Curta e Compartilhe!

Notícias

Práticas de boa vizinhança para inserir no seu dia a dia

Publicado

on

Morar em condomínio traz benefícios como segurança, boa localização, garagem, bicicletário, academia, salão de festa, piscina, playground. Alguns até contam com lavanderia, salão de jogos, spa e outras inovações. É um local de convívio coletivo, uma pequena comunidade, às vezes nem tão pequena assim: muitos condomínios têm o tamanho de vilas e até mesmo de bairros.

São muitas famílias convivendo todos os dias, com suas diferentes crenças, valores e estilos de vida. A importância desse convívio é tão grande, que muitas de suas regras acabam tendo que ser decididas na Justiça, pelo Superior Tribunal de Justiça.

Para evitar que transtornos como esse aconteçam, é fundamental ter práticas de boa vizinhança para inserir no seu dia a dia. Veja a seguir algumas dicas!

x práticas de boa vizinhança para inserir no seu dia a dia

1. Silêncio

Essa é a maior causa de conflitos entre vizinhos, existe inclusive a Lei do Silêncio, que estabelece os limites de barulho nos diferentes períodos do dia e as multas para quem descumpre. Existem duas faixas de horário, que permitem volumes distintos: das 7h às 22h e das 22h às 7h.

A dica aqui é não fazer o que você não gostaria que fizesse a você. Procure evitar dar festas com muito barulho e som alto, evite escutar música e assistir TV com volume alto, converse com as crianças da casa sobre essas regras, verifique o que faz com que seu cachorro esteja latindo e procure resolver.

Se o barulho vem do vizinho, tente conversar amigavelmente, explique suas necessidades, peça para abaixar o volume. Muitas vezes, uma abordagem amigável resolve o problema. Se o barulho persistir, converse com os demais vizinhos, quanto mais pessoas pedindo para que o barulho diminua, melhor. Se nada resolver, chame a polícia.

2. Gentileza, cordialidade, educação

Muitas amizades e bom convívio começam com um “bom-dia” trocado entre vizinhos. São famílias que convivem todos os dias, pessoas que também passam por problemas, necessidades, sonhos e dificuldades. Segurar a porta do elevador para idosos, pessoas com crianças de colo, com sacolas, pessoas com deficiência são atitudes simples que melhoram o dia a dia e cria um sentimento de comunidade.

3. Obras e reformas

Motivo de conflitos entre os vizinhos, as obras na casa causam barulho, poeira e até mesmo sensação de insegurança, por conta da circulação de prestadores de serviço no prédio. Antes de realizar a obra, comunique aos vizinhos o início delas. Vale até tentar saber com os mais próximos os horários que é melhor evitar fazer barulho. Além disso, procure por profissionais de confiança, até para que você possa indicar aos vizinhos, como bons encanadores, eletricistas, desentupidora de esgoto e outros prestadores de serviços.

4. Lixo e descarte

Conheça os horários e dias para colocar o lixo para fora e descarte corretamente. Alguns lugares fazem a separação do lixo em diferentes dias da semana. Alimentos que causam mau cheiro devem ser descartados com segurança. Não jogue móveis e objetos na rua nem nas áreas comuns do condomínio, procure fazer uma doação ou leve até o ecoponto de seu bairro.

5. Higiene e manutenção

Cuide da aparência e da higiene da sua casa, em especial nas áreas comuns, como a porta, janelas e varandas, por exemplo. Evite acumular objetos, sapatos e sujeira, conserte vidros quebrados, não acumule lixo, móveis e outros objetos tanto na porta quanto na varanda.

6. Animais e crianças

Crianças fazem amizade fácil, brincam nas áreas comuns e de lazer e muitas vezes se exaltam nas brincadeiras. É normal que existam conflitos entre elas e é preciso ensinar sobre o diálogo e procurar dialogar com as famílias a respeito. Ensine sobre as regras do condomínio e a importância de seu cumprimento para o bom convívio.

Os animais não devem estar soltos fora de casa, o cocô deve ser recolhido, xixi é proibido em muitos lugares. Cachorros de grande porte devem estar com focinheiras. Cuide da higiene de seu bichinho e tome cuidado com animais silvestres, muitos são proibidos por lei.

7. Participação nas assembleias, grupos e reuniões

A participação nas reuniões e nos grupos do condomínio pode facilitar muito a comunicação e resolução de problemas, além de ser a forma de estar a par das mudanças e decisões. Conheça a legislação pertinente, cumpra as regras, vote e faça sugestões de melhorias.

8. Diálogo e solidariedade

A dica mais importante de práticas de boa vizinhança para inserir no dia a dia é sem dúvida o diálogo e a solidariedade. Seja pacífico, colaborativo, cordial e aberto ao diálogo. Respeite as pessoas nos grupos de comunicação do condomínio, busque entender as necessidades dos demais e saiba comunicar suas necessidades de forma pacífica, ajude no que for possível. Assim, o convívio coletivo fica mais harmonioso e nossa qualidade de vida aumenta.

Essas são algumas dicas para uma boa vizinhança. O que você já pratica no seu dia a dia? O que você tem mais dificuldade de praticar? Conta pra gente nos comentários!

Comentar

Comente a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Meio Ambiente

Brasil – Nível dos reservatórios devem continuar baixo nos próximos dias

Publicado

on


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

Relatório elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que todas as regiões do Brasil estão com os níveis dos reservatórios abaixo da média histórica. De acordo com a instituição, as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste se encontram em situação mais crítica.

A projeção é de que o Sudeste e o Centro-Oeste brasileiros terminem o mês de julho com os reservatórios apenas 26% da capacidade. Para a região Sul, a previsão é de que reservatórios fiquem com 45% da capacidade. O Nordeste, por sua vez, deve terminar o mês com 53% da capacidade, enquanto o Norte com 80%.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a crise hídrica não ocorre somente no Brasil, e que se trata de um processo de mudança climática. Ele pontuou, ainda, que o quadro não ocorre em todo o país, mas concentrada particularmente na região Centro-Oeste e no Sudeste.

A estimativa é de que o volume de chuvas do Brasil, em 2021, seja o menor dos últimos 90 anos. Inclusive, o governo iniciou uma campanha para o consumo consciente de água e luz. No entanto, a possibilidade de racionamento foi descartada.


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News
Continuar lendo

TECNOLOGIA

CONHECIMENTO

NOTÍCIAS POPULARES