Curta e Compartilhe!

Curiosidades

Motivação de equipe: 7 hábitos de sucesso

Publicado

on

Como anda a motivação de equipe na sua empresa? Os colaboradores estão todos engajados com o sucesso do negócio, dando o máximo e com a produtividade em alta? Ou será que estão apenas cumprindo o horário e trabalhando sem muita felicidade?

Muitos líderes costumam negligenciar a importância da motivação de equipe em seu negócio. Eles ignoram que, na prática, empresas com índices maiores de motivação entre os seus funcionários são:

  •    mais produtivas;
  •    retém mais talentos;
  •    têm menos rotação de funcionários.

Isso é tão comum que, atualmente, cerca de 56% de todos os trabalhadores formais do Brasil estão insatisfeitos com o seu ambiente de trabalho, o que gera consequências negativas para suas empresas.

Se você quer mudar isso no seu negócio, confira abaixo 7 dos principais hábitos de sucesso quando o assunto é motivação de equipe. Siga a leitura!

1. Ouvir o que o seu time tem a dizer

Não existe funcionário no mundo que se mantenha motivado e engajado com os planos da empresa quando ele não é ouvido no ambiente de trabalho, especialmente em cargos de alta especialização técnica.

Por exemplo, imagine que você comanda uma equipe de programadores e alguns deles afirmam que um determinado projeto tem problema X ou Y. Se você não ouvir o que eles estão falando e agir com base no feedback do time, inevitavelmente eles se sentirão desmotivados – especialmente se eles estiverem certos sobre o caso em questão.

Por isso, é essencial que todo líder saiba ouvir o que a equipe tem a dizer sobre projetos, planos futuros e o ambiente da empresa.

Isso inclui, claro, tomar ações com base no que foi falado por parte dos funcionários. Claro que nem sempre será possível fazer o que eles sugerem, mas é importante que eles saibam que há um canal de comunicação aberto.

2. Reconhecer quando um bom trabalho é feito

Muitos líderes não perdem tempo em reconhecer quando a equipe cometeu um erro, especialmente se a consequência disso for algum prejuízo financeiro para a empresa.

No entanto, esses mesmos líderes têm dificuldade de reconhecer quando os seus funcionários acertam e fazem um bom trabalho.

Essa inconsistência causa um efeito negativo na motivação de equipe. Os funcionários se sentem injustiçados e não hajam que o esforço que fazem é reconhecido.

Por isso, é importante elogiar quando o trabalho é bem-feito para que os membros do seu time se sintam bem  e valorizados na empresa.

3. Ter uma política de benefícios adequada para o time

Quem já gerenciou mais de uma equipe sabe que cada time tem a sua dinâmica, personalizada e objetivos próprios.

Alguns podem ser mais família e preferir benefícios como folgas extras ou uma viagem corporativa em conjunto. Já outros são mais ambiciosos e preferem os benefícios na forma de dinheiro.

Um líder precisa entender quais recompensas causam maior motivação na sua equipe e montar uma política de benefícios baseada nisso.

4. Ter uma visão de futuro conjunta com os colaboradores

É normal que uma empresa tenha um planejamento de curto, médio e longo prazo. É comum que haja uma visão de futuro onde o negócio tem mais sucesso do que hoje.

No entanto, será que todas as empresas têm uma visão de futuro conjunta com a dos seus colaboradores? Provavelmente não.

É importante que os funcionários sintam que fazem parte do futuro da empresa e que o trabalho realizado ali não é só para o benefício da companhia, mas também os aproximará dos seus próprios objetivos pessoais.

Afinal, sem isso, os funcionários se sentirão alienados do que produzem para a empresa e desmotivados a dar o máximo no trabalho.

5. Entender que a motivação de equipe varia de time para time

Pode ser que você tenha ouvido falar que um time da empresa X ou Y tenha aumentado o índice de produtividade em 5% depois que colocaram um videogame na sede da companhia.

Isso não significa, entretanto, que colocar um videogame na sua empresa vai aumentar a produtividade do seu time em 5%. Pode ser que sim, pode ser que não (para mais ou para menos).

Se o seu time for composto por pessoas que nunca jogaram videogame, por exemplo, o efeito será baixo.

Portanto, é importante dedicar um tempo para conhecer a sua equipe e entender o que pode ser feito de maneira personalizada para aumentar a motivação daquelas pessoas.

6. Investir em ações de capacitação e motivação de equipe

A maioria dos funcionários fica motivada a trabalhar quando se sente valorizada. Assim, uma das maneiras de aumentar a motivação de equipe no seu negócio é investir em ações de capacitação para o seu time.

Não estamos apenas falando de cursos ou workshops técnicos para aumentar a produtividade dos funcionários, mas também conteúdos de finanças pessoais que os ajudem a cuidar da própria vida, técnicas de organização e palestra motivacional para manter os índices de energia em alta.

7. Manter a empresa líder em tecnologia e competição

Por fim, um dos principais hábitos de motivação de equipe é fazer com que a sua empresa tenha cada vez mais sucesso. Afinal, ninguém quer trabalhar em um negócio que patina e tem dificuldade para se sustentar.

Assim, é importante manter a empresa sempre em posição de liderança no mercado, com alta competição e grande investimento em tecnologia.

Esses são os 7 principais hábitos de sucesso em relação a motivação de equipes. Cultivando-os na sua empresa, você garantirá um alto nível de engajamento, o que resultará em maior produtividade e retenção de talentos.

