Saber como se preparar para o exame de certificação EXIN é essencial para quem quer ter uma carreira de sucesso na área de TI, especialmente no cenário internacional. Afinal, a certificação da empresa holandesa é uma das mais respeitadas no mundo inteiro, sendo aceita em mais de 165 países e atuando em diversas subáreas dentro da tecnologia da informação.

Considerando que a tecnologia é uma das áreas que mais cresce no país, é importante se certificar para atuar nela e buscar uma colocação no mercado de trabalho. Especialmente agora, que o desemprego subiu tanto. Nesses casos, é importante ter alguns fatores de qualificação para sair na frente da concorrência e conseguir aquela vaga que você mais quer.

Quer aprender como se preparar para o exame de certificação EXIN? Então veja algumas dicas a seguir!

5 dicas de como se preparar para o exame de certificação EXIN

1. Estude com quem entende

Uma das principais dicas para conseguir passar no exame de certificação EXIN é estudar com quem entende do assunto. Ou seja: evite estudar por conta própria, mas matricule-se em um curso especializado e focado no assunto.

Como a EXIN oferece certificações em várias áreas de TI, é necessário fazer um curso preparatório que seja específico da sua área. Por exemplo, alguém que quer se tornar um DPO (Data Protection Officer) precisa fazer um curso online PDPF para se especializar no assunto e poder passar na certificação da EXIN sem grandes dificuldades.

2. Pratique, pratique e pratique

Você já parou para pensar por que é melhor aprender por meio da prática? Essa é uma questão complicada de responder, mas tem muito a ver com a forma como o nosso cérebro processa informações.

Uma lição teórica, como por exemplo, um professor dando uma aula, é processado em nosso cérebro como uma fala qualquer, sem muita atenção. No entanto, quando experienciamos a questão na prática, em sua totalidade, passamos a dedicar todo o nosso cérebro para ela, além de todos os nossos sentidos, o que faz com que o aprendizado seja muito mais profundo.

3. Aprenda a controlar o tempo para o exame

Uma certificação EXIN, assim como todos outros exames, tem um certo período de tempo para ser realizadas. Por isso, é importante que você aprenda como controlar o tempo para responder as perguntas do exame.

A melhor maneira de fazer isso é na prática. É importante realizar muito simulados para pegar o “ritmo” da prova e poder entender como se preparar para poder responder todas as questões da certificação no tempo total da prova.

4. Participe de grupos de estudos

Estudar em grupo costuma ser muito melhor do que separado. Isso porque existem mais pessoas para tirar as dúvidas, há um compromisso maior com o aprendizado e uma disciplina maior também.

Por isso, entre em grupos de estudo e participe da preparação para a certificação com outras pessoas. Hoje em dia, existem muitos grupos no Facebook e WhatsApp para quem quer estudar para uma certificação EXIN.

5. Faça simulados

Por fim, como mencionamos, é importante fazer simulados para conseguir não só pegar o tempo da prova, mas também entender o nível de complexidade e o que é esperado que você faça.

Além de servir para medir o seu nível de preparo (afinal, se você conseguir solucionar simulados com facilidade, então é sinal de que está pronto para conseguir a certificação), essa prática ainda ajuda a criar a familiaridade com a prova.

Para muita gente, chegar na prova sem saber o que esperar é um problema pois a falta de familiaridade aumenta a pressão interna e dificulta acessar os conhecimentos adquiridos. Quando fazemos simulados, já sabemos o que esperar e a familiaridade quebra esse efeito negativo.

Agora que você já sabe como se preparar para o exame de certificação EXIN, é hora de colocar tudo isso em prática para conseguir aquela certificação que você sempre quis. Assim, você conseguirá se destacar na próxima seleção de candidatos no mercado e receberá mais propostas de emprego para crescer na sua carreira. Muito legal, não é mesmo?

Se você gostou do conteúdo, compartilhe-o com algum amigo da mesma área para que vocês estudem juntos!