Curta e Compartilhe!

Curiosidades

Hábitos Essenciais Para Ter Uma Rotina Mais Leve

Publicado

on

Se você está em busca de mais qualidade de vida e uma rotina mais leve, confira então este artigo, pois as dicas que daremos nele com certeza irão te ajudar!

Como sabemos, o mundo está cada vez mais acelerado e, nossa rotina, na maior parte das vezes, é pesada, cheia de compromissos, afazeres, preocupações e problemas para resolver.

E tudo isso acaba sendo bastante desgastante, inclusive, podendo gerar diversos problemas e consequências para a nossa saúde, seja ela física ou mental.

Por isso, para mudar esse cenário e ter uma vida melhor e uma rotina mais leve, é essencial que você coloque em prática certos hábitos no seu dia a dia.

Quer saber quais são? Então continue acompanhando a leitura!

Como ter uma rotina mais leve: hábitos essenciais

Planejamento e organização

Você costuma planejar o seu dia? Geralmente sabe o que tem que fazer? Ou você apenas vai fazendo o que aparece pela frente?

Se a sua resposta foi positiva para essa última pergunta, está mais que na hora de mudar isso!

Então, a partir de agora, comece já a planejar o seu dia. Você pode fazer isso à noite (antes de dormir) ou pode fazer isso aos domingos e planejar a sua semana inteira, por exemplo.

Faça testes e veja o que funciona melhor para você.

O importante é: tenha uma rotina bem planejada e organizada. Assim, você saberá o que tem pela frente, o que precisa fazer e quais são as pendências e diminuirá as chances de surpresas desagradáveis, atrasos ou até mesmo esquecimentos.

Além disso, você conseguirá ter uma visão mais ampla e clara dos seus compromissos e afazeres, de modo a se organizar e a se preparar para eles de maneira mais eficiente.

E para alcançar isso, você pode usar uma agenda, um planner, um caderno, um aplicativo ou alguma ferramenta tecnológica. Opção é o que não falta.

Portanto, avalie qual funciona melhor para você e mantenha uma frequência, até que este hábito seja algo natural em sua rotina.

Uma boa dica aqui é criar listas e, conforme você for fazendo as coisas e resolvendo problemas, você os risca ou dá um “check”. Dessa forma, você verá o seu progresso e isso causará uma sensação de bem-estar em você.

E para finalizar este tópico, não se esqueça da organização, seja em sua casa ou em seu trabalho. Evite deixar as coisas fora do lugar, espalhadas e bagunçadas.

Por exemplo, se você precisa de algo, você consegue encontrar facilmente? Ou precisa ficar procurando em vários lugares até achar? Pense nisso. Mantenha suas coisas organizadas.

Alimentação adequada e prática de atividades físicas

Um dos principais pontos para você ter uma rotina mais leve é investir no autocuidado. E para isso, ter uma alimentação adequada e praticar atividades físicas é fundamental!

Isso porque ao se exercitar e comer direito, você estará cuidando da sua saúde como um todo e com certeza colherá diversos benefícios.

Portanto, alimente-se de maneira adequada, por exemplo, com mais frutas, verduras, legumes, grãos, etc. (e menos produtos industrializados), e pratique atividades físicas regularmente, isto é, pelo menos três vezes por semana.

Em menos de um mês você já notará algumas diferenças.

Além disso, não se esqueça da hidratação, então todos os dias utilize o bebedouro ou purificador de água da sua casa para manter-se hidratado (a) – leve sempre uma garrafinha com você. O ideal é que adultos ingiram pelo menos 2,5l diários.

Boas noites de sono

Outro hábito essencial para ter uma rotina mais leve é investir em boas noites de sono. Portanto, procure dormir entre 7 e 8 horas todos os dias – esse é o tempo médio que uma pessoa precisa para descansar e se recuperar para o dia seguinte.

Além disso, quando for dormir, evite ficar mexendo no celular e não fique pensando nos problemas ou em assuntos que fazem você ficar preocupado (a). Isso só irá prejudicar a qualidade do seu sono.

Uma dica neste caso é meditar ou ler um bom livro antes de dormir. Assim, você estará mais relaxado (a) e não ficará pensando em outras coisas que acabam atrapalhando o seu sono.

Momentos de lazer e descanso

Se você quer ter mais qualidade de vida e uma rotina mais leve, você precisa desacelerar, isto é, você precisa de momentos para relaxar, descansar e aproveitar sozinho ou com a família e amigos.

Portanto, se desconecte do que te mantém agitado (a), esqueça um pouco do trabalho, curta a vida com pessoas queridas e faça coisas que você gosta.

Pode ser tocar um instrumento, ler um livro, cozinhar, jogar videogame, assistir um filme, sair para comer em um restaurante ou para passear no shopping… enfim, o grande segredo para ter uma vida melhor e uma rotina mais leve é encontrar o equilíbrio.

Tudo tem seu tempo e cabe a você saber aproveitá-lo da melhor maneira.

Comentar

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conhecimento

Descubra como reconhecer a dependência emocional nas relações

Para ajudar você, ou outra pessoa que esteja passando por isso, citaremos tudo sobre como reconhecer a dependência emocional nas relações, e o que fazer para evitar isso.

