a condição complicada de todo mundo e tem sido relativamente compreensiva nas negociações.

Faltas de pagamento

O tipo de dívida mais difícil de renegociar na pandemia são as dívidas feitas por falta de pagamento. Elas podem acontecer quando deixamos de quitar um dinheiro com algum fornecedor ou não conseguimos pagar a folha de pagamento dos nossos colaboradores.

A dificuldade de renegociar essa dívida vem do fato de que não há mecanismo pré-existente para tal, ao contrário do financiamento e do empréstimo, em que os bancos possuem sistemas só para isso.

No entanto, ao mesmo tempo, as pessoas são mais compreensivas com as condições da pandemia nesse contexto. Isso significa que sentar e conversar ajuda bastante nessa hora. É claro que há um limite para a paciência e disposição das pessoas. Por exemplo, se a dívida é da folha de pagamento, é importante ter em mente que o dinheiro é essencial para a sobrevivência daquelas pessoas. Não dá para pedir para elas esperarem por três meses até você conseguir pagar, correto?

Por isso, é importante ter essa situação em mente na hora de priorizar o que você irá pagar. Quitar a folha de pagamento da empresa ou pagar fornecedores que dependem do dinheiro deve ser prioridade em relação a parcelas de um financiamento do banco.

Como renegociar dívidas na pandemia

Por fim, é importante saber como sentar para fazer a renegociação das dívidas contraídas na pandemia. O primeiro ponto para isso é entender qual é a taxa de juros que você tem hoje e como ela pode aumentar a sua dívida no longo prazo. Dependendo do valor, vale mais a pena pegar uma nova linha de crédito com juros menores e pagar todas as dívidas de uma vez, concentrando tudo nas parcelas desse empréstimo. Às vezes, sentar na mesa para negociar e dizer “Pago x de uma vez para encerrar a dívida” é mais eficaz e o credor pode aceitar esse tipo de opção.

Agora que você já sabe quais dívidas podem ser renegociadas em tempos de pandemia, é hora de começar a sentar na mesa de negociação com seus credores e tentar chegar ao melhor resultado possível. É claro que a situação da pandemia deixa todo mundo nervoso e querendo o melhor para si, mas é importante ter paciência, enxergar o outro lado e tentar chegar a um acordo que faça sentido para todos.

Gostou do conteúdo? então comente abaixo com a sua opinião!

Mentes Blindadas no Google News

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Economia

Lewandowski vota contra autonomia do Banco Central Lewandowski vota contra autonomia do Banco Central
Economia1 dia ago

Lewandowski vota contra autonomia do Banco Central

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou hoje (18) por derrubar a lei que dá autonomia ao...

Banco Central diz que economia é surpreendentemente "favoravel" Banco Central diz que economia é surpreendentemente "favoravel"
Economia3 semanas ago

Banco Central diz que economia é surpreendentemente “favorável”

De acordo com boletim do Banco Central divulgado nesta quinta-feira (27), a atividade econômica no primeiro trimestre de 2021 surpreendeu...

Auxílio emergencial: trabalhadores informais recebem segunda parcela Auxílio emergencial: trabalhadores informais recebem segunda parcela
Economia3 semanas ago

Auxílio emergencial: trabalhadores informais recebem segunda parcela

A Caixa Econômica Federal vai pagar, nesta quinta-feira (27), a segunda parcela da nova rodada do auxílio emergencial aos trabalhadores...

Nova Lei do Gás deverá dar competitividade à indústria brasileira Nova Lei do Gás deverá dar competitividade à indústria brasileira
Economia3 meses ago

Nova Lei do Gás deverá reduzir o preço dos produtos e dar competitividade

O deputado Alceu Moreira (MDB/RS) afirmou nesta terça-feira (9), em entrevista, que o novo Marco Legal do Gás Natural será...

Juros para famílias e empresas sobem em janeiro, diz Banco Central Juros para famílias e empresas sobem em janeiro, diz Banco Central
Economia4 meses ago

Juros para famílias e empresas sobem em janeiro, diz Banco Central

As famílias e as empresas pagaram taxas de juros mais altas em janeiro, de acordo com as Estatísticas Monetárias e...

