Se você quer saber o que vai acontecer no futuro, uma das alternativas é olhar para o passado. Não quer dizer que a história sempre se repete, mas, neste momento em que a pandemia de COVID-19 assombra o mundo, vale a pena checar o que aconteceu num passado recente, nos países que foram afetados antes do Brasil. Isso faz toda a diferença para quem vive o universo dos negócios.

Na China, entre as empresas que conseguiram retomar suas atividades após os efeitos devastadores do vírus na economia, sobressaem as que mais aplicam inovações tecnológicas em suas operações.

Por lá, mesmo as lojas físicas mais modestas passaram a adotar a comunicação online com seus consumidores, para assim manter contato com as pessoas e realizar vendas. Afinal, é preciso buscar alternativas para manter o fluxo de caixa.

Para encontrar soluções, é preciso usar a criatividade.

Nem é preciso ir muito longe para identificar outros exemplos. Aqui no Brasil, o governo federal sancionou a lei que autoriza o uso da telemedicina enquanto durar a pandemia.

Imagine quantas pessoas serão beneficiadas, podendo ter acesso a cuidados médicos mesmo em regiões distantes e, ao mesmo tempo, evitar idas aos prontos-socorros (onde, inclusive, há risco de contaminação pelo coronavírus)?

Na área da educação, lives e aulas virtuais podem ocupar a lacuna deixada pelos encontros presenciais, e o que não faltam são ferramentas para essas e outras ações.

A inovação que você precisa está mais próxima do que você imagina.

Se você ainda não está presente no mundo digital, o primeiro passo é saber como se fazer presente. Para isso, felizmente, existem inúmeras ferramentas para te auxiliar, são elas: Google meu Negócio, criação de site, blog, E commerce, Cadastro no Google Maps, Redes Sociais, etc.

Porém, não basta estar cadastrado e utilizar essas ferramentas se ninguém consegue te encontrar, para isso existem inúmeras maneiras de divulgação.

Como divulgar meu negócio na internet?

Existem algumas estratégias de marketing digital que podem te auxiliar nesse processo, a primeira delas são os anúncios.

  • Anúncios: Com campanhas de publicidade você pode divulgar sua marca ou produtos para as pessoas mais facilmente, porém, precisa de um certo investimento para obter retorno.

Para quem pensa a longo prazo, é interessante utilizar outros métodos que façam que seu produto se auto divulgue com o tempo. Um desses métodos é o bom posicionamento nas páginas de pesquisa do Google, isso porque, toda vez que uma pessoa pesquisar por um determinado assunto que esteja relacionado ao seu mercado, você aparecerá como opção.

Para conseguir esse bom posicionamento existem algumas técnicas, dentre as principais podemos citar o SEO.

  • SEO: Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que tem como objetivo colocar sua página nos primeiros lugares na SERP.

O SEO trabalha otimizando o seu site e também através de links externos que formam uma rede ao seu entorno e mostra ao Google que ele é uma autoridade dentro do mercado que trabalha. Inclusive, os links externos, também conhecidos como backlinks, podem ser considerados uma das principais estratégias dentro do SEO.

Para trabalhar com backlinks você precisa conseguir alguns parceiros, de preferência que tenham sites considerados autoridade e com conteúdo relevante, que coloquem links que apontem para a sua página. Um método muito utilizado para conseguir esses links com parceiros é através do Guest Post, onde você produz um conteúdo de valor e interessante para os leitores, e dentro dele utiliza palavras-chave que são associadas a links para o seu site.

  • Marketing de conteúdo: Vale ressaltar, que é importante utilizar os links citados anteriormente de forma contextualizada, que não pareça forçado. Ou seja, crie Guest Posts interessantes e de valor, um bom método é utilizar o marketing de conteúdo para auxiliar nesse processo.

Como você pode ver, é simples se fazer presente no mundo digital e divulgar o seu negócio, basta utilizar as ferramentas e estratégias corretas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.