Publicado

on

Descubra como reconhecer a dependência emocional nas relações

Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

Muitas vezes de forma involuntária, a dependência emocional nas relações é algo que ocorre bastante e você pode estar passando por isso.

Dessa forma, é muito comum a seguinte frase: “o que eu vou fazer sem determinada pessoa”? uma vez que sua rotina e você se adaptou a ela.

Ou seja, como o próprio nome já disse, você se torna dependente emocionalmente daquela pessoa, devido à relação que vocês possuem.

No entanto, além da famosa frase, existem algumas outras coisas que podem mostrar a dependência emocional em todas as relações.

E, devido nem sempre temos aquela pessoa no cotidiano, acaba sendo algo que faz mal, onde você precisa reconhecer isso e buscar ajuda.

Portanto, para ajudar você, ou outra pessoa que esteja passando por isso, citaremos tudo sobre como reconhecer a dependência emocional nas relações, e o que fazer para evitar isso.

Como reconhecer a dependência emocional nas relações?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que a dependência emocional não se resume apenas a relações amorosas.

Nesse sentido, diferente do que muitos pensam, você pode ter esse problema de dependência em diversos tipos de casos e relações.

Sendo assim, confira como reconhecer essa dependência totalmente emocional, nas principais relações:

Relacionamentos amorosos

Por mais que ele não seja o único, os relacionamentos amorosos ainda são os principais causadores da dependência emocional.

Dessa forma, você pode perceber essa dependência, quando no relacionamento já não existe mais aquele prazer, ocorrendo:

  • Brigas
  • Xingamentos
  • Discordâncias
  • E dentre outras coisas

No entanto, mesmo com tudo isso, você não consegue largar o relacionamento, com medo principalmente de ficar sozinho.

Ou seja, basicamente, a pessoa se tornou sua rotina, e mesmo com todos os problemas você não consegue acabar com o ciclo amoroso.

Isso também é um dos principais geradores de alcoolismo e depressão, sendo às vezes necessário até mesmo a procura de uma clínica de reabilitação para alcoólatras.

Relações entre parentes

Depois das relações de dependência emocional com parentes, uma outra relação que pode envolver bastante a parte emocional, é entre parentes.

Nesse sentido, isso acontece muito principalmente entre pais e filhos, onde alguns não conseguem aceitar que o filho tenha a sua individualidade.

Desse modo, pode acontecer de ocorrer aquela relação sufocante, onde muitos pais chegam a usar chantagem emocional, para impedir que os seus filhos sigam a vida.

Além disso, você também vai ver que isso ocorre com os filhos, onde muitos, devido a relação parental, não conseguem seguir o próprio rumo.

Sendo assim, mesmo que seja necessário seguir a sua própria vida, ocorre aquele medo de não conseguir viver separados dos pais e dentre outras coisas.

Portanto, se você faz esse tipo de coisa, ou sofre com alguma delas, certamente estamos falando de uma grande dependência emocional.

Amizade

Por fim, mas também uma das dependências emocionais bem presentes, são as amizades.

Atualmente, você pode notar que muito é usado o termo de amizade tóxica, que basicamente são pessoas que podem acabar tirando o seu bem-estar.

Dessa forma, você pode reconhecer a dependência emocional, principalmente em casos de ciúmes extremos, a ponto de o seu amigo (a), não permitir que você tenha outras pessoas em seu ciclo.

No entanto, devido a amizade, principalmente se for de muito tempo, acaba ocorrendo aquele medo de uma conversa.

Ou, até mesmo chegar a terminar o ciclo de amizade com aquela pessoa.

Então, acaba preferindo se magoar, do que tomar uma ação, principalmente com medo de não conseguir adquirir outras amizades.

O que fazer para evitar a dependência emocional?

Infelizmente, essa dependência é algo que de toda forma acaba seguindo grande parte das pessoas.

Dessa forma, acaba sendo algo comum, muitas vezes inevitável, principalmente quando o contato é a muito tempo.

Logo, para essa dependência, o que você pode procurar a ajuda de uma pessoa próxima e confiável, para trazer outro ponto de vista.

Até porque, muitas das vezes, você pode achar que é coisa da sua cabeça, e assim acabar seguindo devido a dependência emocional.

No entanto, muitas das vezes apenas isso pode não ser o suficiente para tratar esse problema, sendo essencial um acompanhamento psicológico.

Além disso, você precisa saber que a dependência causada por emoções pode trazer outros problemas, como alcoolismo, depressão, ansiedade, entre outros.

Assim, caso também for necessário, o ideal é buscar uma clínica de recuperação para dependentes químicos.

Portanto, não leve esse problema como algo normal, uma vez que isso pode acabar com o seu psicológico, tornando sua vida um verdadeiro caos.

O ideal é que você procure sempre algo que lhe deixe saudável, e que vai lhe trazer felicidade.

Considerações finais

Se você queria saber como reconhecer a dependência emocional, certamente esse artigo abriu muito a sua mente.

Então, se você tem casos próximos, ou até mesmo si próprio esteja passando por essa situação, procure ajuda imediatamente.


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News
Continuar lendo

TECNOLOGIA

CONHECIMENTO

NOTÍCIAS POPULARES