E aí, quais desses hábitos você já cultiva no seu negócio? Comente abaixo!

Comentar

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conhecimento

Descubra como reconhecer a dependência emocional nas relações

Para ajudar você, ou outra pessoa que esteja passando por isso, citaremos tudo sobre como reconhecer a dependência emocional nas relações, e o que fazer para evitar isso.

Publicado

on

Descubra como reconhecer a dependência emocional nas relações

Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

Muitas vezes de forma involuntária, a dependência emocional nas relações é algo que ocorre bastante e você pode estar passando por isso.

Dessa forma, é muito comum a seguinte frase: “o que eu vou fazer sem determinada pessoa”? uma vez que sua rotina e você se adaptou a ela.

Ou seja, como o próprio nome já disse, você se torna dependente emocionalmente daquela pessoa, devido à relação que vocês possuem.

No entanto, além da famosa frase, existem algumas outras coisas que podem mostrar a dependência emocional em todas as relações.

E, devido nem sempre temos aquela pessoa no cotidiano, acaba sendo algo que faz mal, onde você precisa reconhecer isso e buscar ajuda.

Portanto, para ajudar você, ou outra pessoa que esteja passando por isso, citaremos tudo sobre como reconhecer a dependência emocional nas relações, e o que fazer para evitar isso.

Como reconhecer a dependência emocional nas relações?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que a dependência emocional não se resume apenas a relações amorosas.

Nesse sentido, diferente do que muitos pensam, você pode ter esse problema de dependência em diversos tipos de casos e relações.

Sendo assim, confira como reconhecer essa dependência totalmente emocional, nas principais relações:

Relacionamentos amorosos

Por mais que ele não seja o único, os relacionamentos amorosos ainda são os principais causadores da dependência emocional.

Dessa forma, você pode perceber essa dependência, quando no relacionamento já não existe mais aquele prazer, ocorrendo:

  • Brigas
  • Xingamentos
  • Discordâncias
  • E dentre outras coisas

No entanto, mesmo com tudo isso, você não consegue largar o relacionamento, com medo principalmente de ficar sozinho.

Ou seja, basicamente, a pessoa se tornou sua rotina, e mesmo com todos os problemas você não consegue acabar com o ciclo amoroso.

Isso também é um dos principais geradores de alcoolismo e depressão, sendo às vezes necessário até mesmo a procura de uma clínica de reabilitação para alcoólatras.

Relações entre parentes

Depois das relações de dependência emocional com parentes, uma outra relação que pode envolver bastante a parte emocional, é entre parentes.

Nesse sentido, isso acontece muito principalmente entre pais e filhos, onde alguns não conseguem aceitar que o filho tenha a sua individualidade.

Desse modo, pode acontecer de ocorrer aquela relação sufocante, onde muitos pais chegam a usar chantagem emocional, para impedir que os seus filhos sigam a vida.

Além disso, você também vai ver que isso ocorre com os filhos, onde muitos, devido a relação parental, não conseguem seguir o próprio rumo.

Sendo assim, mesmo que seja necessário seguir a sua própria vida, ocorre aquele medo de não conseguir viver separados dos pais e dentre outras coisas.

Portanto, se você faz esse tipo de coisa, ou sofre com alguma delas, certamente estamos falando de uma grande dependência emocional.

Amizade

Por fim, mas também uma das dependências emocionais bem presentes, são as amizades.

Atualmente, você pode notar que muito é usado o termo de amizade tóxica, que basicamente são pessoas que podem acabar tirando o seu bem-estar.

Dessa forma, você pode reconhecer a dependência emocional, principalmente em casos de ciúmes extremos, a ponto de o seu amigo (a), não permitir que você tenha outras pessoas em seu ciclo.

No entanto, devido a amizade, principalmente se for de muito tempo, acaba ocorrendo aquele medo de uma conversa.

Ou, até mesmo chegar a terminar o ciclo de amizade com aquela pessoa.

Então, acaba preferindo se magoar, do que tomar uma ação, principalmente com medo de não conseguir adquirir outras amizades.

O que fazer para evitar a dependência emocional?

Infelizmente, essa dependência é algo que de toda forma acaba seguindo grande parte das pessoas.

Dessa forma, acaba sendo algo comum, muitas vezes inevitável, principalmente quando o contato é a muito tempo.

Logo, para essa dependência, o que você pode procurar a ajuda de uma pessoa próxima e confiável, para trazer outro ponto de vista.

Até porque, muitas das vezes, você pode achar que é coisa da sua cabeça, e assim acabar seguindo devido a dependência emocional.

No entanto, muitas das vezes apenas isso pode não ser o suficiente para tratar esse problema, sendo essencial um acompanhamento psicológico.

Além disso, você precisa saber que a dependência causada por emoções pode trazer outros problemas, como alcoolismo, depressão, ansiedade, entre outros.

Assim, caso também for necessário, o ideal é buscar uma clínica de recuperação para dependentes químicos.

Portanto, não leve esse problema como algo normal, uma vez que isso pode acabar com o seu psicológico, tornando sua vida um verdadeiro caos.

O ideal é que você procure sempre algo que lhe deixe saudável, e que vai lhe trazer felicidade.

Considerações finais

Se você queria saber como reconhecer a dependência emocional, certamente esse artigo abriu muito a sua mente.

Então, se você tem casos próximos, ou até mesmo si próprio esteja passando por essa situação, procure ajuda imediatamente.


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News
Continuar lendo

TECNOLOGIA

CONHECIMENTO

NOTÍCIAS POPULARES