Como anda a motivação de equipe na sua empresa? Os colaboradores estão todos engajados com o sucesso do negócio, dando o máximo e com a produtividade em alta? Ou será que estão apenas cumprindo o horário e trabalhando sem muita felicidade?

Muitos líderes costumam negligenciar a importância da motivação de equipe em seu negócio. Eles ignoram que, na prática, empresas com índices maiores de motivação entre os seus funcionários são:

  •    mais produtivas;
  •    retém mais talentos;
  •    têm menos rotação de funcionários.

Isso é tão comum que, atualmente, cerca de 56% de todos os trabalhadores formais do Brasil estão insatisfeitos com o seu ambiente de trabalho, o que gera consequências negativas para suas empresas.

Se você quer mudar isso no seu negócio, confira abaixo 7 dos principais hábitos de sucesso quando o assunto é motivação de equipe. Siga a leitura!

1. Ouvir o que o seu time tem a dizer

Não existe funcionário no mundo que se mantenha motivado e engajado com os planos da empresa quando ele não é ouvido no ambiente de trabalho, especialmente em cargos de alta especialização técnica.

Por exemplo, imagine que você comanda uma equipe de programadores e alguns deles afirmam que um determinado projeto tem problema X ou Y. Se você não ouvir o que eles estão falando e agir com base no feedback do time, inevitavelmente eles se sentirão desmotivados – especialmente se eles estiverem certos sobre o caso em questão.

Por isso, é essencial que todo líder saiba ouvir o que a equipe tem a dizer sobre projetos, planos futuros e o ambiente da empresa.

Isso inclui, claro, tomar ações com base no que foi falado por parte dos funcionários. Claro que nem sempre será possível fazer o que eles sugerem, mas é importante que eles saibam que há um canal de comunicação aberto.

2. Reconhecer quando um bom trabalho é feito

Muitos líderes não perdem tempo em reconhecer quando a equipe cometeu um erro, especialmente se a consequência disso for algum prejuízo financeiro para a empresa.

No entanto, esses mesmos líderes têm dificuldade de reconhecer quando os seus funcionários acertam e fazem um bom trabalho.

Essa inconsistência causa um efeito negativo na motivação de equipe. Os funcionários se sentem injustiçados e não hajam que o esforço que fazem é reconhecido.

Por isso, é importante elogiar quando o trabalho é bem-feito para que os membros do seu time se sintam bem  e valorizados na empresa.

3. Ter uma política de benefícios adequada para o time

Quem já gerenciou mais de uma equipe sabe que cada time tem a sua dinâmica, personalizada e objetivos próprios.

Alguns podem ser mais família e preferir benefícios como folgas extras ou uma viagem corporativa em conjunto. Já outros são mais ambiciosos e preferem os benefícios na forma de dinheiro.

Um líder precisa entender quais recompensas causam maior motivação na sua equipe e montar uma política de benefícios baseada nisso.

4. Ter uma visão de futuro conjunta com os colaboradores

É normal que uma empresa tenha um planejamento de curto, médio e longo prazo. É comum que haja uma visão de futuro onde o negócio tem mais sucesso do que hoje.

No entanto, será que todas as empresas têm uma visão de futuro conjunta com a dos seus colaboradores? Provavelmente não.

É importante que os funcionários sintam que fazem parte do futuro da empresa e que o trabalho realizado ali não é só para o benefício da companhia, mas também os aproximará dos seus próprios objetivos pessoais.

Afinal, sem isso, os funcionários se sentirão alienados do que produzem para a empresa e desmotivados a dar o máximo no trabalho.

5. Entender que a motivação de equipe varia de time para time

Pode ser que você tenha ouvido falar que um time da empresa X ou Y tenha aumentado o índice de produtividade em 5% depois que colocaram um videogame na sede da companhia.

Isso não significa, entretanto, que colocar um videogame na sua empresa vai aumentar a produtividade do seu time em 5%. Pode ser que sim, pode ser que não (para mais ou para menos).

Se o seu time for composto por pessoas que nunca jogaram videogame, por exemplo, o efeito será baixo.

Portanto, é importante dedicar um tempo para conhecer a sua equipe e entender o que pode ser feito de maneira personalizada para aumentar a motivação daquelas pessoas.

6. Investir em ações de capacitação e motivação de equipe

A maioria dos funcionários fica motivada a trabalhar quando se sente valorizada. Assim, uma das maneiras de aumentar a motivação de equipe no seu negócio é investir em ações de capacitação para o seu time.

Não estamos apenas falando de cursos ou workshops técnicos para aumentar a produtividade dos funcionários, mas também conteúdos de finanças pessoais que os ajudem a cuidar da própria vida, técnicas de organização e palestra motivacional para manter os índices de energia em alta.

7. Manter a empresa líder em tecnologia e competição

Por fim, um dos principais hábitos de motivação de equipe é fazer com que a sua empresa tenha cada vez mais sucesso. Afinal, ninguém quer trabalhar em um negócio que patina e tem dificuldade para se sustentar.

Assim, é importante manter a empresa sempre em posição de liderança no mercado, com alta competição e grande investimento em tecnologia.

Esses são os 7 principais hábitos de sucesso em relação a motivação de equipes. Cultivando-os na sua empresa, você garantirá um alto nível de engajamento, o que resultará em maior produtividade e retenção de talentos.

E aí, quais desses hábitos você já cultiva no seu negócio? Comente abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.