Curta e Compartilhe!

Notícias

Putin parabeniza Biden por vitória sobre Trump em eleição

Publicado

on

Putin parabeniza Biden por vitória sobre Trump em eleição

Mentes Blindadas no Google News

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou Joe Biden nesta terça-feira (15) pela vitória sobre Donald Trump nas eleições de 3 de novembro nos Estados Unidos.

O líder russo reconheceu o resultado apenas depois da confirmação do triunfo do democrata no colégio eleitoral, ocorrida na última segunda (14).

Em telegrama divulgado pelo Kremlin, Putin deseja “sucesso” ao presidente eleito e afirma que a Rússia e os Estados Unidos “têm uma responsabilidade especial pela segurança e a estabilidade global”.

Além disso, expressa confiança de que os dois países possam, “apesar das diferenças”, ajudar a “resolver muitos problemas e desafios enfrentados pelo mundo”. “De minha parte, estou pronto para interagir e manter contatos com vocês”, afirma Putin.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é um dos únicos líderes do mundo a não parabenizar Biden, assim como o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o mandatário do México, Andrés López Obrador.

Colégio eleitoral

Como já era esperado, o colégio eleitoral se reuniu na última segunda-feira e confirmou a vitória de Biden por 306 a 232, o mesmo placar que havia sido projetado pela imprensa americana com base dos resultados nos estados.

Com isso, falta apenas a confirmação do Congresso, prevista para 6 de janeiro, para concluir os trâmites das eleições – essa etapa, assim como a votação do colégio eleitoral, é meramente simbólica nos EUA modernos.

“A vitória é clara, a vontade do provo prevaleceu”, disse Biden em um discurso na noite de segunda-feira, em Wilmington, Delaware. “Essa eleição foi a mais clara demonstração da verdadeira vontade do povo americano”, acrescentou o presidente eleito, que obteve um recorde de 81,3 milhões de votos no pleito.

Trump, por sua vez, ainda não admite a derrota e continua insistindo que foi vítima de supostas “fraudes”, mas sem apresentar provas de suas acusações. Diversas instâncias da Justiça americana, incluindo a Suprema Corte, rejeitaram ações contra o processo democrático, e recontagens realizadas por estados como Geórgia e Wisconsin confirmaram a vitória de Biden.

“As eleições presidenciais terminaram. Os estados certificaram os votos, os tribunais resolveram as disputas, o colégio eleitoral votou. Espero que o presidente Donald Trump coloque o país em primeiro lugar, reivindique o orgulho de seus resultados consideráveis e ajude o presidente eleito Biden a ter um bom começo”, afirmou o senador republicano Lamar Alexander.

Mentes Blindadas no Google News

Meio Ambiente

Brasil – Nível dos reservatórios devem continuar baixo nos próximos dias

Publicado

on


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

Relatório elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que todas as regiões do Brasil estão com os níveis dos reservatórios abaixo da média histórica. De acordo com a instituição, as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste se encontram em situação mais crítica.

A projeção é de que o Sudeste e o Centro-Oeste brasileiros terminem o mês de julho com os reservatórios apenas 26% da capacidade. Para a região Sul, a previsão é de que reservatórios fiquem com 45% da capacidade. O Nordeste, por sua vez, deve terminar o mês com 53% da capacidade, enquanto o Norte com 80%.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a crise hídrica não ocorre somente no Brasil, e que se trata de um processo de mudança climática. Ele pontuou, ainda, que o quadro não ocorre em todo o país, mas concentrada particularmente na região Centro-Oeste e no Sudeste.

A estimativa é de que o volume de chuvas do Brasil, em 2021, seja o menor dos últimos 90 anos. Inclusive, o governo iniciou uma campanha para o consumo consciente de água e luz. No entanto, a possibilidade de racionamento foi descartada.


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News
Continuar lendo

TECNOLOGIA

CONHECIMENTO

NOTÍCIAS POPULARES