Economia4 meses ago

Dólar é opção para investir em 2021, mesmo com desvalorização do real

O alto patamar do dólar hoje pode deixar o investidor em moeda estrangeira ressabiado quanto ao futuro da moeda em...

Economia5 meses ago

Saiba quais dívidas podem ser renegociadas em tempos de pandemia

A pandemia do novo coronavírus é muito mais complexa do que parece. Além de todo o dano sanitário causado por...

Economia5 meses ago

Quais são as principais técnicas de venda?

Nenhum negócio no mercado sobrevive sem as vendas! Você gostaria de ter o incrível poder de comercializar qualquer coisa para...

Economia5 meses ago

Infraestrutura: o que é esperado para o setor após um ano de obras paradas

O Ministério da Infraestrutura prevê mais de R$ 137,5 bilhões de investimentos e quase R$ 3 bilhões em outorgas do governo...

Economia5 meses ago

4 erros de quem opera Day Trade

O Day Trade é uma excelente possibilidade para quem pretende investir pensando no curto prazo. Entretanto, isso não quer dizer...

o poste mija no cachorro
Notícias3 anos ago

Brasil: aqui o poste mija no cachorro

presidente negro do Brasil - O primeiro presidente negro do Brasil
Conhecimento2 anos ago

O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO DO BRASIL

Billie Eilish – garotas boas vão para o inferno
Cultura Pop2 anos ago

Billie Eilish – garotas boas vão para o inferno

Entenda o sistema político e o governo brasileiro de forma simples e definitiva
Conhecimento2 anos ago

Entenda o sistema político e o governo brasileiro de forma simples e definitiva

o que é democracia, os tipos de democracia e origem da democracia
Conhecimento2 anos ago

O que é democracia ? um resumo simples e rápido

COMO SURGIU A PRIMEIRA FAVELA DO BRASIL
Conhecimento2 anos ago

COMO SURGIU A PRIMEIRA FAVELA DO BRASIL

inteligência artificial
Economia1 ano ago

Conheça as tecnologias que estão mudando o marketing que conhecemos

lula preso novamente, lula prisao novamente lula livre
Notícias2 anos ago

Lula preso novamente ? Lula fazendo balburdia

Filho 04 de Jair Bolsonaro é banido da plataforma da Twitch
Notícias1 ano ago

Filho 04 de Jair Bolsonaro é banido da plataforma da Twitch

No vídeo da reunião Bolsonaro ameaça troca do comando da PF do Rio, fontes confirmam
Notícias1 ano ago

No vídeo da reunião Bolsonaro ameaça troca do comando da PF do Rio, fontes confirmam

Jogador morde pênis do adversário em estacionamento e é suspenso por cinco anos
Notícias1 ano ago

Jogador morde pênis do adversário em estacionamento e é suspenso por cinco anos

Coronavírus: Perguntas e respostas e as principais dúvidas
Conhecimento1 ano ago

Coronavírus: Perguntas e respostas e as principais dúvidas

o bonitinho sextou morreu - Diego Jamelão Buiu
Notícias2 anos ago

Morreu no Rio de Janeiro "O Bunitinho" do bordão sextou !

A nova líder da Coreia do Norte pode ser uma mulher
Notícias1 ano ago

Nova líder da Coreia do Norte pode ser uma mulher

Vacina contra coronavírus tem resultados positivos preliminares
Notícias1 ano ago

Vacina contra coronavírus tem resultados positivos preliminares

Violão de Kurt Cobain vai a leilão apesar da luta da família
Cultura Pop1 ano ago

Violão de Kurt Cobain vai a leilão apesar da luta da família

O secretário do Tesouro Nacional deixará o governo Bolsonaro
Notícias1 ano ago

O secretário do Tesouro Nacional deixará o governo Bolsonaro

sergio moro pede demissão pf
Notícias1 ano ago

Sergio Moro pede demissão devido troca na Polícia Federal

Regina Duarte deixou o cargo de secretária de Cultura do Bolsonaro
Notícias1 ano ago

Regina Duarte deixou o cargo de secretária de Cultura do governo Bolsonaro

alarma tv sbt chocou revoltou internet brasil fracasso
Notícias2 anos ago

Alarma TV : SBT exibi programa bizarro pela manhã