A locução publicitária está presente em diferentes tipos de campanhas, e é ela que dá voz a sua marca, produto ou negócio.

Para muitos ela é considerada uma subcategoria da locução comercial.

Esta é voltada para qualquer segmento que trabalha com a voz e a comercializa.

A locução publicitária é representada por pequenos intervalos comerciais em rádios, TV e, atualmente, inúmeras plataformas online.

Pode-se dizer que esse tipo de locução começou nas rádios, onde o próprio locutor fazia as transmissões dos anúncios. Após na televisão, que costumavam durar 15,20,30 ou até 60 segundos.

Esse tipo de locução costuma ser breve, pois transmite uma só mensagem, que costuma ser a venda de algum produto, pode ter uma ou mais vozes, podendo ter ou não música de fundo e efeitos.

A rádio e a televisão continuam com esse tipo de locução, porém com o passar dos anos ela começou a aparecer também nas redes sociais.

Canais como Youtube, Facebook, Instagram, Podcasts, entre outras plataformas, onde as pessoas têm a possibilidade de criar uma narrativa para vender seus produtos estão em alta no momento.

Com a internet, a concorrência aumentou para todos. A quantidade de informações e publicidade que atingem as pessoas multiplicou. Com isso a locução publicitária teve que sofrer inovações para que negócios se destacassem dentro da gama enorme de concorrentes, o que foi ótimo, pois ela saiu do formato quadrado e tradicional que era apresentado desde sempre.

O locutor publicitário cede os direitos da utilização sua voz por um determinado valor. Antigamente o valor pago de uma locução publicitária era alto e concorrido, hoje você consegue encontrar locutores online de forma fácil e rápida. 

Porém, lembre-se que não é qualquer pessoa que tem o dom para a locução publicitária.

Pense que quanto mais adequada for a voz para o seu público-alvo, mais chances você tem de persuadir para que comprem o seu produto.

Logo, a escolha do melhor tipo de voz vai depender da mensagem que você quer passar e para quem.

A locução publicitária, quando bem feita, gera retorno e agrega valor ao seu negócio, por isso contrate um profissional da voz. Apenas ele conseguirá dar o foco e traduzir em palavras a mensagem que você espera passar ao público.

O locutor que faz a sua publicidade, deve ser, antes de mais nada, praticamente um ator, ele deve através da voz, interpretar e dar a entonação necessária à peça publicitária.

Saiba que a locução publicitária também está além da voz. Qualidade, profissionalismo e estudo no momentos das gravações fazem parte do pacote.

Um bom locutor publicitário precisa ter bons equipamentos, como microfones ou gravadores de qualidade, principalmente porque hoje as gravações são feitas de casa, e não de estúdios como costumavam ser antigamente.

Além disso a acústica da gravação deve ser limpa e clara, tanto a voz e efeitos que podem ou não ser utilizados, não devem ser atrapalhados por sons exteriores que acabam por tirar a atenção de quem está ouvindo a publicidade.

O estudo e cuidado com a voz também fazem parte desse modelo de locução. Estudo porque a voz pode sempre ser trabalhada e aprimorada; Cuidado com a voz é necessário porque no momento que a ela é utilizada como forma de trabalho, a perfeição e clareza devem estar sempre em manutenção para que não falhem.

Em resumo, a locução publicitária é importante para quem pretende utilizar conteúdos em forma de áudio, ou audiovisuais para alcançar o público. Ela é de extrema importância, e quando bem feita, gera resultado imediato, vale à pena apostar nesse método para o seu negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.